Começa na segunda-feira (17 de novembro), a 18.ª edição das Olímpiadas da Pessoa Idosa. Às 18h, os idosos que disputarão os jogos participam da Caminhada da Alegria, simbolizando assim a Volta Olímpica, no Ginásio Domingão. Às 19h, será feita a abertura oficial do evento esportivo, e, na sequência, entram em quadra os atletas do vôlei adaptado.
Além desta modalidade, que será disputada no Ginásio Domingão, serão promovidas outras competições até o dia 28 de novembro, no Centro de Convivência da Pessoa Idosa. “Tradicionalmente, a volta olímpica é dada sempre após uma competição, celebrando a vitória, no entanto, optamos por abrir a Olimpíada com a nossa Caminhada da Alegria para evidenciar a importância deste momento, quando os idosos poderão mostrar seus talentos, suas habilidades e, o mais importante, viverem momentos de muita integração, alegria, diversão e competição saudável”, explica a coordenadora do Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCPI), Silvana Milan.
Cerca de 250 atletas “master” disputaram animadas partidas de biribol, canastra, três sete, bocha, bolãozinho, sinuca, dança de salão, dominó e resta um. Em todas as modalidades, os participantes da Olimpíada terão o acompanhamento de educadores físicos e toda equipe do CCPI. Depois da abertura com o vôlei adaptado, os jogos recomeçam na terça-feira (18 de novembro) e seguem até dia 28, sempre no período da tarde. As disputas do vôlei adaptado serão no Ginásio Domingão e as demais modalidades, no CCPI.
O encerramento das Olimpíadas, no dia 28, com a dança de salão, entrega de medalhas e a tradicional matinê. A secretária de Assistência Social de Sorriso, Daniela Marsola Stel lembra que a torcida é muito importante. “Com certeza a participação da família e dos amigos para torcer por nossos atletas fará a diferença e tornará ainda mais especial estes momentos”, convida, enaltecendo a participação dos representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi) neste processo. “A participação do conselho é fundamental, pois ajuda não somente a consolidar os direitos da pessoa idosa, como estimular a promoção da saúde dos nossos idosos, tanto no aspecto físico quanto no aspecto emocional”, completa.