Sinop

Sinop vence campeonato e conquista vaga inédita na Taça Brasil de Futsal

Publicado em

Sinop (Assif), equipe feminina, se tornou campeã do campeonato Taça Mato-grossense de Futsal, neste domingo (26), ao vencer Várzea Grande (Arena) pelo placar de 5×3. Esse é o principal campeonato de futsal feminino adulto do estado de Mato Grosso e é organizado pela Federação Mato-grossense de Futsal. Essa é a primeira vez que o município conquista o título e, consequentemente, o acesso à Taça Brasil de Futsal 2026.
 
O torneio começou na sexta com a participação de oito equipes que compõem a federação. As semifinais aconteceram na manhã de domingo e as finais no período da tarde. Com a vitória Sinop se destaca no futsal mato-grossense e, principalmente, no cenário nacional, pois de Mato Grosso apenas um time disputa a competição nacional. O treinador da equipe, Jonatas Wiedemann, comemora a conquista.
 
“A Taça Mato Grosso, que é o principal campeonato de futsal feminino adulto do Estado do Mato Grosso, ela é importantíssima porque ela é quem dá as vagas nas competições nacionais promovidas pela Confederação Brasileira de Futsal, ou seja, o que tem de melhor no futsal brasileiro. O Estado do Mato Grosso tem um representante. Então, sagrando-se campeão dessa competição, Sinop passa a ocupar uma vaga de destaque na modalidade nacional. Uma vez que, para o ano que vem, nós seremos representantes do Estado nessa competição nacional. O futsal feminino, tem crescido muito nos últimos anos, tem ganhado um grande destaque”, disse.
 
Para o treinador a conquista do campeonato e o acesso à etapa brasileira se deve à qualidade técnica e esforço das atletas. “A gente ficou muito feliz pela conquista e, principalmente, dentro da equipe. A gente conseguiu montar uma equipe muito forte com vários reforços em algumas posições, mas a gente fica muito feliz porque dentro da nossa equipe nós temos destaques que foram muito fundamentais durante a competição aqui, que são sinopenses, tanto de nascimento quanto de coração, porque estão aqui conosco desde pequenas, nasceram aqui e amam Sinop, defendem só Sinop nas competições, então a gente fica muito feliz e orgulhoso pelo trabalho que foi feito até chegar nesse nível de representação”, comentou ele.
 
O sonho agora, é ter um bom desempenho na competição nacional, lutar pelo título, e trazer a realização e um evento desse para o município, diz Wiedemann. “Agora é trabalhar para que a gente possa participar. Apresentar bem o estado e a cidade de Sinop, e por que não sonhar em trazer uma competição dessa aqui para Sinop? A gente deu o primeiro passo com a conquista e a garantia da vaga, e agora é trabalhar para manter a equipe e sonhar mais alto ainda”, avaliou ele.
 
O diretor de Esporte, Rudy Roger, avalia positivamente o desenvolvimento da equipe e destaca a evolução das técnicas por parte das atletas. “É perceptível a evolução de nossas atletas, nesses últimos três anos. Nessa final elas usaram de muita técnica em quadra e conseguiram o título inédito para cidade. Mérito todo do técnico e de cada jogadora que se entregaram para trazer essa vitória para o município e colocar a cidade no cenário nacional, também, no futsal. A Prefeitura tem desenvolvido um papel muito importante nesse processo, que é apoiar nossos atletas, dando todo o suporte necessário para as competições”, avaliou.
 
A data e local da competição nacional, Taça Brasil de Futsal, ainda será definida pela Confederação Brasileira de Futsal.

Leia Também:  Duplicação e melhorias na BR-163 serão temas de encontro entre Dorner, Pivetta, deputados e prefeitos da região em Sinop

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sinop

Prefeitura de Sinop promove capacitação em Libras para profissionais da saúde com foco na inclusão

Published

on

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, concluiu nesta sexta-feira (31) uma capacitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) voltada a profissionais da saúde que atuam nas farmácias do município. O curso, realizado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Mato Grosso (Senac-MT), teve duração de 30 horas e contou com a participação de cerca de dez profissionais da rede municipal.

A formação teve como objetivo aprimorar o atendimento às pessoas surdas para promover mais acessibilidade e inclusão nos serviços públicos de saúde. Durante duas semanas, as participantes receberam orientações práticas e teóricas sobre o uso da Libras em situações cotidianas de atendimento nas farmácias regionais.

A diretora da Assistência Farmacêutica da Prefeitura de Sinop, Ana Paula Muller, destacou que a capacitação foi pensada a partir da demanda observada nas unidades de atendimento. “Hoje a população é atendida nas farmácias regionais na dispensação de medicamentos, então essa importância vem da inclusão desses pacientes que precisam do idioma Libras para comunicação. Essa necessidade surgiu diretamente do contato com esses pacientes”, explicou.

Ela ressaltou ainda que a formação foi intensa e direcionada às demandas específicas do atendimento farmacêutico. “Foram duas semanas de capacitação, com foco exclusivo na dispensação de medicamentos. Esse foi o objetivo principal neste momento. Estiveram presentes dez profissionais de diversas farmácias regionais e, com o tempo, no futuro próximo, pretendemos ampliar essas capacitações para mais servidores”, afirmou Ana Paula.

Leia Também:  Duplicação e melhorias na BR-163 serão temas de encontro entre Dorner, Pivetta, deputados e prefeitos da região em Sinop

O gerente do Senac Sinop, Thiago Lanci, ressaltou a importância da parceria com a Prefeitura e o impacto positivo da iniciativa. “É um prazer receber mais uma vez a Prefeitura de Sinop aqui no Senac. Nós já temos uma parceria muito forte com o município na área do turismo, por meio do Qualifica Turismo, e agora tivemos a oportunidade de estender nossos serviços à Secretaria de Saúde. A Libras é um idioma que se faz necessário para todo tipo de atendimento e cuidado. Ter acessibilidade é essencial e o Senac está aqui para servir à comunidade. Quando trabalhamos junto com instituições como a Prefeitura de Sinop, quem ganha é a população”, destacou o gerente.

A farmacêutica Emily Nunes, uma das participantes do curso, afirmou que a capacitação gerou novos conhecimentos e reforçou a importância da inclusão. “Eu achei muito importante essa capacitação. Já tinha ouvido falar sobre Libras, mas nunca tinha me aprofundado no assunto. Percebi o quanto é necessária essa comunicação com os pacientes no dia a dia das unidades de saúde. Estou muito feliz em ter aprendido Libras e em poder me comunicar melhor com os nossos pacientes, para que se sintam acolhidos”, contou.

Leia Também:  Definido campeão da Copa Paulinho Pará de futebol sete 2023

Emily também destacou o impacto do aprendizado no relacionamento com o público surdo. “A questão do acolhimento é fundamental. Esse curso mostrou que, com gestos simples e boa vontade, conseguimos criar um ambiente mais inclusivo e humano dentro das unidades de saúde”, completou.

A farmacêutica Cristiane Hoscher também participou da formação e afirmou que o conteúdo trabalhado durante os dias de capacitação vai melhorar seus atendimentos. “Estamos bem engajados nessa inclusão. No mês passado, atendi dois pacientes com deficiência auditiva e foi muito gratificante conseguir me comunicar com o básico. Agora, o curso aprimorou os meus conhecimentos e me deixou ainda mais motivada. Sou muito grata também pela professora, que foi maravilhosa e sempre disposta a ensinar. Quando se ama o que faz, tudo se torna diferente”, afirmou.

Segundo a diretora da Assistência Farmacêutica da Prefeitura de Sinop, Ana Paula Muller, o objetivo da pasta é ampliar a oferta de capacitações em Libras para outras áreas da saúde municipal e melhorar a acessibilidade e a inclusão no atendimento ao público.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA