Mato Grosso

Policiais militares de três estados iniciam 10º Curso de Operações da Rotam

Publicado em

A Polícia Militar de Mato Grosso, por meio do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel, deu início ao 10º Curso de Operações Rotam (COR), na manhã desta quinta-feira (5.2), em Cuiabá. O curso é voltado para padronização de ações táticas e conta com a participação de 50 policiais militares de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Amazonas.

O curso tem duração prevista para três meses com carga horária de 800 horas/aula, consolidado como referência na capacitação tática especializada da Polícia Militar de Mato Grosso. Também tem como objetivo instruir os alunos para adquirirem conhecimento teórico e prático sobre as padronizações de ações de patrulhamento tático, apresentando instruções necessárias para o emprego eficiente das equipes policiais.

O comandante do Batalhão Rotam, tenente-coronel Fábio Alves Ribeiro, explicou que toda a capacitação ajuda os profissionais de segurança pública para atuarem no patrulhamento tático motorizado e em situações críticas de segurança pública, como o combate criminalidade, ao tráfico de drogas e a outros eventos de alta complexidade.

Leia Também:  Bombeiros Militares atendem três ocorrências de acidentes de trânsito em rodovias e área urbana de diferentes municípios

“Nessas ocorrências, faz-se necessário o emprego de técnicas, táticas e meios diferenciados para a resolução de crises e o restabelecimento da ordem pública, por meio de uma modalidade de policiamento especializado, caracterizada pela superioridade técnica e tática, pelo uso proporcional da força e pela aplicação de conhecimentos específicos de patrulhamento urbano, rural e do emprego de tecnologias menos letais”, enfatiza o tenente-coronel.

O curso possui matriz curricular própria, contemplando disciplinas essenciais à formação operacional, doutrinária, física e intelectual do policial militar, sendo as principais: Doutrina de Rotam, Educação Física Militar, Patrulhamento Urbano e Rural, Noções de Ações Táticas e de Choque, Armamento e Munições, Tiro Policial, Técnicas Menos Letais, Defesa Pessoal, Noções de Emergência Médica, Gerenciamento de Crises e Negociação de Primeiro Contato, Direitos Humanos, Legalidade da Ação Policial, além do Estágio Supervisionado.

O comandante-geral em exercício da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel André Willian Dorileo, destacou a importância do curso, que completa 20 anos de existência neste ano, e desejou boas vindas a todos os alunos que participam de todo o processo de capacitação.

Leia Também:  Presidente de conselho afirma que saúde de MT "avançou 30 anos em 7"

“Temos 20 anos de história desse curso, que chega a sua 10ª edição com muita história e bons resultados, pois o Batalhão de Rotam é o responsável pelo combate diário às facções criminosas, combate à violência, ao reforço ao policiamento em áreas de maiores incidências criminais e ocorrências complexas, operações de choques e diversas outras missões. Vocês representarão e serão líderes que estarão atuando em momentos mais críticos e responsáveis pelo primeiro atendimento a essas ocorrências importantes. Todas essas técnicas serão usadas, principalmente, para a proteção do cidadão, mas também para os próprios senhores e reduzir os riscos aos operadores dessas ocorrências”, completou o coronel.

A aula inaugural contou com a palestra do coronel da reserva remunerada da PM, José Antônio Gomes Chaves, que falou sobre a história da Rotam.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Equipe de Salvamento Veicular do 2º CRBM conquista 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento” durante o 2º Conesv

Published

on

A equipe de Salvamento Veicular do 2º Comando Regional Bombeiro Militar (2º CRBM), representante do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), conquistou o 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento” do Desafio Nacional de Salvamento Veicular, realizado durante o 2º Congresso Nacional de Emergências e Segurança Viária (Conesv), entre os dias 24 e 26 de junho, no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá.

O Conesv reuniu bombeiros militares, profissionais da saúde, integrantes das forças de segurança e especialistas de diversas regiões do país para promover a atualização técnica, o intercâmbio de conhecimentos e o aperfeiçoamento dos protocolos de atendimento às vítimas de acidentes.

Um dos destaques da programação foi o Desafio Nacional de Salvamento Veicular, competição que simula ocorrências reais de alta complexidade e avalia as equipes conforme padrões internacionais. Entre os critérios analisados estão a segurança das operações, a aplicação das técnicas de resgate, o gerenciamento da cena, o trabalho em equipe e o atendimento às vítimas.

Representando o CBMMT, a equipe do 2º CRBM, formada por militares de Rondonópolis, Primavera do Leste e Jaciara, competiu ao lado de equipes de diferentes estados brasileiros e conquistou o 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento”.

Leia Também:  Bombeiros Militares atendem três ocorrências de acidentes de trânsito em rodovias e área urbana de diferentes municípios

O comandante da equipe de Salvamento Veicular do 2º CRBM, sargento BM John Weslley Oliveira da Silva, destacou que a participação no Conesv e no Desafio Nacional representou uma importante oportunidade de aperfeiçoamento técnico e de crescimento profissional para os militares.

” Nós tivemos a grata satisfação de participar do 2º Conesv, um evento que trouxe técnicas, equipamentos e muito conhecimento para todos nós. Dentro do Conesv, também pudemos participar do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e conquistamos a 4ª colocação na modalidade Em Desenvolvimento. Esse pódio nos deu mais confiança e aprendizado para que nossa equipe possa avançar e, nos futuros desafios, conquistar colocações melhores”, afirmou.

Segundo o militar, a equipe iniciou sua preparação ainda na competição estadual realizada em Tangará da Serra e seguirá se preparando para os próximos desafios.

“Pudemos nos preparar a partir do desafio estadual que teve em Tangará da Serra, onde ficamos na 3ª colocação geral. Então, a nossa equipe segue forte e firme e estará se preparando muito mais para poder representar o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso”, finalizou.

Leia Também:  Presidente de conselho afirma que saúde de MT "avançou 30 anos em 7"

Além da competição, o Conesv proporcionou a troca de experiências entre profissionais de diferentes instituições e estados, contribuindo para a padronização de procedimentos e o fortalecimento das ações de resposta às ocorrências de trânsito.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA