Mato Grosso

Defesa Civil estadual capacita município de São Pedro da Cipa para prevenção e gestão de riscos

Publicado em

A Defesa Civil de Mato Grosso realizou nesta semana, entre os dias 4 e 7 de novembro, uma capacitação técnica sobre gestão de riscos e desastres voltada à Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de São Pedro da Cipa.

O treinamento teve como objetivo fortalecer a atuação da Defesa Civil municipal, com foco em ações de prevenção, preparação e resposta a desastres, passando por temas como monitoramento de áreas de risco, decretação de situação de emergência, gestão de abrigos temporários e plano de contingência.

Nomeada para a função de coordenadora de Defesa Civil de São Pedro da Cipa no fim de setembro, Sara Azevedo avaliou que o treinamento foi essencial para compreender os procedimentos técnicos e administrativos que envolvem o sistema de proteção civil, além de fortalecer a articulação entre o município e o Estado.

“Foi um curso muito importante para ampliar o conhecimento na área de Defesa Civil e pensar em novas ideias e estratégias para fortalecer nosso trabalho no município, além de promover uma maior aproximação com a equipe estadual”, destacou.

Leia Também:  Mato Grosso cria fundo para receber doações de quem diz que quer preservar

Com carga horária total de 32 horas/aula, a capacitação foi realizada de forma intensiva, abrangendo conteúdos teóricos e práticos sobre os principais eixos de atuação da Defesa Civil.

O superintendente de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel BM Luís Cláudio Pereira da Cruz, ressaltou a importância do treinamento para garantir que as equipes locais estejam preparadas para agir de forma eficiente em situações de emergência.

“Essa iniciativa capacita o município para atuar com autonomia e eficiência em caso de necessidade, e qualificando os coordenadores locais, o Governo fortalece a rede estadual de Defesa Civil, garantindo uma resposta mais rápida e coordenada diante de situações de emergência”, finalizou.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Sema promove curso sobre descentralização da gestão ambiental

Published

on

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realiza nesta semana, em Tangará da Serra, a 19ª Edição da Capacitação para Habilitação da Descentralização da Gestão Ambiental (Módulo I). Aproximadamente 200 pessoas, entre servidores públicos e profissionais técnicos, participam da qualificação.

Nesta terça-feira (23.6), durante a abertura do curso, a secretária adjunta de Licenciamento Ambiental e Recursos Hídricos, Lílian Ferreira, destacou que a Sema avançou muito em relação à descentralização e conta atualmente com 61 municípios exercendo a gestão ambiental.

“Foi necessário muito trabalho para que isso ficasse internalizado entre os prefeitos. Nós tínhamos inicialmente uma dificuldade grande para que as prefeituras quisessem assumir essa responsabilidade, pois não é fácil, demanda estrutura e técnicos em áreas específicas, mas isso varia de acordo com o perfil de cada local”, disse.

O município de Tangará da Serra, conforme a superintendente de Gestão de Desconcentração e Descentralização da Sema, Helen Ferreira, está classificado como nível C, de acordo com os parâmetros estabelecidos na Resolução 74/2025.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros forma 100 bombeiros temporários na área da saúde nesta terça-feira (24)

“A Prefeitura de Tangará da Serra se preparou e montou toda a estrutura necessária para assumir as atividades passíveis de licenciamento pelos municípios estabelecidas na Resolução do Consema como nível C”, enfatizou a superintendente.

São passíveis de licenciamento pelos municípios enquadrados no grupo C, atividades voltadas à agricultura, pecuária, produção florestal, pesca, aquicultura, indústria, infraestrutura, serviços e mineração.

No decorrer do primeiro módulo da capacitação, que se estenderá até quinta-feira (25), os participantes terão aulas teóricas e práticas. O conteúdo programático inclui discussões sobre licenciamento ambiental, estruturação do órgão ambiental, fiscalização ambiental, projetos existentes em Tangará da Serra, entre outros tópicos.

Também compuseram a mesa de abertura do curso, o prefeito Vander Masson, o secretário municipal de Meio Ambiente, Vinícius Lançone dos Santos, e a coordenadora de Desconcentração e Descentralização da Sema, Nilma Faria.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA