Sorriso

Em audiência com o governador, Sorriso discute abertura de Clínica de Tratamento Renal

Publicado em

Sorriso andou mais um passo no caminho para a abertura da Clínica de Tratamento Renal. A informação é do prefeito Ari Lafin que esteve ontem, 26 de fevereiro, em audiência com o governador Mauro Mendes. Conforme Ari, o Município apresentou o planejamento orçamentário para custear seis meses de operação, tempo mínimo para que o Ministério da Saúde assuma a gestão da Clínica. De acordo com o relatório, o espaço abrirá ao público já atendendo 44 pacientes com necessidade mensal de aplicação de R$ 300 mil.

“Apresentamos esses dados para o governador e ele sinalizou de forma positiva; nos informou que irá buscar informações com a Secretaria de Saúde de Estado para verificar a questão orçamentária”, frisa Ari. O prefeito lembra que a hemodiálise é um serviço de alto custo, de responsabilidade estadual e federal.

De acordo com o secretário de Saúde do Município, Luís Fábio Marchioro, hoje 20 pacientes de Sorriso necessitam deslocar-se até Sinop para a realização do tratamento. Além dos sorrisenses, com a operação da Clínica em Sorriso devem ser atendidos nove pacientes de Nova Mutum; 11 de Lucas do Rio Verde. Os outros quatro pacientes são dos municípios de Ipiranga do Norte, Itanhangá, Nova Ubiratã e Tapurah. “Inicialmente começaríamos atendendo esses 44 pacientes, mas sabemos que assim que entrar em funcionamento esse número tende a aumentar, pois a demanda pela a terapia renal substitutiva, a hemodiálise, vem em um crescente”, destaca Luís Fábio.

Leia Também:  Prefeitura reforça que resíduos sólidos de grandes geradores não podem ser levados ao DME

Para o secretário de Administração, Estevam Calvo, que coordenou o processo licitatório em que o Instituto Nefrológico Ltda foi vencedor do certame, por ser um serviço de alta complexidade, não seria de responsabilidade direta do Município. “No entanto, sabemos da necessidade de nossos pacientes, entendemos o quão sofrido é este processo e, diante disso o Município vem trabalhando há bastante tempo para a abertura da Clínica”, pontua.

Além da comitiva sorrissense, o prefeito de Guarantã do Norte, Érico Stevan; a secretária de Saúde, Letícia Camargo e o presidente do Legislativo, Valcimar Fuzinato acompanharam a reunião com o governador. “Guarantã apresentou a mesma demanda da necessidade de hemodiálise ao governo do Estado”, explica Ari. Ainda, os deputados estaduais Diego Guimarães e Dilmar Dal’Bosco e o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, também estiveram presentes. “Agradecemos também o apoio do nosso vereador Leandro Damiani que há muito vem se empenhando na pauta da hemodiálise”, reforça o prefeito.

Vale lembrar que recentemente, no início de fevereiro, no dia 05, foi licitada a concessão dos serviços de terapia renal substitutiva. Única empresa a participar da concorrência, o Instituto Nefrológico Ltda. ofertou o lance de R$ 19.500,00 mensais – o lance mínimo era de R$ 19.040,00; e deve operar a Clínica de Tratamento Renal pelos próximos 20 anos.

Leia Também:  Comarca de Sorriso suspende o expediente presencial na unidade judiciária nesta sexta-feira

Estradas de Boa Esperança

Ainda no encontro com o governador, o prefeito de Sorriso e o subprefeito do atual Distrito e futuro município de Boa Esperança, Calebe Frâncio, apresentaram um panorama das estradas do Distrito. “Pedimos apoio do governo do Estado para a recuperação das vias vicinais do Distrito, além de discutir a necessidade de pavimentação das principais estradas de escoamento”, explica Ari.

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sorriso

Ex-ministro Aldo Rebelo é confirmado no Fórum Global do GAFFFF, em Sorriso

Published

on

Reconhecido por sua atuação na construção do Código Florestal Brasileiro, Aldo Rebelo discutirá segurança jurídica, geopolítica e o futuro do agronegócio no cenário nacional e internacional

A Capital Nacional do Agronegócio receberá um dos principais nomes do debate político e ambiental brasileiro. O ex-ministro, ex-presidente da Câmara dos Deputados e escritor Aldo Rebelo confirmou presença como um dos palestrantes do GAFFFF (Global Agribusiness, Food, Festival & Forum), que será realizado entre os dias 23 e 26 de julho, no Parque Tecnológico Luiz Giroletti, em Sorriso (MT).

Reconhecido nacionalmente por sua atuação como relator do Código Florestal Brasileiro, Rebelo participará do Fórum Global do evento no dia 25 de julho, às 16h, quando abordará as perspectivas, os desafios e o futuro do agronegócio como um dos principais motores da economia brasileira. O debate deverá tratar de temas como segurança jurídica, segurança institucional e o papel estratégico do agronegócio brasileiro no cenário geopolítico mundial.

Além da programação voltada aos debates sobre inovação, economia, sustentabilidade e políticas públicas, o GAFFFF contará com feira de tecnologia agrícola, a tradicional experiência gastronômica da Arena de Fogo e uma ampla programação de entretenimento. Entre os destaques estão uma etapa da PBR (Professional Bull Riders) e shows nacionais com artistas como Luan Santana e Wesley Safadão, tornando Sorriso palco de um dos maiores eventos do agronegócio mundial.

Leia Também:  Crianças em tratamento em institutos federais ganham sessão de cinema

Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA