Cuiabá

Vereador celebra o Dia do Meio Ambiente com criação de lei ambiental

Publicado em

“Agosto cinza” chama a atenção para a prevenção de incêndios e queimadas
Sancionada este ano, a Lei nº 6.898/23 que institui o ‘Agosto Cinza’ como mês dedicado à reflexão e a promoção de eventos sobre prevenção e combate a incêndios em Cuiabá. A norma de autoria do vereador Dr. Luiz Fernando (Republicanos) foi criada nos termos da Lei nº6. 779/22 da vereadora Edna Sampaio (PT).
O parlamentar entende que promover uma campanha visual com instalação de iluminação cinza na parte externa dos prédios públicos vai reforçar a conscientização da população sobre a importância de combater os incêndios, especialmente no mês de agosto, onde o problema costuma se agravar por conta de ser um período mais ‘seco’ e com fortes ventos, o que faz aumentar os incêndios ambientais e sobrecarregar o Corpo de Bombeiros.
Fazendo parte do calendário oficial de eventos do município, a lei autoriza em seu texto que o Poder Executivo firme convênios e parcerias com instituições públicas e privadas e órgãos não governamentais para promover campanhas educativas sobre o problema e, consequentemente, sensibilizar a população sobre a necessidade de se tomar medidas preventivas contra incêndios.&nbsp Entre as medidas, consta o planejamento de risco para emergências envolvendo incêndios – para crianças e jovens nas escolas, para evacuação de edificações, supermercados, estádios esportivos, cinemas, shoppings centers e demais ambientes onde ocorram concentração de pessoas.
Neste dia 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente que tem por objetivo conscientizar a respeito da importância de preservar os recursos naturais, o vereador avalia que não há o que comemorar e convida a sociedade para fazer uma reflexão especial sobe a situação ambiental do Rio Cuiabá.&nbsp
Mato Grosso liderou ranking de queimadas em 2022
Conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), nenhum estado brasileiro sofreu tanto com focos de queimada quanto Mato Grosso nos oito primeiros meses do ano passado. Até o dia 31 de agosto de 2022, o estado registrou 16.458 focos, o que representa 19,5% de todo o quantitativo do país. Parte do fogo ocorreu em parques e terras indígenas.&nbsp
O volume de chuvas acima do esperado no mês de agosto não conseguiu frear de maneira ampla o avanço do fogo. No comparativo entre o mês de julho, quando houve o registro de 1919 focos, com o mês seguinte, que registrou 7699, o aumento foi de mais de 300%. No oitavo mês do ano, os números só foram maiores nos estados do Pará e Amazonas, que sofrem com as queimadas na Floresta Amazônica.
Para terminar, Luiz Fernando lembra que uso do fogo para limpeza e manejo de áreas rurais em Mato Grosso estará proibido entre dias 1º de julho e 31 de outubro deste ano. A medida consta no decreto nº 259/2023 publicado em edição extra do Diário Oficial do estado.

Assessoria de imprensa de gabinete / Márcia Martins

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Projeto Tarifa Zero, de Eduardo Magalhães, beneficia mais de 78 mil cuiabanos em um único mês

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Dra. Mara realiza solenidade em homenagem ao Dia do Corretor de Imóveis

Published

on

Marcely Alves | Assessoria da vereadora Dra. Mara 
Em uma tarde marcada por reconhecimento e emoção, a vereadora e 2ª secretária da Mesa Diretora, Dra. Mara, (Podemos) realizou, nesta sexta-feira (31), uma sessão solene em homenagem aos corretores de imóveis da capital mato-grossense. O objetivo do evento foi a valorização dos profissionais que  impulsionam o crescimento urbano e econômico da cidade.
Durante a cerimônia, corretores e corretoras foram agraciados com honrarias em reconhecimento ao papel essencial que desempenham na concretização de sonhos e no fortalecimento da economia.
Em seu discurso, Dra. Mara destacou a importância da categoria e a necessidade de dar visibilidade a esses profissionais, muitas vezes, esquecidos nas homenagens públicas.
“Essa é uma homenagem mais que merecida. Os corretores de imóveis movimentam a economia da nossa cidade e do nosso estado, e muitas vezes não recebem o devido reconhecimento. Senti-me sensibilizada, pois tenho irmãs corretoras e conheço de perto os desafios dessa profissão, que exige dedicação, ética e sensibilidade para lidar com os sonhos das famílias cuiabanas”, afirmou a parlamentar.
O corretor de imóveis e empresário Ederson Pastre celebrou a homenagem, ressaltando o papel ativo da categoria no desenvolvimento econômico de Mato Grosso.
“É uma grande satisfação receber esse reconhecimento. Nós, corretores, somos parte viva da economia — intermediamos negócios, ajudamos a realizar sonhos e contribuímos para o crescimento do estado. Essa homenagem é um símbolo da valorização de um trabalho que exige muito empenho e responsabilidade”, destacou.
Já o corretor Kleverson Moraes lembrou o lado humano da profissão, que vai muito além da simples intermediação de um negócio.
“Entramos na casa das pessoas, ouvimos suas histórias e participamos de um dos momentos mais importantes de suas vidas: a conquista de um novo lar. Ser reconhecido por isso é motivo de orgulho. Estou muito feliz e honrado com essa homenagem”, declarou emocionado.
A sessão solene reforçou o papel dos corretores de imóveis como agentes de transformação. Profissionais que, com seu trabalho diário, ajudam a movimentar o mercado imobiliário, gerar empregos e impulsionar o desenvolvimento de Cuiabá. Mais do que vender imóveis, eles constroem pontes entre sonhos e realizações, contribuindo para o crescimento humano e econômico da capital mato-grossense.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Centrais sindicais anunciam celebração do dia 1º de maio unificada

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA