Mato Grosso

Hospital Regional de Sinop recebe reconhecimento nacional em prática de segurança do paciente

Publicado em

O Hospital Regional de Sinop, administrado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), está entre os quatro hospitais com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto que obtiveram melhor classificação nas práticas de segurança do paciente em Mato Grosso.

O ranking está disponível no relatório da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente de 2025, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Conforme a avaliação da Anvisa, o alto nível considerado para o Hospital Regional de Sinop representa um percentual de 67% a 100% de conformidade às práticas de segurança do paciente, com base em 21 indicadores avaliados.

“Este reconhecimento nacional da Anvisa é resultado das ações da Secretaria de Estado de Saúde, que aprimora o cuidado prestado à população e reforça a cultura de segurança do paciente para realizar um atendimento de excelência”, avaliou o secretário de Estado de Saúde, Juliano Melo.

A avaliação é realizada anualmente, com inscrição voluntária das unidades de saúde, por meio do preenchimento de formulário eletrônico da Anvisa, sob coordenação das vigilâncias sanitárias estaduais.

“O Hospital Regional de Sinop concorreu na categoria hospital que tem UTI adulto, mas a avaliação da Anvisa é sobre o hospital como um todo. Então, além da UTI, a agência analisa a clínica médica, clínica cirúrgica, centro cirúrgico, clínica ortopédica e box de emergência. Por isso, o resultado é ainda mais significativo”, acrescentou a secretária adjunta de Atenção e Vigilância à Saúde da SES, Alessandra Moraes.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros socorre bebê de nove meses que engasgou com leite materno

Conforme o diretor do Hospital Regional de Sinop, Jean Carlos Alencar, a classificação de alta conformidade foi obtida pela primeira vez e se deve à atuação das equipes do hospital.

“Em especial, ao trabalho realizado pelo Núcleo de Segurança do Paciente e pelo Núcleo de Educação Permanente do hospital e, claro, pelo envolvimento e comprometimento de toda a equipe que atua na nossa UTI adulto para garantir um ambiente assistencial seguro e de acordo com os protocolos nacionais”, explicou o diretor.

O hospital promove capacitações não só para os funcionários da UTI, mas para toda a unidade. Em 2025, foram ofertadas 153 capacitações para a equipe técnica da unidade.

“O reconhecimento conquistado pelo Hospital Regional de Sinop na segurança do paciente representa um avanço para todos os hospitais estaduais. Ao reduzir eventos adversos e qualificar a assistência, a unidade se torna referência em eficiência e boas práticas. Essa conquista fortalece a padronização do cuidado e impulsiona a evolução das demais unidades”, concluiu a secretária adjunta de Gestão Hospitalar da SES, Mara Penha.

Leia Também:  Crédito da Desenvolve MT impulsiona esteticista de Arenápolis no período mais movimentado do ano

Conheça o trabalho das comissões e núcleos do hospital

O Hospital Regional de Sinop conta com a equipe da Comissão de Feridas, que atua na avaliação, prevenção e tratamento de lesões por pressão, além de outros tipos de feridas, promovendo práticas seguras e eficazes para a recuperação dos pacientes.

O Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) desempenha um papel fundamental na capacitação contínua dos profissionais, com a realização de treinamentos alinhados aos protocolos institucionais e às melhores práticas assistenciais.

O Núcleo de Segurança do Paciente é responsável por instituir e monitorar os protocolos de segurança, além de realizar a notificação de eventos por meio do sistema Notivisa, o que contribui para a vigilância e prevenção de riscos.

Por sua vez, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) implanta e monitora protocolos voltados à prevenção e controle de infecções, além de alimentar sistemas de monitoramento como o LimeSurvey, para fortalecer a gestão e a análise de dados no hospital.

Já a Comissão de Óbitos, responsável pela análise das mortes na unidade, especialmente nos casos em que há suspeita de eventos adversos relacionados à assistência, contribuindo para a identificação de melhorias nos processos de cuidado.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Após feminicídio, secretária reforça importância de vítimas de violência manterem medidas protetivas

Published

on

A chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher, Mariell Antonini, reforçou a importância das vítimas de violência doméstica confiarem na rede de proteção e manterem as medidas protetivas.

O alerta foi feito após uma mulher, identificada como Gleici Fátima Machado Ritter, de 37 anos, ser assassinada a tiros, nesta terça-feira (23.6), em Guarantã do Norte. O principal suspeito é o companheiro dela, de 33 anos. O crime está sendo investigado pela Polícia Civil como feminicídio consumado.

Ele já possuía um longo histórico de violência doméstica contra a vítima. Em novembro de 2025, após um pedido feito pela própria vítima, a medida protetiva que existia contra o investigado foi revogada e ele voltou a responder ao processo em liberdade.

“É importante que toda mulher compreenda que o rompimento do ciclo da violência nem sempre é um processo simples. Muitas vezes, existem obstáculos relacionados à dependência afetiva, dependência econômica, medo, preconceito e outros fatores que dificultam a tomada de decisão. Por isso, é fundamental buscar apoio, acreditar na rede de proteção e no sistema de Justiça”, destacou.

Leia Também:  Governo de MT planta mais de 1,5 mil mudas para recuperação de nascente

Segundo Mariell Antonini, a violência doméstica costuma seguir um ciclo que tende a se agravar ao longo do tempo.

“A violência é cíclica e, muitas vezes, começa com sinais que podem parecer menos graves, mas pode evoluir para situações cada vez mais letais, culminando na morte da vítima. Ameaças e agressões precisam ser compreendidas como sinais de alerta, e a busca por ajuda deve acontecer o quanto antes”, afirmou.

As primeiras denúncias contra o suspeito foram registradas em 2023, quando Gleici procurou as autoridades para relatar episódios de violência doméstica. Em 2024, novas intervenções policiais ocorreram por crimes como lesão corporal, injúria e posse irregular de arma de fogo, todos envolvendo o mesmo casal.

Já em julho de 2025, o suspeito foi preso em flagrante por lesão corporal no contexto de violência doméstica, após a vítima acionar as forças de segurança. Na ocasião, foram concedidas medidas protetivas de urgência em favor de Gleici. Meses depois, entretanto, a vítima solicitou a revogação da medida, o que resultou na liberdade do suspeito.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros socorre bebê de nove meses que engasgou com leite materno

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA