Sorriso

Sorriso inicia instalação de câmeras de segurança do arco externo

Publicado em

Município também deve receber dois drones com tecnologia de reconhecimento facial e corporal embarcada

Foram oficialmente entregues no início desta manhã, 29 de janeiro, as 110 câmeras de segurança que serão instaladas nas comunidades rurais fechando o arco externo do Município. A instalação dos equipamentos inicia ainda nesta quinta-feira. No total, 45 pontos serão contemplados com a instalação de duas a quatro câmeras por ponto.

“Nesses locais doamos as câmeras para as comunidades que serão responsáveis pela manutenção e nós vamos monitorar”, explica o secretário-adjunto de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep) e presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Sorriso, Gilvano de Ávila. “Fechando o cerco externo daremos mais agilidade na solução de homicídios, furtos, fugas e quaisquer outras situações negativas”, afirma.

“Para nós, essa entrega é motivo de orgulho. Ao lado do coronel Denardi assumimos a Semsep há um ano e um mês e nesse tempo comemoramos avanços significativos na segurança. Hoje, 100% das câmeras do Vigia Mais da área urbana funcionam e são monitoradas pelo Centro de Controle Operacional (CCO) instalado na Semsep, essa tem sido uma ferramenta que permite mais agilidade ao trabalho desenvolvido pelas forças de segurança”, comemora o adjunto.

Ávila detalha que o apoio do Conseg foi essencial na garantia da instalação e funcionamento das câmeras. “Além disso temos uma equipe muito comprometida na Semsep, integrada pelo Pardal, pelo Floresta e o João que atua incansavelmente na manutenção desses equipamentos. Até agora, nenhuma câmera chegou a ficar uma hora parada. Agradeço a toda equipe da Semsep pelo empenho”, ressalta.

Segundo o secretário-adjunto, o Município também deve receber nos próximos dias dois drones com tecnologia de reconhecimento facial e corporal embarcada. Um será usado pela própria Semsep e o outro repassado à Polícia Militar.

Leia Também:  Sorriso se despede da professora Erna

Para os produtores rurais, a entrega dos equipamentos também é motivo de comemoração. Presidente do Sindicato rural, Diogo Damiani, frisa que com a intensificação do trabalho das forças de segurança na área rural muitos crimes, como o furto de defensivas agrícolas, foram coibidos. “Temos certeza que com esses equipamentos, além de monitorar a entrada e saída da cidade e auxiliar na investigação de outros crimes, evitaremos furtos de pivôs e de equipamentos das usinas de energia solar”, detalha. Damiani agradeceu a Administração Municipal, Estado, Polícia Militar, produtores rurais e concessionárias de pedágio, parceiros no programa.

Conforme o comandante local da Polícia Militar (PM) tenente-coronel Jorge Almeida, a forma como o programa Vigia Mais vem sendo conduzido em Sorriso é referencia no estado e no país. “Esse programa só dá certo quando a Administração Municipal abraça a causa e aqui tem dado certo justamente pelo apoio do Município e de todos os envolvidos”, detalha. Jorge Almeida acrescenta que o levantamento dos pontos foi um trabalho minucioso realizado pelo tenente-coronel Inácio de Moraes junto aos próprios produtores, concessionárias de pedágio e o próprio Sindicato Rural. “Foi um levantamento feito a muitas mãos com análise responsável e cuidadosa”, pontua Inácio.

O vice-prefeito, Acácio Ambrosini, acrescenta que não há como prever um crime. “Mas agora há como garantir mais agilidade ampliando as ferramentas que temos disponíveis para não deixar nem um crime impune. Não temos como impedir que aconteça, mas com apoio da tecnologia temos como chegar aos culpados com mais rapidez”, ressalta. Para o presidente do Legislativo, Rodrigo Materazzi, essa é uma ação conjunta e efetiva que trará resultados positivos na segurança do Município.

Leia Também:  39ª Exporriso é lançada oficialmente com anúncio de shows

Já o prefeito Alei Fernandes pontua que o Município evoluiu em um “projeto fantástico. Estamos não só ampliando a sensação de segurança, mas provendo segurança real para a nossa comunidade”, diz. Alei adiantou que uma das próximas ações é a instalação de câmeras de segurança com reconhecimento facial nas escolas municipais. “Ofertando mais segurança aos pais”, frisa. O prefeito também anunciou avanços para a área rural. “No início de fevereiro vamos receber o governador Mauro Mendes para o lançamento das agroestradas 2026/2027”, pontua.

Vale lembrar que as câmeras repassadas às comunidades integram o segundo lote de equipamentos recebidos pelo o Programa Vigia Mais do Governo do Estado. Nessa segunda etapa foram recebidas 140 câmeras, 110 delas destinadas ao arco externo e 30 para reforço na área central.

Na área urbana

A área urbana conta com 345 câmeras que integram o Programa Vigia Mais em pleno funcionamento e monitoradas pelo Centro de Controle Operacional (CCO) instalado na Semsep. Há ainda mais 200 pontos com apoio de imagens entre as câmeras de lombadas e com imagens cedidas pela empresa Camerite.

A segurança também deve ser ampliada com a futura instalação de câmeras com reconhecimento facial em pontos estratégicos como empresas, bares, restaurantes e lanchonetes. Após a instalação em todos os pontos, o Município contará com mais de 700 câmeras de monitoramento.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sorriso

Aulas do Projeto Bombeiros do Futuro começam em março

Published

on

Ao todo, 300 crianças devem participar da iniciativa em 2026

Podem ser feitas de 23 a 27 de fevereiro as inscrições para o Projeto Educacional Bombeiros do Futuro (PEBF) que promete momentos de muito aprendizado, emoção e superação para crianças de 8 a 12 anos. Em sua 24.ª edição, o Bombeiros do Futuro, realizado pelo 5.º Batalhão Bombeiro Militar de Sorriso e pela Prefeitura, via Secretaria de Assistência Social (Semas), vai disponibilizar 150 vagas no primeiro semestre e outras 150 no segundo semestre.

O capitão BM Thiago Soares Reis adiantou, durante reunião com a secretária de Assistência Social, Daniela Marsola Stel, que os pais ou responsáveis de crianças com idade de 8 a 12 anos que tenham interesse em participar do programa devem comparecer ao Batalhão das 7h30 às 11 horas e das 13h às 17h, portando cópias da certidão de nascimento ou identidade e comprovantes de matrícula escolar. Também é necessário que sejam entregues cópias do documento de identificação dos pais ou responsáveis, como a identidade ou a CNH, por exemplo.

Leia Também:  Equipes gestoras escolares tomam posse na tarde de hoje (15)

Como na edição anterior, crianças que se enquadram no Transtorno do Espectro Autista (TEA), ou que tenham alguma outra condição especial de saúde, também são bem-vindas ao projeto, desde que estejam aptas a participar das atividades. Neste caso, também é necessário que os pais levem os laudos, permitindo assim que os instrutores possam já se organizar para ofertar as atividades.

Durante quatro meses, ou 14 encontros, mais ou menos, sempre aos sábados, os alunos receberão noções de primeiros socorros, boas maneiras, educação para o trânsito, prevenção e combate ao uso de drogas, abuso infantil, bem como atividades relacionadas ao Corpo de Bombeiros, como prevenção de acidentes domésticos, altura, salvamento, combate a incêndio, mergulho entre outras.

“É um programa muito especial, que traz benefícios não somente às crianças, mas se reflete em toda a família, e queremos, cada vez mais, estarmos ainda mais próximos, partilhando o dia a dia desta rotina muito divertida e emocionante”, destacou Daniela.

As aulas para a turminha do primeiro semestre devem ter início no dia 7 de março, com previsão de encerramento no dia 28 de junho. Já para o segundo semestre, as aulas devem começar no dia 1.º de agosto, terminando em meados de novembro. Cabe explicar que, para o segundo semestre, as inscrições serão feitas de 20 a 24 de julho.

Leia Também:  Lei Paulo Gustavo irá injetar mais de R$ 782 mil no setor cultural de Sorriso

Serviço:

Inscrições para a 24ª edição do Projeto Social Bombeiros do Futuro

Quando: 23 a 27 de fevereiro de 2026

Local: 5° Batalhão Bombeiro Militar, na Avenida Luiz Amadeu Lodi, nº 470, no Jardim Alvorada

Horário: das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA