As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Lucas do Rio Verde prepararam uma programação especial para o Novembro Azul, mês dedicado à conscientização sobre a saúde do homem.
A campanha, realizada em todo o Brasil, tem como objetivo chamar a atenção do público masculino para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.
A supervisora da Atenção Primária à Saúde Gabrielle Vidal explica que o grande desafio, é mudar o pensamento do homem em relação a própria saúde, fazendo com que ele procure o serviço médico com mais frequência.
“A gente entende a dificuldade do homem em deixar o trabalho para procurar o serviço de saúde, em alguma ação de prevenção. Na maioria das vezes, eles só procuram uma unidade, quando já estão doentes”.
Ao longo do mês, serão realizadas ações de prevenção, orientações, testes rápidos, atualização vacinal e consultas voltadas ao cuidado e diagnóstico precoce de doenças, como também hipertensão e diabetes.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é responsável por aproximadamente 16 mil mortes por ano. É o segundo tipo que mais mata homens no Brasil, com mais de 70 mil novos casos por ano.
Entre os principais fatores de risco estão a idade, especialmente após os 60 anos, histórico familiar, obesidade e a exposição a agentes químicos, como ocorre com trabalhadores que lidam com produtos utilizados em fundição ou agrotóxicos.
A supervisora destaca que o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento, podendo elevar as chances de cura a até 95%. O diagnóstico é feito por meio de exames, como o PSA e o toque retal.
“Um câncer descoberto no início tem muito mais chance de cura, por isso, a importância de procurar o serviço médico pelo menos uma vez ao ano. As nossas unidades estão preparadas para acolher os homens o ano inteiro”, finaliza Gabrielle.
Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT