O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso realiza uma programação especial para celebrar a 23ª Semana Nacional de Museus, iniciativa que ocorre, de 12 a 18 de maio, em todo o país. No equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) a agenda conta com variadas oficinas gratuitas durante todo o mês.
Neste sábado (10.5), das 9h às 12h, é oferecida a oficina de Pintura em Ecobag – Especial Dia das Mães. Com inscrições já esgotadas, a atividade terá a participação de mães e filhos.
No próximo sábado (17.5), das 9h às 12h, o público pode participar da Oficina de Produção de Fantoches de Palitoches. As ministrantes são as arte-educadoras Aryane Gonzalez, Chaiani Rosso e Jacqueline Belizario.
As mesmas profissionais ainda ministram a oficina de Aquarela com Produtos Naturais no dia 24 de maio, das 9h às 12h. Já no dia 31 de maio, será realizada a oficina de Isogravura, ministrada por Isabel Taukane, Guadalupe Senatore e Cláudia Landin.
O ciclo de capacitações teve início com a oficina de Grafismo Indígena dos Povos Indígenas Kura-Bakairi. A oficina ocorreu no dia 3 de maio, levando os participantes a mergulharem na simbologia, beleza e ancestralidade dos traços que atravessam gerações da etnia.
As inscrições para as oficinas são gratuitas e podem ser acessadas no perfil do Museu de Arte Sacra no instagram (@museudeartesacramt)
A programação contempla ainda a capacitação de Educadores de Museus, que será oferecida entre os dias 20 e 27 de maio, das 8h às 11 e das 13h às 17h. Para essa atividade há um custo de R$ 50.
Outras atividades
Lançado em março para celebrar os 45 anos do Museu, o Tour Noturno teve continuidade devido ao sucesso de público. Com sessões às sextas e sábados, às 19h e às 20h15, a iniciativa proporciona que cada visitante faça sua versão de uma “noite no museu”.
Cada sessão do Tour Noturno tem 25 vagas e a entrada custa R$ 30 (inteira). Para verificar disponibilidade de vaga, acesse o site aqui
Até 1º de junho, o público confere também imagens produzidas pelo renomado fotógrafo Rai Reis na exposição “Um olhar sobre Cuiabá”. A mostra é composta por 45 fotografias de paisagens urbanas e naturais, e de histórias que retratam o cotidiano e a alma da capital mato-grossense.
Semana Nacional de Museus
Idealizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a iniciativa é realizada anualmente em todo o país para celebrar o Dia Internacional dos Museus (18 de maio) e a riqueza do patrimônio histórico e cultural do Brasil.
Nesta 23ª edição, 1.012 instituições de todo o país realizam mais de 3 mil atividades com o tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”. Toda a programação pode ser consultada na plataforma visite.museus.gov.br
Cenários que reproduzem acidentes de trânsito com vítimas presas às ferragens, hemorragias graves e situações de alto risco integram o Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma, uma das principais atividades do 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (Conesv), realizado no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá. O evento segue até sexta-feira (26.6).
Mais do que uma competição, as simulações funcionam como uma importante ferramenta de capacitação, permitindo que as equipes de bombeiros, socorristas e profissionais de emergência aperfeiçoem técnicas e procedimentos utilizados em ocorrências reais. “Os exercícios reproduzem situações enfrentadas diariamente nas rodovias e áreas urbanas, exigindo rapidez, precisão e trabalho integrado entre os profissionais envolvidos no resgate”, destacou o major BM Rivaldo Miranda, do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), coordenador técnico do evento.
Participam dos desafios equipes dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Roraima, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Bahia, Minas Gerais, Pará, Ceará, Amapá, Rondônia, Rio Grande do Sul e Mato Grosso, além do Distrito Federal. Ao todo, 46 equipes disputam as provas, sendo 23 na modalidade de salvamento veicular e 23 na modalidade de trauma.
Durante as simulações, os participantes são submetidos a cenários complexos que exigem tomada de decisão rápida e aplicação de técnicas especializadas. A proposta é fortalecer a capacidade de resposta das equipes, contribuindo para atendimentos mais eficientes e seguros.
Avaliação técnicas das equipes
O árbitro avaliador das provas, tenente coronel BM Fábio Luiz Figueiras de Abreu Contreiras, do Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro, explica que as equipes são avaliadas em três pilares: atendimento médico, liderança e técnica operacional. Ao todo, são analisados cerca de 150 critérios que simulam as exigências de uma ocorrência real.
“O primeiro critério é o atendimento médico, com avaliação da vítima, controle de hemorragias, mobilização de fraturas e manejo da coluna vertebral. O segundo é a liderança, observando como o comandante organiza a equipe e gerencia a cena. O terceiro é o técnico, que envolve o desencarceramento e a retirada segura da vítima do veículo”, detalhou.
Segundo ele, o treinamento é fundamental porque permite que os profissionais pratiquem decisões que precisam ser tomadas sob pressão, reduzindo falhas e aumentando a eficiência dos atendimentos quando uma emergência acontece de fato.
Nas provas, as equipes precisam cumprir todas as etapas do resgate dentro dos padrões internacionais de salvamento. O tempo é um dos fatores mais importantes. A chamada “hora de ouro” estabelece que a vítima deve receber atendimento especializado e chegar ao hospital o mais rápido possível para aumentar as chances de sobrevivência.
“Desde o acionamento da ocorrência até a entrada da vítima em um centro cirúrgico existe um tempo máximo recomendado de 60 minutos. Dentro desse período, a atuação das equipes de resgate no local do acidente deve ocorrer em até 25 minutos. Cada segundo conta”, ressaltou Contreiras.
Além da rapidez, os avaliadores observam a segurança dos procedimentos. A retirada da vítima precisa ser feita de forma cuidadosa para evitar o agravamento de lesões, especialmente na coluna cervical.
Socorro mais rápido e eficiente
A importância desse tipo de treinamento também é destacada pelos profissionais que atuam diariamente nas rodovias. Representando uma das concessionárias de rodovias em Mato Grosso, o diretor de operações Wilson Medeiros, ressaltou que os cenários simulados são um importante treinamento para o dia a dia.
“Esse tipo de salvamento exige muita precisão. Na rodovia, cada minuto faz diferença. As simulações permitem aperfeiçoar técnicas, testar equipamentos e reforçar a integração entre os profissionais envolvidos no atendimento. O objetivo é sempre aumentar as chances de sobrevivência das vítimas”, disse.
Para a major BM Raquel Rangel, do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, os desafios práticos promovem uma troca de experiências que fortalece a capacidade de resposta das equipes. “É uma oportunidade única de integração e difusão de conhecimento. Os participantes aprendem novas técnicas, compartilham experiências e levam esse aprendizado para suas corporações, refletindo diretamente na qualidade do atendimento prestado à população”, afirmou.
O desafio segue até a sexta-feira (26), quando as melhores equipes serão conhecidas e premiadas.
2° Conesv
Promovido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), o congresso reúne bombeiros militares, especialistas e profissionais de diversas áreas do Brasil e do exterior para debater avanços, desafios e boas práticas voltadas à segurança viária e ao atendimento de emergências no trânsito.
A programação inclui as atividades práticas, como o Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma e o Holmatro Experience, além dos cursos Stop The Bleed e Rescue Training, voltados à capacitação em controle de hemorragias e atendimento pré-hospitalar.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.