Sinop

Workshop gratuito sobre inteligência emocional será nesta quarta-feira (24)

Publicado em

Continuam abertas as vagas para participar do workshop em inteligência emocional, promovido de forma gratuita pelo Sine. O evento de qualificação profissional será nessa quarta-feira (24), a partir das 8h30, na ADESTEC.

Para se inscrever basta acessar o site oficial da Prefeitura Municipal pelo link https://sistema.sinop.mt.gov.br/Login/. O workshop é aberto ao público e terá duração de três horas, das 8h30 às 11h30.

Na última quarta-feira (17) ocorreu o primeiro workshop do ano, o evento reuniu cerca de 60 participantes, que puderam aperfeiçoar a oratória, aprender novas técnicas de apresentação em público, autoconfiança e outros temas relacionados à comunicação.

O Sine faz parte da pasta do Trabalho, da secretaria de Assistência Social, além de ofertar vagas de emprego à população diariamente, incentiva e promove as capacitações, treinamentos e eventos de aperfeiçoamento profissional, em parceria com empresários e outras instituições, para melhorar a oferta de mão de obra qualificada em Sinop e também preparar novos empreendedores.

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

Leia Também:  Israel: Biden se reúne com Netanyahu e fala sobre ataque em hospital

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sinop

Relatório reforça mobilização pela emancipação da UFMT Sinop

Published

on

O prefeito Roberto Dorner recebeu o Relatório Situacional do Ensino Superior de Sinop, documento técnico elaborado de forma conjunta pela Prefeitura de Sinop, Câmara Municipal e União das Entidades de Sinop (Unesin), por meio da comissão pró-emancipação da UFMT Sinop. O material reúne dados, análises institucionais e um diagnóstico detalhado do cenário educacional da região, servindo como instrumento estratégico para fortalecer as articulações em defesa da emancipação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Sinop.

A entrega oficial do relatório foi realizada na última sexta-feira (19), pelo presidente da Unesin, Luiz Fernando Aranda, juntamente com o empresário e conselheiro consultivo da entidade, Cleyton Laurindo. O documento evidencia a relevância estratégica de Sinop para o ensino superior no Norte de Mato Grosso e aponta que o município reúne condições estruturais, acadêmicas e regionais para sediar uma universidade federal autônoma.

O relatório é resultado de um esforço conjunto entre instituições públicas e entidades representativas da sociedade civil, consolidando uma construção coletiva voltada ao fortalecimento do ensino superior regional. A participação ativa da Prefeitura de Sinop na elaboração do material reforça o compromisso da gestão municipal com pautas estruturantes para o desenvolvimento educacional, econômico e social do município e de toda a região norte do estado.

Leia Também:  Israel: Biden se reúne com Netanyahu e fala sobre ataque em hospital

Ao receber o relatório, o prefeito Roberto Dorner reafirmou o compromisso da administração municipal com a pauta da emancipação e com o fortalecimento do ensino superior público. O município tem defendido a necessidade de ampliar a autonomia universitária em Sinop, considerando o papel estratégico da cidade como polo regional de educação, desenvolvimento e inovação.

Também participaram da reunião o secretário municipal de Governo e Planejamento Estratégico, Klayton Gonçalves, e o procurador-geral do Município, Ivan Schneider.

**Histórico da mobilização**

A emancipação do campus da UFMT em Sinop é uma reivindicação antiga da sociedade regional. Em 2021, o município sediou um importante evento pró-emancipação da universidade, realizado na Câmara Municipal, com a presença do então ministro da Educação, Milton Ribeiro. Na ocasião, já se discutia a criação de uma universidade federal autônoma para atender Sinop e dezenas de municípios da região.

Mais recentemente, no final de 2025, foi criado o Comitê Pró-Emancipação da UFMT Sinop, reunindo representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, Unesin e diversas instituições parceiras. A mobilização resultou na elaboração de um manifesto em defesa da emancipação do campus, posteriormente encaminhado ao Governo Federal e à bancada parlamentar de Mato Grosso.

Leia Também:  Junho Vermelho: UCT Sinop abre neste sábado (20) para receber doações de sangue

Com o novo relatório em mãos, a mobilização ganha ainda mais consistência técnica e institucional. O documento fortalece as discussões e amplia as articulações políticas em busca da criação de uma universidade federal autônoma em Sinop, consolidando uma pauta estratégica para o futuro da educação superior em toda a região.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Karoline Kuhn

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA