A Expo Favela MT, feira de negócios que reúne empreendedores e startups de comunidades periféricas do Estado, será realizada neste fim de semana, em Cuiabá, e deve reunir pelo menos 20 mil pessoas nos dois dias de programação. Além dos expositores, o evento conta com palestras, workshops, rodada de negócios, debates e programação cultural gratuita para o público. A abertura será na sexta-feira (07.07), às 12h, no Centro de Eventos do Pantanal.
“A Expo Favela é uma feira que gera oportunidade de negócios aos empreendedores de comunidades periféricas. E nosso objetivo é que os participantes de Mato Grosso tenham esse ambiente para impulsionar seu trabalho, tenham encontros com investidores e possam sair do evento com novas perspectivas de vida”, destaca o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Jefferson Carvalho Neves.
A programação da sexta (07.07) será das 12h às 20h. No sábado (08.07), as atrações serão das 12h às 16h. Confira aqui tudo que vai acontecer no evento. https://mt.expofavela.com.br/programacao/
Em Mato Grosso, 600 empreendedores e startups se inscreveram para participar da exposição. Desses, foram selecionados 60 projetos nos segmentos de beleza, gastronomia, bares e restaurantes, música, moda, eventos, artes, esportes, tecnologia e outros. Nos dois dias de programação, eles terão oportunidade de apresentar suas ideias e negócios ao público. Ao final, dez empreendedores terão oportunidade de participar da edição nacional da Expo Favela, que ocorrerá no segundo semestre de 2023, em São Paulo.
Com mais de 20 anos trabalhando com alimentação, Luzia Rodrigues, 58 anos, é uma das empreendedoras selecionadas. Formada em gastronomia e estética, já trabalhou em pousadas, salão de beleza, restaurantes próprios e de outras empresas. Enfrentou sérios problemas de saúde, e precisou reduzir o ritmo por alguns anos. Nesse período de alguns anos, começou a fazer bombons, pães, bolos, tortas e biscoitos para vender aos vizinhos, em pontos de ônibus, em comércios, feiras, clínicas de saúde e onde mais conquistasse clientes.
Hoje, Luzia tem emprego fixo na área de limpeza, mas continua produzindo seus quitutes para vender de forma informal. “Eu me identifiquei com a área da panificação, faço e levo meus pães e biscoitos com muito amor, carinho e dedicação, de porta em porta, para aquelas pessoas que não tem uma padaria por perto”. Na Expo Favela, ela viu oportunidade de ter melhores perspectivas e expandir seu negócio. “Para mim é uma oportunidade que enxerguei para mostrar meus produtos, ganhar reconhecimento e crescer”.
A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) é uma das instituições realizadoras do evento e participa com estandes e palestrantes. Os secretários adjuntos de Cultura e de Esportes, Jan Moura e David Moura, além da superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa, Keiko Okamura, estarão nos painéis ‘Esporte além das competições: o esporte tem o poder de unir pessoas de diferentes origens, culturas e habilidades’ e ‘Fomento para empreendedores: estratégias e recursos para impulsionar o sucesso’, no sábado.
A Expo Favela Innovation Mato Grosso é uma realização da Favela Holding, Cufa-MT, Associação de Desenvolvimento Social das Favelas e Secel-MT e tem outras instituições parceiras do evento. A primeira edição nacional foi em 2022, com mais de 20.000 negócios inscritos e 500 expositores. Este ano, passou a ser realizado também nos Estados, e Mato Grosso é um deles.
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) atendeu a uma ocorrência de incêndio em um depósito abandonado, localizado na Avenida Manoel Henrique Pereira, em Várzea Grande.
A equipe do 2º Batalhão de Bombeiros Militar (2º BBM) foi acionada por volta das 5h30 e se deslocou ao local indicado.
Ao chegar, as equipes constataram o incêndio em fase de desenvolvimento no interior do depósito, com grande carga de material combustível e intensa produção de fumaça.
Diante da situação, foi realizado o combate direto às chamas, com a montagem de linhas de ataque e o isolamento da área, a fim de evitar a propagação do fogo para imóveis adjacentes.
A ocorrência contou com o apoio da concessionária Energisa, que realizou o desligamento preventivo da rede, garantindo maior segurança às equipes e à população.
Durante a operação, foram utilizados cerca de 20 mil litros de água para o controle total do incêndio e a realização do rescaldo, que consiste na eliminação de possíveis focos remanescentes. Não houve registro de vítimas. Na ação, foram empregadas cinco viaturas e um efetivo de 17 bombeiros militares.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.