As lideranças femininas do Governo de Mato Grosso incentivam as mulheres a ocuparem posições de poder e decisão. A provocação faz parte de uma reflexão para o Dia Internacional da Mulher, celebrado neste domingo (8.3), em todo o planeta. Segundo elas, o lugar da mulher é onde ela quiser estar, seja na gestão pública, na agricultura, na educação, na ciência ou em qualquer área da sociedade.
Para a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, a data é um momento de reflexão, respeito e gratidão por todas as mulheres que, com coragem e sensibilidade, contribuem para transformar famílias, comunidades e gerações.
“Hoje, é um dia de reconhecer a força e a grandeza das mulheres. Sem elas não existiria vida. Todos nós viemos de uma mulher, de uma mãe que gerou, cuidou e ensinou os primeiros valores da vida. Tenho profunda admiração por todas as mulheres que diariamente enfrentam desafios, cuidam de suas famílias, trabalham, estudam e ainda encontram forças para ajudar outras pessoas. São exemplos de amor, coragem e resiliência”, afirmou.
Primeira-dama Virginia Mendes. Foto: Jana Pessôa/Unaf
A secretária de Estado de Comunicação, Laice Souza, enfatizou a necessidade de romper estereótipos e criar espaços de colaboração.
“Precisamos fomentar espaços de crescimento, para que a mulher não precise trabalhar o dobro para mostrar seu valor e competência. A gestão do governador Mauro Mendes e do vice Otaviano Pivetta avançou muito nessa pauta, abrindo espaços que majoritariamente eram ocupados por homens. Um exemplo disso é a própria Secom, que pela primeira vez em sua história tem uma mulher comandando a pasta”, destacou.
Secretária de Estado de Comunicação, Laice Souza. Foto: Secom/MT
No campo acadêmico, a reitora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Vera Maquêa, destacou os avanços femininos na educação e na inovação. “A gente sabe que o mundo acadêmico foi construído por vozes masculinas. Mas hoje, ao olhar para as nossas salas de aula e laboratórios, vejo mulheres que, apesar dos desafios estruturais, estão na linha de frente da inovação e do pensamento crítico. Acreditar em si mesma é um ato de resistência. Mulheres, acreditem na sua capacidade intelectual mesmo quando o mundo tentar subestimá-la. Sua voz é tão importante quanto a de qualquer outro”.
Reitora Vera Maquêa. Foto: Tonico Pinheiro/Secom-MT
A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, ressaltou que a liderança feminina se traduz em competência e impacto positivo.
“Ocupar cargos de chefia exige preparo técnico, equilíbrio emocional e capacidade de tomar decisões difíceis. As mulheres têm demonstrado de forma consistente que reúnem essas competências com excelência. Ainda somos minoria em espaços estratégicos. Por isso, é fundamental ampliar a presença feminina nessas posições. Não por simbolismo, mas por mérito e pelo impacto positivo que geramos na qualidade das decisões. Quando uma mulher assume um cargo de chefia, ela inspira outras a acreditarem que também podem chegar lá”.
Secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti. Foto: Tonico Pinheiro/Secom-MT
A delegada-geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Daniela Maidel, reforçou a mensagem de coragem. “Nós mulheres podemos ser o que quisermos, ocupar os espaços que desejarmos e liderarmos com competência e com sensibilidade. Acredito que a nossa presença em cargos de chefia é fundamental para transformarmos realidades e abrirmos caminhos para outras mulheres. Cada uma de nós tem que se sentir incentivada a assumir seu papel de liderança numa sociedade mais justa, igualitária e forte”.
Delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Maidel. Foto: Mayke Toscano/Secom-MT
Inspirada nas mulheres do campo, a secretária de Estado de Agricultura Familiar, Andreia Fujioka, pontuou que a presença feminina inspira outras a conquistarem seu espaço.
“Ser mulher é lidar com muitos desafios, mas também é ter uma força muito grande. Vejo isso todos os dias na agricultura familiar, com as mulheres que trabalham, cuidam da família, produzem, empreendem e não desistem. Acredito muito que a gente precisa incentivar cada vez mais mulheres a ocuparem espaços de liderança e gestão. Precisamos nos unir mais. O lugar da mulher é onde ela quiser estar, e a sociedade como um todo precisa compreender isso de uma vez por todas”, concluiu.
Secretária de Estado de Agricultura Familiar, Andrei Fujioka. Foto: Mayke Toscano/Secom-MT
O município de Colíder (a 632 km de Cuiabá) sedia, a partir de sábado (27.6), a etapa regional Norte dos Jogos Escolares Mato-grossenses. Desta vez, somente estudantes de 12 a 14 anos disputam os títulos regionais de basquetebol, futsal, handebol e voleibol nas competições promovidas pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
“Chegou a vez dos atletas de 12 a 14 anos da região Norte disputarem os títulos regionais. Devido ao aumento da quantidade de participantes na região, os Jogos Escolares foram separados dos Jogos Estudantis, e agora essa competição finaliza a fase regional de 2026”, informa o superintendente de Eventos Esportivos da Secel, Marcelo Cruz.
O evento esportivo reunirá cerca 900 pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes, representando os municípios de Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Colíder, Guarantã do Norte, Itaúba, Marcelândia, Matupá, Nova Bandeirantes, Nova Canaã Do Norte, Nova Guarita, Nova Monte Verde, Nova Santa Helena, Novo Mundo, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Terra Nova do Norte.
Ao todo são 87 equipes de escolas públicas e privadas dos municípios participantes. As equipes campeãs regionais de cada modalidade e gênero garantem vaga para a etapa estadual dos Jogos Escolares Mato-grossenses, que será realizada de 10 a 17 de julho, em Sapezal.
A disputa dos Jogos Escolares na região Norte é a última das 11 etapas regionais realizadas nesta edição, que é a maior da história. As fases estaduais terão início no dia 4 de julho com a primeira parte das competições de modalidades individuais, em Várzea Grande.
Até o fim de julho ainda ocorrem a segunda parte da competição estadual de modalidades individuais, em Campo Verde, e a etapa estadual dos Jogos Estudantis de Seleções Mato-grossenses, em Sinop.
Para realizar os Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses, a Secel conta com a parceria dos municípios-sedes e o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
A solenidade de abertura oficial da etapa regional Norte ocorre no sábado (27), às 19h, no Centro Comunitário Cristo Evangelizador, em Colíder. As competições são realizadas até a próxima quinta-feira (2.7), em diferentes espaços esportivos, de acordo com a modalidade, confira:
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.