CIDADES

Arquiteto Fred Gahyva toma posse como vereador em Cuiabá.

Publicado em

O arquiteto e primeiro suplente Fred Gahyva (Republicanos) assumiu, na manhã desta sexta-feira (11), o cargo de vereador de Cuiabá, substituindo temporariamente a vereadora Maysa Leão, que se licenciou por 31 dias de forma não remunerada. Com 2.195 votos na última eleição, Gahyva chega à Câmara Municipal com o compromisso de trabalhar com responsabilidade, diálogo e foco em resultados concretos para a população cuiabana. Natural de Cuiabá e aliado político de Maysa Leão, Fred Gahyva traz consigo a experiência adquirida no Executivo Municipal, o que, segundo ele, ampliou sua visão sobre as dinâmicas que movimentam a cidade.

“A posse é a concretização de um objetivo traçado, pois nunca tive medo de me expressar e lutar por aquele que precisa. Luto por aquilo que acredito como certo e coerente”, afirmou Gahyva em seu discurso de posse.

O novo vereador destacou seu perfil de liderança e se mostrou disposto a defender diversas causas com sensibilidade e maturidade política.
“Não sou o tipo de pessoa que se rotula a uma só bandeira. Tenho uma visão mais ampla de política. Aprendi no Executivo que cada segmento, cada mote, é uma peça fundamental para a grande engrenagem que é o nosso município”, destacou.
Com postura determinada e espírito colaborativo, Gahyva promete fazer um mandato de escuta ativa e articulação. “A resiliência e a determinação me acompanham mesmo diante das adversidades. Se Cuiabá está com problemas, vamos convertê-los em oportunidades de melhoria, sempre com prudência”, pontuou.

Leia Também:  Sebastião Rezende pede esclarecimentos sobre demora para confecção de Carteira do Autista

 

Fred encerrou seu pronunciamento com uma mensagem de fé e compromisso com município. “Que Deus me dê
sabedoria para realizar o melhor. Que meu mandato, curto ou longo, seja diferente. Não apenas fiscalizarei, vou dialogar com quem for preciso para o bem da nossa querida Cuiabá”, finalizou o parlamentar

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sinop

Sapataria Ortopédica da Prefeitura de Sinop amplia qualidade de vida da população

Published

on

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, oferece à população um serviço especializado que tem transformado a rotina de centenas de pacientes: a Sapataria Ortopédica Municipal. Instalada junto ao Centro Integrado de Atendimento (CIA) André Maggi, a unidade é referência em Mato Grosso na confecção de palmilhas, adaptações em calçados e órteses voltadas à prevenção de sequelas e à promoção da qualidade de vida.

O reconhecimento do trabalho desenvolvido em Sinop ultrapassa os limites do município. Recentemente, uma equipe de Primavera do Leste – MT esteve na cidade para conhecer de perto a estrutura e o funcionamento da sapataria, que já soma mais de seis anos de atuação e ultrapassou a marca de mil pacientes atendidos.

O fisioterapeuta e coordenador da Sapataria, Paulo Beger, explica que o serviço atende pacientes com diferentes necessidades ortopédicas, priorizando a prevenção de complicações futuras. “A gente faz palmilhas e adaptações em alguns calçados, visando a prevenção e evitando que os pacientes tenham sequelas. A princípio, o serviço atende pacientes com sequelas de hanseníase e diabéticos, mas também foi estendido para problemas ortopédicos”, explica.

Segundo ele, entre os casos mais frequentes estão pacientes com diferença no comprimento dos membros inferiores, que recebem palmilhas personalizadas para compensar essa alteração e melhorar a postura e a marcha.

Leia Também:  Grupo de Trabalho reforça combate aos maus-tratos durante o Abril Laranja

Paulo explica que o serviço é gratuito e prestado a partir do encaminhamento das unidades de saúde. “Os pacientes são encaminhados pelas unidades de saúde, por meio de documento emitido pelo médico ou pelo fisioterapeuta. O paciente vem até nós, fazemos a avaliação da situação do pé e, em seguida, confeccionamos a palmilha conforme a necessidade”, acrescentou.

Além das palmilhas, a unidade também confecciona adaptações em calçados e o aparelho conhecido como dorsoflexor, indicado para pacientes com o chamado “pé caído”. “A importância desse serviço para a população é a qualidade de vida. Em casos de hanseníase, por exemplo, conseguimos evitar amputações e outras sequelas. Com a palmilha, prevenimos complicações futuras. O dorsoflexor faz com que o paciente tenha uma marcha mais próxima do normal, evitando machucados e outros problemas ortopédicos”, destaca.

Atendimento rápido e melhora na rotina
O motorista profissional, Marcelo Aparecido, procurou a Sapataria Ortopédica após ser encaminhado pelo médico por sentir dores que comprometiam sua rotina de trabalho. “Eu senti muita dor no meu pé e fui encaminhado para cá para fazer a palmilha e aliviar essa dor. Como eu trabalho de motorista, é bem incômodo. Eu não conhecia o serviço. Pensei que ia demorar meses para conseguir a palmilha, mas, em menos de uma semana, já vou sair com ela. Espero que facilite o meu trabalho e que essa dor passe”, declarou.

Leia Também:  Sebastião Rezende pede esclarecimentos sobre demora para confecção de Carteira do Autista

Daniele Costa, técnica de enfermagem, também foi beneficiada pelo serviço. “Conheci a sapataria por meio da minha filha, que também precisou do atendimento. Eu não conseguia fazer a minha palmilha porque o custo no particular é muito alto. Trabalho 12 horas em pé e isso estava prejudicando muito o meu joelho e a minha coluna. O projeto é excelente para a população e muito importante para quem não tem condições de pagar por esse tratamento”, revelou.

Ela ainda destaca a importância da continuidade do serviço para ampliar o acesso da população. “O projeto é excelente para o município, principalmente para a população que não tem condições de estar adquirindo a palmilha, que possui um custo muito caro, por isso é importante continuar o apoio dos vereadores, da Prefeitura. Eu não conhecia esse atendimento e vou indicar para outras pessoas. Como trabalho na área da saúde, sei o quanto esse tipo de serviço faz diferença. Com a palmilha, espero melhorar as dores e conseguir continuar trabalhando com mais qualidade de vida”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Weslley Mtchaell, colaborou Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA