O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), coronel Alessandro Borges, foi eleito presidente do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom). O conselho se reuniu em Brasília (DF) nesta segunda-feira (17) e terça-feira (18) para tratar de questões administrativas.
“Esses dias de trabalho foram extremamente produtivos e demonstraram o potencial de integração dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil. Compartilhamos e evidenciamos as conquistas alcançadas e os desafios que teremos pela frente, para aumentar a excelência dos nossos atendimentos. Enquanto presidente do Ligabom, buscarei fortalecer as corporações no país”, pontuou o coronel Alessandro Borges.
O encontro contou também com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que ressaltou a importância da integração entre as corporações e o Poder Executivo Federal.
“Que os senhores possam estabelecer metas de eficiência em curto prazo. Pois a população carece urgentemente das ações de segurança. O Ministério é a casa do Corpo de Bombeiros Militar, é a casa da Segurança Pública”, afirmou o ministro Flávio Dino.
O comandante-geral do CBMMT já estava à frente do conselho desde o fim de janeiro de 2023, de forma temporária, e agora assume o biênio 2023-2024 após ser eleito pelos membros do Ligabom. Novos comandantes também foram eleitos para compor a nova mesa diretora.
1º Vice-presidente: Cel Célio Roberto Pinto de Araújo – CBMMA 2º Vice-presidente: Cel Alexandre dos Santos Cerqueira – CBMES Regional Nordeste: Cel Adson Marchesini – CBMBA Regional Norte: Cel Nivaldo Azevedo Ferreira – CBMRO Regional Sul: Cel Manoel Vasco de Figueiredo Junior – CBMPR Regional Sudeste: Cel Erlon Dias do Nascimento Botelho – CBMMG Regional Centro-oeste: Cel Washington Luiz Vaz Júnior – CBMGO Coordenadora Política: Cel Mônica de Mesquita Miranda – CBMDF
Durante o encontro, ocorreu também o nivelamento das informações de caráter interno, por meio dos Representantes Regionais; Comitês e setores administrativos. Os comandantes puderam participar de palestras com profissionais de segurança pública e responsáveis técnicos do Ministério da Justiça e SENASP, com objetivo de facilitar os encaminhamentos de cursos e aquisições.
Fundado em dezembro de 2003, o Ligabom é um Órgão Colegiado que representa as instituições nacionalmente, por meio da união dos comandantes-gerais. A criação do conselho é um marco histórico para a classe.
Um furto qualificado de canetas emagrecedoras, dinheiro e outros itens, em uma farmácia, no bairro Cristo Rei, Várzea Grande, foi rapidamente esclarecido pela Polícia Civil, com a prisão em flagrante de dois envolvidos no crime. A ação foi realizada pelos policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos do município (Derf-VG).
Os suspeitos foram autuados em flagrante pelo crime de furto qualificado pelo rompimento de obstáculo e majorado pelo concurso de pessoas e repouso noturno. A ação resultou ainda na recuperação de diversos objetos e mais de R$ 24 mil em dinheiro subtraído no crime.
O furto ocorreu durante a madrugada de segunda-feira (22.6), quando os criminosos arrombaram o portão lateral e retiraram a janela do vestiário para acessar o interior do estabelecimento. Além de danificarem o cofre da farmácia, os suspeitos subtraíram equipamentos de informática, canetas emagrecedoras e outros medicamentos armazenados em refrigeradores, produtos dermocosméticos, fraldas, leite, aparelhos celulares e alto valor em dinheiro.
As diligências iniciaram assim que os policiais da Derf-VG tomaram conhecimento dos fatos, para identificar os autores. A partir da análise de imagens de câmeras de segurança de estabelecimentos vizinhos, os investigadores identificaram um veículo Hyundai HB20 cinza que circulava nas proximidades da farmácia no horário do crime.
As investigações levaram os policiais até um imóvel localizado na região do bairro Porto, em Cuiabá, onde foram encontrados diversos produtos e objetos relacionados ao furto, além de dinheiro em espécie, ferramentas utilizadas na ação criminosa e outros materiais de procedência ilícita.
Entre os itens apreendidos estavam medicamentos tipo canetas emagrecedoras, produtos dermocosméticos, notebooks, aparelhos eletrônicos, equipamentos, além de R$ 23 mil em espécie e outros valores em dinheiro.
Os objetos recuperados foram reconhecidos pelos donos da farmácia e devidamente restituídos. Diante dos fatos, os dois suspeitos foram conduzidos à Derf-VG, onde foram autuados em flagrante pelo delegado Sérgio Luís Henrique de Almeida, sendo posteriormente colocados à disposição da Justiça.
As investigações prosseguem para identificar outros possíveis envolvidos e promover a restituição dos bens recuperados à vítima.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.