Um esquema de furto de carnes em um renomado buffet da capital foi esclarecido pela Polícia Civil, no domingo (22.2), após investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) de Cuiabá.
A ação resultou na prisão em flagrante de um funcionário da empresa, que transportava aproximadamente 80 quilos de carne, avaliados em cerca de R$ 4 mil. Ele responderá por furto qualificado pelo abuso de confiança e concurso de pessoas.
As investigações iniciaram após a administração do buffet procurar a Polícia relatando o possível desvio de mercadorias e suspeitas na conduta de empregados, o que motivou a verificação interna e o monitoramento das atividades operacionais.
Durante a apuração, imagens do sistema de segurança indicaram a possível participação de três colaboradores do estabelecimento no esquema. As investigações apontaram que os envolvidos se valiam da relação de confiança decorrente do vínculo empregatício para facilitar a retirada dos produtos sem levantar suspeitas imediatas.
Para realizar os furtos, os funcionários abasteciam o caminhão da empresa com os produtos furtados junto às outras mercadorias que deveriam ser entregues verdadeiramente. A abordagem do suspeito foi realizada enquanto ele transportava a carne desviada do buffet.
Diante dos fatos, o material foi apreendido e o suspeito conduzido à Derf de Cuiabá. Em interrogatório, o conduzido confessou a prática criminosa e informou que o esquema teria ocorrido ao menos três vezes. Ele contou que foi convidado por outro colaborador a participar das subtrações e recebia cerca de R$ 300 por entrega realizada.
O delegado titular da Derf Cuiabá, Sylvio do Vale Ferreira Júnior, destacou a importância da comunicação imediata por parte da empresa, ressaltando que investigações prosseguem para identificar outros participantes do esquema criminoso.
“A pronta atuação da Polícia Civil permitiu a prisão em flagrante e a recuperação da mercadoria. As investigações continuam para responsabilizar todos os envolvidos”, frisou.
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (23.6), a Operação Gateiro, para apurar o desvio de energia elétrica, popularmente conhecido como “gato”, em Várzea Grande. Durante a operação, um empresário, de 53 anos, e a gestora de um Centro de Recuperação para Dependentes Químicos acabaram presos em flagrante.
A princípio, a operação, realizada pela Delegacia Especializada de Estelionato de Várzea Grande (DEE-VG), visava cumprir um mandado judicial de busca e apreensão domiciliar em Cuiabá em desfavor de um técnico eletricista, de 54 anos, apontado como o responsável por instalar um esquema de desvio de energia elétrica em uma empresa do ramo de carnes localizada em Várzea Grande.
O mandado judicial, expedido pela 4ª Vara Criminal de Várzea Grande, foi um desdobramento da Operação Curto-Circuito, deflagrada em 2025, que revelou um esquema de fraudes em medidores de energia elétrica em estabelecimentos comerciais da região metropolitana de Várzea Grande.
Durante a busca, os policiais realizaram uma varredura na residência do suspeito e apreenderam o aparelho celular dele, material que passará a compor os autos do inquérito policial em andamento e poderá subsidiar novas linhas de investigação.
Na sequência das diligências, a equipe da DEE-VG deu continuidade às ações fiscalizatórias, em conjunto com a Energisa e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), voltadas à apuração de eventuais fraudes em medidores de energia elétrica em empresas do segmento de distribuição de bebidas, restaurantes e em uma casa de recuperação de dependentes químicos da região.
Em um dos estabelecimentos, um restaurante no bairro Jardim Eldorado, a equipe da DEE-VG, acompanhada do delegado Ruy Guilherme Peral, flagrou um medidor de energia elétrica fraudado. Diante disso, o proprietário do local, de 53 anos, foi preso em flagrante por estelionato.
Também foi localizado um medidor de energia com fraude em um centro de recuperação para dependentes químicos no bairro Capão do Pequi. A gestora e tesoureira da ONG, de 44 anos, foi presa em flagrante. Os dois presos nesta terça-feira são reincidentes no crime de estelionato por fraude de energia elétrica.
“A Operação Gateiro é um desdobramento natural e técnico das investigações iniciadas na Operação Curto-Circuito. Identificar e responsabilizar aqueles que implementam as estruturas físicas das fraudes é fundamental para desarticular por completo esses esquemas criminosos que causam prejuízo milionário às distribuidoras de energia e, em última análise, a toda a sociedade”, afirmou o delegado Ruy Guilherme Peral, coordenador do Núcleo de Inteligência da DEE-VG.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.