Mato Grosso

Polícia Civil prende homem que efetuou diversos disparos contra residência em Rondonópolis

Publicado em

A Polícia Civil prendeu em flagrante, na noite de quinta-feira (2.4), um homem de 44 anos pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, disparo de arma de fogo e maus-tratos qualificados contra animais domésticos, especificamente cães e gatos, na cidade de Rondonópolis.

A ação teve início após a equipe de investigadores da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Rondonópolis ser acionada para atender uma ocorrência envolvendo diversos disparos de arma de fogo em frente a uma residência.

Imediatamente, os policiais civis se deslocaram até o endereço, onde realizaram os primeiros levantamentos, recebendo informações de que o suspeito chegou ao endereço procurando por uma pessoa de nome “Alexandre”.

Na ocasião, a vítima, uma mulher de 39 anos, informou que ninguém com esse nome residia no local. Ainda assim, o suspeito insistiu e, em seguida, efetuou diversos disparos com uma arma de grosso calibre em direção à residência.

Leia Também:  "Gestão diferenciada", afirma prefeito em lançamento de 856 imóveis do SER Família Habitação e entrega de Escola Técnica

No momento da ação criminosa, a vítima estava com seu filho de apenas um ano de idade. Ao perceber os disparos, pegou a criança no colo e correu para o interior do imóvel, conseguindo se abrigar e evitar consequências mais graves. No local foram encontrados oito cartuchos deflagrados de calibre 12.

Durante os disparos, um cachorro que estava na residência foi atingido, sendo socorrido por populares e encaminhado para atendimento veterinário.

Dando continuidade às diligências, a equipe da Polícia Civil realizou coleta de imagens e oitivas de testemunhas, o que possibilitou a rápida identificação do autor. As investigações apontaram que a motivação do crime estaria relacionada a um equívoco do suspeito, que acreditava que no local residia o atual companheiro de sua ex-mulher.

A pessoa que o suspeito procurava não reside no endereço e as vítimas não possuem nenhum vínculo com ela.

Com base nas informações reunidas, os investigadores realizaram diligências ininterruptas até a localização e prisão em flagrante do suspeito, que contou com apoio da equipe do Corpo de Bombeiros.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros combate 31 incêndios florestais neste sábado (13)

Após ser detido, o suspeite foi conduzido à 1ª Delegacia de Polícia, onde foi autuado em flagrante, sendo posteriormente colocado à disposição da Justiça.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Seduc alinha investimentos com de 17 municípios das regiões do Rio Teles Pires e Portal da Amazônia

Published

on

Representantes de 17 municípios das regiões do Rio Teles Pires e do Portal da Amazônia, se reuniram, nesta quarta-feira (24.6), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, para discutir demandas da educação pública com o Governo de Mato Grosso. A reunião faz parte do ciclo de 10 encontros regionais organizados pelo Estado para ouvir prefeitos, secretários municipais de Educação e equipes técnicas.

A iniciativa busca atualizar o diagnóstico das redes municipais e alinhar ações em áreas como a construção e reforma de escolas e creches, o transporte escolar, a aquisição de equipamentos e a implementação de programas pedagógicos, desenvolvidos em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).

Na ocasião, os gestores municipais apresentaram demandas consideradas prioritárias para suas regiões, como a ampliação da oferta de vagas em creches, a melhoria da infraestrutura física das escolas e a renovação da frota de transporte escolar.

O governador Otaviano Pivetta convocou os prefeitos a reforçar a parceria já existente entre o Estado e os municípios. Segundo ele, a educação é a base de tudo e um povo sem ela não prospera. “Temos o Regime de Colaboração e vamos ampliá-lo ainda mais, de forma prática e sem burocracia”, disse.

Ele propôs que os municípios passassem a planejar, aprovar e executar as obras com recursos repassados pelo Estado. “Estamos recebendo as demandas que os gestores nos enviaram e esperamos que essa nova metodologia aqueça a economia das 142 cidades com a geração de empregos, aquisições no comércio local e, principalmente, que as obras atendam às reais necessidades de cada região”, destacou Otaviano Pivetta.

Leia Também:  Sema-MT e Força Tática aplicam R$ 3 milhões em multas e apreendem três máquinas utilizadas em desmate ilegal

“Vamos continuar identificando as necessidades de cada município e atendendo às suas demandas com recursos suficientes para garantir que a educação pública continue oferecendo qualidade”, completou a secretária de Estado de Educação, Flávia Emanuelle Soares.

A secretária enfatizou que só em convênios, o Estado já liberou às duas regiões, no período 2020-2026, R$ 183,7 milhões que foram aplicados na construção de escolas e de quadras poliesportivas em 16 municípios. “Foram beneficiadas 39 escolas que atendem mais de 18 mil alunos”.

Flávia também enumerou R$ 144 milhões investidos em repasses para a aquisição de 170 ônibus escolares. Mais de R$ 39 milhões para construção e reformas em 15 creches de 9 municípios, além de investimentos em programas como o Alfabetiza MT, o Mais MT Muxirum, o Educa MT, o Mais Inglês, entre outros. Foram mais de R$ 270 milhões em cooperação técnica no período.

Na avaliação do presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Teles Pires e prefeito de Nova Monte Verde, Edmilson Marino dos Santos, o Estado tem feito muito e, nos últimos 7 anos, Mato Grosso evoluiu significativamente. “Vejo um momento ímpar, pois, temos a oportunidade de ser ouvidos e atendidos cara a cara”.

Sobre as ações da Seduc, o prefeito enalteceu programas como o Regime de Colaboração, obras de infraestrutura, formação de professores e a parte pedagógica. “Os ganhos com a parceria são incontáveis”, completou Edmilson dos Santos.

Leia Também:  Governador garante contratação de todos os trechos até o fim do ano: "Espinha dorsal da logística de MT"

Opinião endossada pelo prefeito de Carlinda, Fernando de Oliveira Ribeiro. “O Regime de Colaboração foi importantíssimo para o nosso avanço nos índices de alfabetização. Carlinda era o último colocado na área de abrangência da Diretoria Regional de Educação. Estávamos, inclusive, bem distante do penúltimo lugar”, recorda.

Fernando disse que, em 2024, a rede municipal de Carlinda saltou para a segunda colocação e, em, 2025, todas as unidades do ensino fundamental passaram para o grupo das 10 primeiras colocadas.

“A parceria com a Seduc nos deixou entusiasmados. Nossos professores e até os alunos hoje tem uma visão diferenciada da educação. Eles sabem que educação é o futuro deles e que a educação vai dar a eles, além do status, também posição social lá na frente”, concluiu.

O ciclo de reuniões começou no dia 27 de maio, com os municípios da região Sul. No dia seguinte, participaram gestores das regiões do Consórcio Nascente do Pantanal e do Vale do Guaporé. Em 3 de junho, a agenda incluiu Cuiabá e Várzea Grande.

No dia 20, o encontro foi com os prefeitos dos vales do Rio Cuiabá e do Araguaia. A próxima reunião será com os gestores do Médio Araguaia, do Portal do Araguaia, do Alto Rio Paraguai e do Norte Araguaia, nesta quinta-feira (25).

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA