Mato Grosso

Primeira-dama de MT destaca importância da retomada dos transplantes renais pelo Governo

Publicado em

A primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, destacou a importância da retomada dos transplantes renais pelo Governo de Mato Grosso. O primeiro transplante, após a retomada dos serviços, foi realizado na última quarta-feira (12.3), no Hospital São Mateus, em Cuiabá.

Transplantada há cerca de 11 anos, a primeira-dama afirmou que essa é uma conquista a ser celebrada. “Eu, que passei por esse processo quando precisei ser transplantada, sei o quanto a oportunidade de realizar o procedimento desperta a esperança de viver. Sei o quanto é sofrido ficar à espera de um rim e ter que fazer hemodiálise. É muito sofrimento. Quando ganhamos um rim, nascemos de novo. Graças a Deus, meu marido foi compatível comigo. Vida nova, com restrições, mas ainda assim, vida nova. É muito bom estar vivo”, lembrou.

De acordo com a unidade hospitalar, o processo de retomada dos transplantes envolveu não apenas a realização das cirurgias, mas também diversas etapas essenciais, como cadastramento, qualificação, habilitação e credenciamento da unidade junto ao Ministério da Saúde.

Leia Também:  Polícia Militar prende suspeita por tentativa de homicídio contra marido em Cáceres

O nefrologista do Hospital São Mateus, Jonathan Feroldi, destacou que foram necessários quatro anos de preparação para que a instituição estivesse apta a realizar transplantes renais em Mato Grosso.

“No primeiro momento, estamos atendendo pacientes novos, que ainda não tiveram acesso a um centro de transplante. Já avaliamos aproximadamente 200 pacientes, todos acompanhados por um nefrologista e submetidos a uma série de exames para garantir que estão em condições adequadas de saúde para serem transplantados”, explicou o especialista.

Atualmente, cerca dois mil pacientes estão em tratamento de hemodiálise no Estado. A previsão da Central Estadual de Transplantes é que de 40% a 50% desse número tenham indicação para o transplante renal.

Virgínia Mendes aproveitou a oportunidade para motivar os pacientes que aguardam o transplante e também possíveis doadores. “Aos que esperam pela cirurgia, continuem sendo fortes. Para aqueles que são saudáveis, encorajo que se informem sobre a doação em vida. Desejo aos pacientes que passaram pelo procedimento esta semana uma ótima recuperação. Com fé em Deus, um novo ciclo começará na vida dessas pessoas”, disse.

Leia Também:  Governador critica desrespeito às leis brasileiras e aos produtores e define medidas contra moratória da soja e carne

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Corpo de Bombeiros remove árvore que caiu em cima de telhado de casa

Published

on

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado, nesta sexta-feira (17.10), para realizar a retirada de uma árvore que caiu sobre o telhado de uma casa, em Primavera do Leste (a 243 km de Cuiabá), após uma forte chuva acompanhada de ventos intensos.

A equipe da 6ª Companhia Independente de Bombeiros Militares (6ª CIBM) foi acionada por volta das 14h45 e se deslocou até o local. Ao chegar, constatou que uma árvore de grande porte havia caído, atingindo parte da cobertura e da estrutura da residência.

Os bombeiros isolaram a área para garantir a segurança dos moradores e iniciaram os trabalhos de remoção da árvore. A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Obras, deu apoio à ocorrência, cedendo caminhões, máquinas, equipamentos e pessoal para auxiliar na operação.

Devido ao tamanho da árvore, a remoção total só foi concluída na manhã deste sábado (18). Não houve registro de vítimas.

Leia Também:  Polícia Militar prende suspeita por tentativa de homicídio contra marido em Cáceres

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA