Cuiabá

Projeto que dispõe sobre a aplicação da Lei Paulo Gustavo em Cuiabá chega à fase final

Publicado em

A construção do projeto que dispõe sobre a aplicação da Lei Paulo Gustavo, em Cuiabá, entra na fase de conclusão das etapas exigidas pelo Governo Federal para repasse de recursos a serem destinados aos diversos segmentos culturais, artísticos e de economia criativa presentes na cidade. Trata-se de um instrumento de fomento direto à cultura, no qual a União fará a transferência de aproximadamente R$ 3,8 bi para os Estados, Municípios e Distrito Federal.

Para Cuiabá, serão destinados R$4.893. 594,00 (quatro milhões oitocentos e noventa e três mil e quinhentos e noventa e quatro reais). Os valores repassados são oriundos do superávit do Fundo Nacional da Cultura (FNC) e destinam-se ao fomento de ações, manifestações, produções e manutenção relacionadas ao setor cultural, como forma de amenizar os efeitos econômicos causados pela pandemia da Covid-19.

Serão lançados os editais e chamadas públicas para a seleção dos serviços, bens e produtos culturais e de economia criativa que serão financiados com os recursos da Lei Paulo Gustavo, previstos para o mês de agosto. Para acolhimento dos recursos, coube ao Município a abertura de credito suplementar por meio do Fundo Especial de Promoção a Atividades Culturais através de decreto municipal nº 9.704 de 7 de julho.

Leia Também:  Presidente e diretores da FCDL/MT discutem sobre desafios empresariais em Mato Grosso com presidente da ALMT.

Após análise e aprovação do documento, o repasse será liberado para Cuiabá, que será responsável pela organização dos trâmites financeiros internos.

Ao todo, foram realizadas dez audiências públicas, sendo a primeira em 16 de março, onde produtores culturais, artistas, empreendedores e demais envolvidos no setor cultural e artístico tiveram a oportunidade de apresentar suas ideias, sugestões e propostas para a efetiva aplicação da lei no município. O documento foi analisado e aprovado pelo Ministério da Cultura. Após liberação, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer será responsável pela organização dos trâmites financeiros internos.

A Lei Paulo Gustavo (LC 195/2022) foi lançada em 11 de maio pelo Ministério da Cultura, com a publicação e regulamentação correspondentes. A Lei Paulo Gustavo marcará um novo e aguardado período de democratização do acesso aos fomentos culturais, pois traz consigo a obrigatoriedade de executar e realizar a seleção de projetos, sistemas e ações afirmativas e de acessibilidade. A ideia central é assegurar a redistribuição para grupos, pessoas e segmentos culturais que são vulneráveis, oferecendo a oportunidade de criar e produzir cultura de maneira remunerada, justa e paliativa”, afirmou o secretário adjunto de Cultura, Justino Astrevo.

Leia Também:  Retrospectiva de Luiz Zerbini chega a Brasília com exposição no CCBB

“Estamos trabalhando arduamente para lançar, no melhor tempo e com qualidade, os Editais e Chamamentos Públicos, a fim de distribuir os recursos provenientes dessa importante política pública cultural”, finalizou o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Vereadora destaca papel essencial dos servidores durante homenagem na Câmara de Cuiabá

Published

on

Fabiana Prado | Assessoria da vereadora Katiuscia Manteli 
A vereadora Katiuscia Manteli (PSB) participou, nesta quarta-feira (29), da Sessão Solene em Homenagem ao Dia do Servidor Público, realizada na Câmara Municipal de Cuiabá. O evento reconheceu o trabalho de profissionais que atuam com ética e comprometimento no serviço público. Durante a cerimônia, servidores da Casa receberam Moções de Aplauso pela dedicação e contribuição ao bom funcionamento do Legislativo e ao atendimento à população.
Em discurso emocionado, Katiuscia lembrou sua trajetória de 20 anos no serviço público.
“Quanta felicidade de estar aqui, tendo passado 20 anos também estando desse lado. Hoje estou servidora pública como vereadora, mas dediquei 20 anos da minha vida ao serviço público”, afirmou.
Ela contou que iniciou a carreira em 2005, como estagiária de comunicação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), e encerrou em 2024 como secretária de Serviços Legislativos, o cargo mais alto entre os servidores da Casa.
“Entrei no cargo mais baixo e galguei meu espaço até o mais alto. Sei bem o misto de sentimentos que cada servidor carrega: a sensação de, às vezes, não ser valorizado, mas também a alegria de ser reconhecido pelos méritos conquistados”, disse.
A vereadora destacou que o trabalho do servidor público vai além do horário de expediente.
“O serviço público não acaba quando o horário termina. Ele vai além. Isso é ser servidor: estar disponível, comprometido e consciente do papel que exerce em favor da sociedade”, destacou 
Katiuscia reforçou ainda que a cidade só funciona graças ao trabalho dos servidores públicos, que estão por trás de cada serviço, fiscalização e lei municipal.
“A sociedade não anda sem o serviço público, e serviço público se resume ao servidor, à dedicação e ao comprometimento”, completou.
Ao final, a vereadora agradeceu aos servidores da Câmara e destacou o orgulho de pertencer ao serviço público.
“Não somos cabides de emprego, não somos ociosos. Dedicamos nossa vida e muitas vezes ultrapassamos o horário para entregar um trabalho de qualidade. Muito obrigada a cada um de vocês”, concluiu.
A sessão contou ainda com apresentação cultural do Grupo de Siriri e Cururu Coração Tradição Franciscano e da cantora Letícia Selma, que emocionou o público ao interpretar a música Bondade de Deus.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Sine oferta 428 vagas nesta sexta-feira (23); Confira as oportunidades

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA