Cuiabá

Nadaf celebra obras e atuação em prol da sociedade

Publicado em

30/12/2023
Nadaf celebra obras e atuação em prol da sociedade
O vereador Mário Nadaf (PV) celebra várias vitórias obtidas pelo trabalho parlamentar no ano de 2023. Ele destaca as articulações, via Comissão de Educação da Câmara Municipal, para conseguir barrar o redimensionamento escolar no ano de 2024, o aumento de 108% no salário dos conselheiros tutelares, início das obras do Centro de Multiuso do Novo Terceiro, a reforma do Mercado do Porto e a conclusão do Complexo Esportivo do Centro Comunitário do bairro Cidade Verde, dentre tantos projetos.
Em 2023, Nadaf apresentou 618 Moções de Aplausos, 162 indicações de melhorias nos bairros, 15 projetos de lei, 29 projetos de decreto legislativo, seis requerimentos de audiência pública e uma sessão solene em homenagem aos 80 anos do Hospital Geral de Cuiabá.
“Nossas ações se dividem em várias áreas. Temos a função institucional como fiscalizador, apresentar projetos de lei e o que a gente mais faz é a articulação junto à sociedade e às suas reivindicações. Nós tivemos a liberação do projeto do Centro de Multiuso do Bairro Novo Terceiro, um projeto arrojado totalizando quase R$ 1 milhão e devemos entregar até julho do ano que vem”, destacou.
O vereador destacou a vitória que pais e alunos conseguiram, por meio da interlocução da Comissão de Educação, segurar o redimensionamento escolar para 2024 em algumas escolas municipais como a Professora Maria Dimpina Lobo Duarte, Ranulpho Paes de Barros e Darcy Ribeiro para o estado.
“Foi muito proveitoso a interlocução que fizemos junto a algumas unidades escolares que não se conformavam com rede de dimensionamento apresentado tanto pela Secretaria Municipal de Educação quanto pela Seduc. Sugerimos outros encaminhamentos e, felizmente, o projeto prosperou com a sensibilidade do prefeito e as alterações que estavam previstas no redimensionamento não foram à frente. Ou seja, as unidades municipais continuarão atendendo a mesma clientela”.
Outro ponto relevante foi a articulação de Mário Nadaf junto ao prefeito Emanuel Pinheiro para conseguiu elevar o piso salarial do conselheiro tutelar. “Hoje Cuiabá paga um dos maiores pisos do país. Articulamos um aumento de 108% devido a importância desses servidores no trato das prerrogativas da criança e do adolescente. Espero que em 2024 seja também bastante proveitoso e que nós possamos continuar lutando pelos interesses da sociedade”.
O parlamentar destacou a importância do projeto Plantar, o qual ele considera carro-chefe do mandato parlamentar dele, para arborizar a cidade e limpar córregos da cidade. Duas ações realizadas no Dia do Meio Ambiente, em 5 de junho, e no Dia da Árvore, em 21 de setembro, foram realizadas ações no bairro Canjica e na ciclovia da Rodovia Emanuel Pinheiro.
“Ao longo dos anos, o projeto Plantar foi responsável pelo plantio de mais de 60 mil árvores em Cuiabá. Neste ano, tiramos toneladas de entulhos no córrego no bairro Canjica e fizemos plantio na ciclovia na Rodovia Emanuel Pinheiro. Em todas as ações tivemos auxílio de estudantes e voluntários”.
Ele também se emocionou com a homenagem com a reinauguração do Mercado do Porto Antônio Moisés Nadaf, pai do vereador, que se tornou um importante ponto turístico da cidade, pelos sabores dos produtos e da culinária cuiabana.
“O Mercado do Porto é um sucesso, tinha mais de 500 pessoas em um dia apenas no fim de semana, lotando os restaurantes e a reforma ainda não terminou. Espero que o executivo conclua a obra e os reparos necessários agora em 2024”.
O vereador ainda apontou discussões importantes no legislativo no qual esteve presente como os debates sobre os Cuidadores de Alunos com Deficiência (CAD). Os profissionais hoje são mais bem treinados garantindo o bom atendimento a essa clientela da educação em especial. O vereador ainda ponderou que a quantidade desses servidores tem aumentado, triplicando a quantidade nos últimos 10 anos.
“Fizemos uma honrosa homenagem a um morador ilustre do bairro Boa Esperança. Não mudamos em nada a denominação, mas acrescentamos para que a Praça da Paz do bairro agora seja a Praça da Paz Antônio Ortega. É uma pessoa que serviu de exemplo, de esteio, e base como pai de família, trabalhador e liderança comunitária”, finalizou.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Magistratura e Sociedade: 25º programa traz juiz Wanderlei Reis como entrevistado

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Cuiabá

Dra. Mara cobra transparência e pressiona revisão de tarifas no saneamento de Cuiabá

Published

on

Marcely Alves | Assessoria da vereadora Dra. Mara 
A vereadora Dra. Mara (Podemos) participou, na última sexta-feira (24), de uma reunião técnica na Câmara Municipal de Cuiabá e reforçou a cobrança por transparência e equilíbrio na revisão do contrato de saneamento da capital. 
O encontro contou com a presença da presidente da Casa, a vereadora Paula Calil (PL), além de representantes de órgãos e instituições ligadas ao setor.
Participaram da reunião a concessionária Águas Cuiabá, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a agência reguladora e pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso, por meio do Niesa UFMT.
O foco do encontro foi a revisão ordinária do contrato com a Águas Cuiabá, com ênfase nas tarifas de água e esgoto um tema sensível que, segundo a parlamentar, exige respostas claras e medidas concretas.
Durante a reunião, Dra. Mara questionou critérios de cobrança, custos operacionais e a qualidade dos serviços prestados. Para ela, o debate não pode ficar restrito ao campo técnico e precisa refletir a realidade de quem paga a conta todos os meses.
“Não dá para tratar um serviço essencial com superficialidade. As tarifas pesam no bolso da população e precisam ser justificadas com transparência e responsabilidade. Quem paga a conta merece respeito,” afirmou.
A vereadora reforçou o papel do Legislativo no processo. 
“Fiscalizar não é opção, é obrigação. Nosso dever é acompanhar de perto, cobrar e garantir que o interesse da população esteja acima de qualquer contrato,” disse.
Para Dra. Mara, o momento exige mais do que discussões. 
“Não basta reunião, não basta discurso. A população quer resultado: serviço de qualidade e tarifas justas. Quem está na ponta não pode continuar pagando por falhas do sistema, “pontuou.
A presidente da Câmara, Paula Calil, também destacou a importância do debate institucional.
“A Câmara está cumprindo seu papel ao promover esse diálogo. É fundamental garantir transparência e equilíbrio em um tema que impacta diretamente a vida das pessoas,” afirmou.
Ao final, Dra. Mara reforçou que seguirá acompanhando o tema.
“Vamos continuar cobrando. Saneamento não é favor, é direito  e direito precisa ser respeitado,” concluiu.
As discussões devem subsidiar as próximas etapas da revisão contratual, que segue em análise com acompanhamento do Legislativo.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Governo de MT vai investir R$ 1,6 bilhão em dois anos para obras na BR-163

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA