Sorriso

Sorriso reúne mais de 800 profissionais no 2º Encontro Regional de ACS e ACE

Publicado em

Integração e Valorização dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias

Durante toda essa sexta-feira (15), Sorriso se tornou o ponto de encontro de quem vive, todos os dias, a missão de cuidar da saúde das comunidades. O Município sediou o 2º Encontro Regional de Integração e Valorização dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) da macrorregião norte de Mato Grosso. As discussões abordaram legislações, estratégias para ampliar as ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e iniciativas inovadoras no controle de endemias.

Realizado no Auditório Magessi, no Centro de Eventos José Ari Riedi, o evento teve como tema “Unidos pela valorização e integração da saúde pública. Prevenção e Controle das Endemias: o papel essencial dos agentes na saúde pública, reunindo mais de 800 participantes, de 38 municípios. A iniciativa contou com palestras, debates, painéis de boas práticas e momentos de conversa sobre os desafios e conquistas da categoria.

O encontro contou com a presença de autoridades locais e regionais, entre elas o prefeito Alei Fernandes, a primeira-dama e secretária da Mulher e da Família, Mara Fernandes, o vice-prefeito Acácio, o secretário municipal de Saúde, Vanio Jordani, e a secretária adjunta de Saúde, Ana Cláudia Ferraz, além de representantes da Câmara Municipal e de instituições parceiras.

Entre os destaques, tiveram palestra sobre Saúde Mental e Qualidade de Vida dos Agentes com a Dra. Juliana Siqueira; Valorização e Direitos dos ACS, ACE e Vigilantes de Endemias com Dr. Valtenir Pereira e Marina Lara; debate sobre o Marco Regulatório, o Plano de Cargos e Carreiras e iniciativas inovadoras no controle do mosquito Aedes aegypti, apresentado pelo Eng. Agrônomo Dr. Marcos Vilela, além de Painel de Boas Práticas com experiências de Nova Mutum e Sorriso.

Leia Também:  Isabelle Almeida conquista bronze no Brics Sports Games na Rússia

De acordo Elisandra Lauxen, uma das organizadoras, a participação dos agentes superou as expectativas. Marcaram presença também secretários de Saúde de outros Municípios, coordenadores de atenção básica, enfim, outros profissionais que também se juntaram à causa.

“Foi um dia muito importante e de muito aprendizado, debatemos leis, direitos, deveres e reforçamos o papel central dos agentes. Mesmo com 500 inscrições prévias, recebemos entre 800 e 850 participantes, o que demonstra a união e a força da nossa categoria que renova os vínculos regionais e reforça a importância do trabalho conjunto para uma saúde pública mais próxima da população”.

A programação promoveu também a integração entre os municípios, a troca de experiências e o reconhecimento ao trabalho dos profissionais, considerados a ponte entre a população e o sistema de saúde, como detalha o Agente de Combate às Endemias, Jonatas Santana.

“Ver tantos colegas reunidos, compartilhando experiências e recebendo informações novas, nos motiva. Esse encontro nos dá força para continuar o trabalho diário, que exige dedicação e, muitas vezes, sacrifício, mas que traz resultados para a saúde da nossa comunidade”.

Para o ACE do município de Vera, Paulo Mantoan, o encontro trouxe resultados positivos. “Participamos também do primeiro encontro e, nesta segunda edição, vimos muitas novidades e debates importantes. É uma oportunidade única para trocar experiências, discutir problemas e levar soluções para nossos municípios.”

Leia Também:  Sorriso amplia rede de proteção às mulheres com nova Sala Lilás no Santa Clara

Vanio Jordani, gestor da Saúde de Sorriso, frisa que o evento reforça o papel estratégico dos profissionais na rede de atenção. “Os agentes são a linha de frente na prevenção e no controle das doenças. São eles que conhecem as famílias, que entram nas casas, que percebem de perto as necessidades da população. Investir na valorização e capacitação desses profissionais é investir na qualidade da saúde que chega até cada cidadão.”

O prefeito Alei Fernandes destacou o compromisso da gestão com a categoria e destacou a importância dos profissionais no acesso a população e no funcionamento da saúde pública.

“Reconhecemos que são esses profissionais que, na maioria das vezes, estão na linha de frente, prestando o primeiro atendimento, orientando e evitando que problemas de saúde se agravem. Mais do que um encontro, este momento simboliza a união da categoria e reforça que nossa gestão caminha junto, valorizando e fortalecendo o trabalho de cada agente que ajuda a construir uma saúde pública mais humana, próxima e eficiente”, finaliza.

Promovido pela Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, o 2º Encontro Regional de ACS e ACE contou com o apoio do Sinsems, Câmara Municipal, Frente Parlamentar da ALMT e CONACS.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sorriso

Sorriso sedia Congresso Nacional de Oncologia

Published

on

Inicia na próxima quarta-feira, 24 de junho, o Congresso Nacional de Oncologia – Inovação, Diagnóstico e Olhar Humano que reunirá profissionais, pesquisadores, acadêmicos, pacientes e comunidade em geral para debater políticas públicas voltadas à oncologia. O encontro será no Auditório Salto Magessi no Centro de Eventos Ari José Riedi no Rota do Sol. A abertura oficial do evento será às 17 horas do dia 24; já no dia 25 o trabalho inicia às 8 horas com ações durante todo o dia e encerramento previsto para às 22 horas.

Promovido pelo Instituto Cirinho Sorrindo Pesquisa e Inovação, o congresso contará com a apresentação de 45 trabalhos científicos que devem resultar na publicação de uma revista cientifica. “Os trabalhos que serão apresentados no Congresso estão no debate que envolve o cenário nacional da pesquisa e inovação em oncologia, tudo foi planejado com muito cuidado e carinho”, frisa a diretora do Instituto, Carla Pianesso.

Carla frisa que o Congresso marca os dez anos de instalação do Instituto em Sorriso. “Anteriormente fazíamos encontros locais e regionais, mas esse ano inovamos e trouxemos um evento nacional para coroar esses dez anos de trabalho e dedicação”, ressalta Carla, idealizadora do Cirinho Sorrindo.

A programação contará com a moderação do médico oncologista clínico Leandro Almeida Assunção e palestras da Dra. Andreia Vermont, que abordará a humanização do diagnóstico do câncer; Mariana “Anjo Rosa”, compartilhando a visão de paciente para paciente; Padre Pedro Faustino, falando sobre espiritualidade no tratamento oncológico. Outro destaque será a apresentação de trabalhos científicos por acadêmicos e pesquisadores de diversas instituições de ensino superior que já confirmaram presença no evento.

Leia Também:  Projeto que une arte e saúde mental reforça campanha Setembro Amarelo

A programação completa inclui palestras, painéis científicos, apresentação de casos clínicos, exposição de trabalhos acadêmicos e momentos de integração entre profissionais, estudantes e a comunidade. O evento conta com o apoio de instituições públicas e privadas e promete ser um marco para a saúde, a pesquisa e a inovação no estado de Mato Grosso.

O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Sorriso.

Instituto ONG CIRINHO Sorrindo Pesquisa & Inovação

O Instituto ONG CIRINHO Sorrindo Pesquisa & Inovação nasceu de uma história de amor, fé e coragem. Criado em 2026, ele é fruto do último desejo de Ciro José da Silva, o querido “CIRINHO”, que partiu prematuramente após enfrentar um câncer extremamente agressivo.

CIRINHO era conhecido por sua alegria contagiante, religiosidade e compromisso com as causas sociais. Sempre atuante na Igreja Católica, participava de inúmeros projetos em prol da juventude. Fora das atividades sociais, também era empresário e um grande piloto de motocross, tetracampeão estadual na categoria Força Livre pelo Mato Grosso.

Durante seu tratamento, foi amparado pela família, e foi à sua irmã Carla que deixou um pedido especial: “Crie uma entidade para acolher e ajudar os pacientes com câncer, oferecendo apoio, dignidade e condições para que eles e suas famílias enfrentem cada etapa da luta sem perder o vínculo familiar e social.”

Leia Também:  Escola Francisco Donizeti recebe ação voluntária sobre higiene e cuidados com a saúde

Assim nasceu o Instituto ONG CIRINHO Sorrindo Pesquisa & Inovação, que hoje conta com cerca de 25 profissionais registrados no CNES, comprometidos não apenas com o tratamento oncológico, mas com o acolhimento humano de cada paciente e sua família.

Desde sua fundação, mais de 6 mil pessoas já foram acolhidas — entre pacientes, familiares e a comunidade — em campanhas de prevenção e programas de apoio. Reconhecida como entidade filantrópica sem fins lucrativos nos âmbitos municipal, estadual e federal, a instituição atua com transparência, compromisso e impacto social.

Somente em 2024, a equipe multidisciplinar atendeu cerca de 900 pacientes, realizando mais de 2.700 intervenções, cumprindo com rigor o que determinam a Lei dos 30 dias, a Lei dos 60 dias, a Lei nº 14.238/2021 (Estatuto da Pessoa com Câncer) e a Lei nº 14.758/2023 (Prevenção e Navegação do Câncer).

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA