Mato Grosso
Agroindústrias com selo do SIAPP conquistam 25 premiações no Festival do Queijo de Mato Grosso
Publicado em
26 de outubro de 2025por
Da Redação
Agroindústrias com o selo do Serviço de Inspeção Agroindustrial e de Pequeno Porte (SIAPP) receberam 25 premiações no 2° Concurso de Queijos e Produtos Lácteos de Mato Grosso, realizado no encerramento do primeiro Festival do Queijo de Mato Grosso, na noite deste sábado (26), no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá.
Promovido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), em parceria com a Secretaria de Agricultura Familiar de Mato Grosso (Seaf/MT) e Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), o evento contou com 12 categorias. O produtor Silas Vicente, da Quinta da Cartucheira, de Nossa Senhora do Livramento, foi o destaque da noite com seis premiações. A agroindústria dele conta com o SIAPP 003.
A Quinta da Cartucheira conquistou quatro ouros, com a Manteiga Trunfada e os queijos Ouro da Cartucheira, Esmeralda da Cartucheira e o Diamante da Cartucheira, além de prata com o Rubi da Cartucheira. Também recebeu o prêmio de Melhor Queijo de MT, na Categoria Super Ouro, com o queijo Ouro da Cartucheira. A queijaria acumula prêmios internacionais, como em Portugal e na França.
Após se consolidar no mercado, Silas passou a ensinar outros produtores, que também conseguiram o selo de inspeção sanitária do Siapp, uma parceria entre Seaf, Empaer e Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) para que produtores de pequena escala ingressem no mercado formal com agilidade, ao mesmo tempo em que garante o cumprimento das normas sanitárias dos produtos de origem animal para consumo humano.
Os alunos de Silas passaram a conquistar novos mercados no Estado e premiações pelo Brasil. Curiosamente, ele foi o primeiro a experimentar o queijo maturado de casca florida “Yatav de Leverger”, da produtora Ludymilla Camareiro de Abreu, do Milagre da Vida, em Santo Antônio do Leverger, que ganhou medalha de ouro no Expoqueijo 2025, em Minas Gerais, principal concurso internacional do Brasil, com participação de mais de 20 países.
Na noite de ontem, Ludymilla recebeu a medalha de ouro na categoria Cachorrada com Certificado, com a Cachorrada Ruah. Ela detém o SIAPP número 002. “Ver a Seaf, Empaer e Indea atuar de forma conjunta para atender o pequeno produtor rural e fazer parte disso é uma experiência sensacional”, avaliou. Segundo ela, o selo abriu as portas para a comercialização dos produtos no mercado formal. “Hoje eu vendo para uma das redes de supermercado mais exigentes, em termos de qualidade e normas sanitárias, de Cuiabá”, destaca.
Com medalha de prata com o queijo ‘Ipê Branco Neves’, na categoria “Queijo de Massa Crua – Maturado acima de 31 dias – Com Certificação”, a produtora Ana Maria de Freitas, da Queijaria Sítio Dois Corações, em Nossa Senhora do Livramento, conta que, ao buscar qualificação, passou uma semana em Minas Gerais e, em seguida, conheceu Silas. “Somos uma equipe com cerca de 15 pessoas que o Silas acolheu. Ele foi o primeiro premiado de Mato Grosso, de queijos finos, e nos qualificou. É uma referência para nós. Foi nele que nos espelhamos e melhoramos nossa qualidade.”
Segundo a produtora, o ‘Ipê Branco Neves’ foi inspirado no Canastra. “Hoje meu carro-chefe são os queijos de massa, que são os maturados. O mais vendido é o Canastra”, destaca. Ela produz sozinha uma média de 10 queijos por semana, com cerca de 100 litros de leite. O pai faz a ordenha nas vacas do próprio sítio.
Ana Maria passou a vender os queijos quando a mãe ficou idosa. “Minha mãe produziu o frescal a vida inteira. Ao lidar com a comercialização, vi a necessidade de aperfeiçoamento”. Ela recebeu o selo do SIAPP 025, em cerimônia simbólica durante a abertura do Festival do Queijo, com outros oito produtores de pequena escala. “O SIAPP abre as portas para a comercialização formal em todo Estado. É a porta de entrada, o reconhecimento do produto”, avalia.
A meta de Ana Maria é aumentar a produção após obter o selo. “Vou percorrer também os pontos de venda”. Ela também produz o Ipê Amarelo Ouro, uma manteiga de garrafa que conquistou o ouro no Prêmio Queijo Brasil 2025, em Blumenau (SC). No evento, o doce de leite dela ficou com o bronze.
Com o selo do SiAPP 013, a queijaria Vila Láctea, de Sorriso, obteve o ouro com o queijo Poranga, mais duas pratas com o Mofo Azul e o Iogurte de Morango, além de um bronze com o Cabacinha. Também nas categorias com certificação, proveniente da obtenção do selo do SIAPP, Nildes Queijos e Derivados, da produtora Evanildes de Oliveira Balbino, de Paranatinga, ficou com dois ouros com o Requeijão de Corte e o Queijo do Vale, e bronze com o doce de leite em barra.
Outros dois ouros foram conquistados pela Queijaria Brasifort, de Nova Brasilândia, com o doce Cachorrada e o Doce de Leite Pastoso, além do bronze com a Manteiga. Do produtor Isaías Nunes de Freitas, a Brasifort conta com o selo do SIAPP 022. De Nova Mutum, com o selo 011, a Queijaria Cattani conseguiu um ouro com o queijo Maringá Trufado e uma prata com Queijo Maringá massa filada.
Já Jackson Marques Pacheco, do Lenda do Pantanal, de Santo Antônio do Leverger, conquistou três bronzes com os queijos Si Minino, Alvorecer e Pantanal. Ele obteve o primeiro registro do Siapp em Mato Grosso. “Sem esse registro, eu atuaria de forma irregular. Agora, com ele, posso chegar na porteira da minha fazenda e vislumbrar a possibilidade de levar meus produtos para onde eu quiser”, destacou.
O SIAPP foi criado pela Lei nº 12.387/2024 para desburocratizar, agilizar e baratear o processo de regularização sanitária, o que promove a inclusão produtiva e valoriza a produção da agricultura de pequena escala.
A secretária de Estado de Agricultura Familiar, Andreia Fujioka, destacou que o resultado é motivo de orgulho para todo o Estado. “A gente vê produtos de excelência sendo reconhecidos, e isso dá confiança pro consumidor, que sabe que está levando pra mesa algo seguro, de qualidade, feito com capricho. O Estado acredita muito no potencial da agricultura familiar”.
O diretor-presidente da Empaer, Suelme Fernandes, reforçou que os resultados demonstram a força do trabalho técnico aliado à política pública. “Cada selo SIAPP representa uma história de superação e aprendizado. A Empaer acompanha de perto todo o processo, da orientação inicial até a comercialização, garantindo que o pequeno produtor tenha o mesmo padrão de qualidade e segurança que qualquer grande indústria. Esses prêmios provam que a agricultura familiar de Mato Grosso tem excelência e está preparada para competir em qualquer cenário, dentro e fora do Estado”, afirmou.
A coordenadora de Agroindústria da Seaf, Camila Caexêta, comemora o desempenho das pequenas agroindústrias em concursos concorridos. “É muito gratificante ver tantos produtos das agroindústrias de pequeno porte registradas no SIAPP sendo premiados num concurso de queijos e lácteos, avaliados por uma banca tão renomada, com o paladar mais apurado e técnico. É uma alegria enorme. Mostra que eles estão no caminho certo e revela o quanto esse setor é forte em Mato Grosso”.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Corpo de Bombeiros resgata sucuri em área de mata em Sorriso
Published
2 horas agoon
29 de outubro de 2025By
Da Redação
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) resgatou, nesta terça-feira (28.10), uma sucuri que estava em uma área de mata dentro do perímetro urbano de Sorriso (a 398 km de Cuiabá). Apesar de não apresentar risco à população, o resgate foi realizado para evitar possíveis incidentes provocados pela aproximação de curiosos e também garantir a segurança da serpente.
A equipe do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (5º BBM) já acompanhava a situação do animal silvestre há alguns dias. Em uma vistoria anterior, os bombeiros estiveram no local junto com uma médica veterinária para avaliar as condições da serpente. Naquela ocasião, concluiu-se que não seria necessário remover a sucuri, já que o ambiente possuía características de seu habitat natural, pois se tratava de uma área de mata com a presença de um córrego. Além disso, o animal não representava risco à população.
Entretanto, com o aumento da movimentação e da curiosidade popular, além de relatos de pessoas tentando interagir, agredir ou até ameaçar matar o animal, a situação passou a oferecer risco tanto à segurança pública quanto à integridade da sucuri. Por isso, a equipe realizou a captura do animal seguindo nova orientação técnica da veterinária. A sucuri foi resgatada sem ferimentos e posteriormente solta em uma área segura e distante da zona urbana.
Fonte: Governo MT – MT
Ministério da Saúde lança chamada pública para mapear experiências exitosas em proteção social às pessoas com tuberculose
Saúde e Educação encerram campanha de vacinação nas escolas com mais de 3400 doses aplicadas
Prefeitura de Sinop abre inscrições para cursos gratuitos do programa Qualifica Turismo
Servidores da Câmara de Cuiabá recebem homenagem em sessão solene ao Dia do Servidor Público
Novos híbridos de tomate ganham espaço no mercado com resistência e qualidade
CUIABÁ
MATO GROSSO
Corpo de Bombeiros resgata sucuri em área de mata em Sorriso
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) resgatou, nesta terça-feira (28.10), uma sucuri que estava em uma área...
PM apreende adolescente com placa falsa em moto após ser flagrado pelo Vigia Mais MT
Com o auxílio das câmeras do Vigia Mais MT, a Polícia Militar apreendeu um adolescente de 16 anos em flagrante,...
Último dia para pagamento da parcela de outubro do IPVA é nesta sexta-feira (31)
A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT) alerta os contribuintes que optaram pelo parcelamento do IPVA 2025 para o...
POLÍCIA
PRF apreende 5.720 maços de cigarros sem nota fiscal em Primavera do Leste (MT)
Na tarde de 28 de outubro de 2025, por volta das 18h34, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou um caminhão...
POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL E FORÇA TÁTICA APREENDEM PASTA BASE DE COCAÍNA EM CUIABÁ (MT)
Na manhã desta terça-feira (28), uma ação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Força Tática da Polícia...
Força Tática conduz dupla por tráfico de drogas e apreende R$ 10,5 mil em dinheiro do crime
Policiais militares da Força Tática do 13º Comando Regional prenderam um homem, de 21 anos, e apreenderam um adolescente, de...
FAMOSOS
Letícia Almeida anuncia quarta gravidez e celebra novo milagre da vida: ‘Multiplicou’
A atriz Letícia Almeida, de 28 anos, revelou nesta terça-feira (28), que está grávida do quarto filho, o segundo do...
Lívia Andrade exibe resultado de procedimento estético nos glúteos
A apresentadora Lívia Andrade, de 42 anos, surpreendeu os seguidores nesta terça-feira (28), ao mostrar um procedimento estético nos glúteos....
Mariana Ximenes posa nua em ensaio sobre sustentabilidade no Instituto Terra: ‘Feliz’
A atriz Mariana Ximenes, de 44 anos, é capa da nova edição da Harper’s Bazaar Brasil e estrelou um ensaio...
ESPORTES
Atlético-MG vence Independiente del Valle e alcança inédita final da Sul-Americana
Em uma noite de gala na Arena MRV, o Atlético-MG confirmou sua força e carimbou o passaporte para a grande...
Palmeiras intensifica preparação para decisão da Libertadores no Allianz Parque
O Palmeiras realizou um treinamento intenso na manhã desta terça-feira (28.10), na Academia de Futebol, finalizando os preparativos para o...
Flamengo finaliza preparação e embarca para decisão da Libertadores na Argentina
O Flamengo concluiu sua última sessão de treinamentos no Ninho do Urubu na manhã desta segunda-feira (27), antes de partir...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Várzea Grande6 dias agoSemáforo em manutenção
-
Rondonópolis6 dias agoPrefeito homenageia pioneiro da Vila Operária com nome de avenida
-
Sorriso5 dias agoOrçamento de Sorriso para 2026 é estimado em R$ 1,05 bilhão
-
Sorriso5 dias agoCAPS e AME promovem Semana de Prevenção e Acolhimento no Outubro Rosa




