Mato Grosso

Alunos e professores de ETECs destacam troca de experiências durante 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica

Publicado em

Servidores da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), alunos e professores das Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) participaram da 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT), entre os dias 7 a 9 de outubro, na Arena BRB Mané Garrincha em Brasília.

Com o tema “Juventudes que inovam, Brasil que avança”, a iniciativa busca integrar, divulgar, fortalecer e valorizar a educação profissional e tecnológica, promovendo seu reconhecimento social e aumentando sua atratividade entre jovens e trabalhadores.

A comitiva de Mato Grosso apresentou três projetos durante o evento, sendo eles: EcoChain: Reutilizar é Progredir – ETEC Lucas do Rio Verde; IA como inovação no auxílio de serviços públicos – ETEC Primavera do Leste; Celulose como fonte para partículas fotoluminescentes à base carbono – ETEC Campo Verde; e AgroShield: Alarme de incêndio para máquinas agrícolas – ETEC Rondonópolis.

O professor Fabiano Keiji, da ETEC de Rondonópolis, explicou que o evento coloca os alunos para vivenciar os ensinamentos na prática, na forma de apresentação de trabalho. “Esperamos levar na volta para a escola toda essa experiência e fazer com que ela se propague para incentivar outros alunos a participarem de eventos como este”, completou.

Leia Também:  Polícia Civil deflagra operação contra empresa agropecuária envolvida em golpes contra produtores rurais

Segundo o professor da ETEC de Primavera do Leste, Rômulo Rodrigues, a experiência foi enriquecedora tanto para os alunos quanto para os docentes. “Além deles poderem expor os trabalhos e incentivado a interação com os outros adolescentes e o público em geral o que também acaba proporcionando uma visão geral de como está sendo feita a educação no Brasil”, destacou o professor.

Já o estudante do técnico em Logística da ETEC de Lucas do Rio Verde, Erick Tavares, também teve a oportunidade de apresentar o projeto EcoChain – Reutilizar é Progredir.

“Várias pessoas passaram pelo meu estande e fizeram perguntas que eu tive que saber responder e isso clareou a minha mente. Ver os projetos dos outros também te dá uma nova perspectiva, faz você pensar de um jeito diferente e acaba mudando a sua mente”, afirmou Erick.

Para o professor Mário Rodrigo, da ETEC de Campo Verde, a viagem além de muito proveitosa serviu de aprendizado. “Eu obtive aqui a experiência de trazer um aluno do 1º ano do Ensino Médio e mostrar para ele como é um evento científico. Foi muito satisfatório com grandes aprendizados, principalmente para eu que venho da parte da ciência básica e vi resultados sendo realmente aplicados”, disse Mário.

Leia Também:  PM detém dupla por tráfico e apreende 50 porções de maconha e cocaína

Semana Nacional da Educação Profissional

A Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica é uma realização do Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). Em 2025, o evento ocorreu juntamente com o Festival Internacional de Inovação e Sustentabilidade da Indústria – Curicaca, promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Mato Grosso

Equipe de Salvamento Veicular do 2º CRBM conquista 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento” durante o 2º Conesv

Published

on

A equipe de Salvamento Veicular do 2º Comando Regional Bombeiro Militar (2º CRBM), representante do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), conquistou o 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento” do Desafio Nacional de Salvamento Veicular, realizado durante o 2º Congresso Nacional de Emergências e Segurança Viária (Conesv), entre os dias 24 e 26 de junho, no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá.

O Conesv reuniu bombeiros militares, profissionais da saúde, integrantes das forças de segurança e especialistas de diversas regiões do país para promover a atualização técnica, o intercâmbio de conhecimentos e o aperfeiçoamento dos protocolos de atendimento às vítimas de acidentes.

Um dos destaques da programação foi o Desafio Nacional de Salvamento Veicular, competição que simula ocorrências reais de alta complexidade e avalia as equipes conforme padrões internacionais. Entre os critérios analisados estão a segurança das operações, a aplicação das técnicas de resgate, o gerenciamento da cena, o trabalho em equipe e o atendimento às vítimas.

Representando o CBMMT, a equipe do 2º CRBM, formada por militares de Rondonópolis, Primavera do Leste e Jaciara, competiu ao lado de equipes de diferentes estados brasileiros e conquistou o 4º lugar na categoria “Em Desenvolvimento”.

Leia Também:  Prêmio Jejé de Oyá homenageia protagonistas negros neste sábado (29)

O comandante da equipe de Salvamento Veicular do 2º CRBM, sargento BM John Weslley Oliveira da Silva, destacou que a participação no Conesv e no Desafio Nacional representou uma importante oportunidade de aperfeiçoamento técnico e de crescimento profissional para os militares.

” Nós tivemos a grata satisfação de participar do 2º Conesv, um evento que trouxe técnicas, equipamentos e muito conhecimento para todos nós. Dentro do Conesv, também pudemos participar do Desafio Nacional de Salvamento Veicular e conquistamos a 4ª colocação na modalidade Em Desenvolvimento. Esse pódio nos deu mais confiança e aprendizado para que nossa equipe possa avançar e, nos futuros desafios, conquistar colocações melhores”, afirmou.

Segundo o militar, a equipe iniciou sua preparação ainda na competição estadual realizada em Tangará da Serra e seguirá se preparando para os próximos desafios.

“Pudemos nos preparar a partir do desafio estadual que teve em Tangará da Serra, onde ficamos na 3ª colocação geral. Então, a nossa equipe segue forte e firme e estará se preparando muito mais para poder representar o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso”, finalizou.

Leia Também:  PM detém dupla por tráfico e apreende 50 porções de maconha e cocaína

Além da competição, o Conesv proporcionou a troca de experiências entre profissionais de diferentes instituições e estados, contribuindo para a padronização de procedimentos e o fortalecimento das ações de resposta às ocorrências de trânsito.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA