Sinop

Projeto Bombeiros do Futuro forma 48 alunos da rede pública de Sinop

Publicado em

Na noite desta terça-feira (12), 48 crianças receberam o certificado de conclusão do Projeto Social Bombeiros do Futuro, em cerimônia realizada na Câmara Municipal de Sinop. A iniciativa é fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal e o Corpo de Bombeiros Militar e atende alunos da rede pública em situação de vulnerabilidade social, com idades entre 9 e 12 anos. O programa é desenvolvido pelo 4º Batalhão de Bombeiros Militar e busca fortalecer valores de cidadania, civismo e formação humanística.
 
A secretária de Assistência Social, Sinéia Abreu, destacou que a ação integra a política municipal de apoio à infância e juventude. “É muito importante a participação da Prefeitura no projeto, até por uma determinação do prefeito Roberto Dorner e do vice Paulinho. Nós fazemos essas parcerias e vemos que as crianças recebem toda a instrução do Corpo de Bombeiros. É uma ação que promove a criança e o adolescente. Além da Prefeitura atuar com a cessão do local e equipe responsável pela logística no Centro de Convivência Dona Zezé, o projeto também é mantido pelo Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, que investe recursos para promover essa iniciativa que atende as nossas crianças”, afirmou.
 
Segundo o comandante do 3º Comando Regional de Bombeiros Militar (CRBM-3), coronel Fernando Duarte Santana, durante o curso, os alunos participam de atividades que estimulam o respeito, a disciplina, o trabalho em equipe e a empatia. “Esse projeto social é uma parceria do Corpo de Bombeiros, da Prefeitura Municipal e de algumas empresas privadas que possibilita que nós possamos atender essas crianças com noções básicas de bombeiro militar. Por meio da empatia, conseguimos atrair essas crianças para esse projeto social e temos tido muito sucesso. O principal deles é que nenhuma criança que passou por outras edições entrou no mundo do crime”, disse.
 
O coronel ressaltou que o programa também abre horizontes profissionais. “Durante as instruções, elas têm contato com diversas profissões, o que as alerta para um mundo muito maior e cheio de possibilidades. Trabalhamos também a inteligência emocional, incentivando pais e filhos a se expressarem mais. Um simples ‘eu te amo’ dentro da família, que parece algo básico, muitas vezes não acontece. Quando colocamos pais e filhos juntos numa sala, percebemos o quanto isso pode ser transformador”, afirmou.
 
De acordo com o comandante, a formatura representa a conclusão de meses de dedicação e é muito esperada pelos participantes. “Esse momento é a coroação do projeto. As crianças esperam por ele com ansiedade, mas também com tristeza, porque o projeto acaba. Alguns alunos do projeto continuam como monitores na edição seguinte, mas a maioria precisa abrir espaço para novos participantes”, pontuou o coronel.
 
A aluna Jhulia Eduarda Generoso disse que a experiência de participar do projeto Bombeiro do Futuro foi marcante e inesquecível. “Eu achei o projeto muito legal, que valeu muito a pena e que várias crianças podiam participar também. Eu queria fazer tudo de novo, mas vai acabar e eu não queria que acabasse”, contou.
 
Ao longo da formação, as crianças participam de atividades que envolvem noções de primeiros socorros, prevenção de incêndios, cidadania e civismo. As ações complementam a formação escolar e familiar com foco no desenvolvimento humano e social.

Leia Também:  Lançado Programa Saúde na Escola em Sinop

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sinop

Prefeitura de Sinop entrega 35 equipamentos para fortalecer a agricultura familiar do município

Published

on

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realizou nesta quinta-feira (25) a entrega de 35 equipamentos para fortalecer a agricultura familiar do município. A solenidade ocorreu na sede da Cooperativa da Agricultura Familiar de Sinop (Cooperafs) e reuniu agricultores, representantes do Executivo, do Legislativo, lideranças rurais e entidades ligadas ao setor.

Os equipamentos beneficiarão associações e cooperativas da agricultura familiar, com foco na ampliação da capacidade de produção, na mecanização das pequenas propriedades e no incentivo à agroindustrialização. Entre os itens entregues estão 12 motocultivadores (tratoritos), 12 carretas simples (carretinhas), cinco trituradores de grãos secos, três despolpadeiras industriais de frutas, duas envasadoras/embaladoras automáticas e um perfurador de solo.

As entregas contemplaram entidades como a Associação Feira da Agricultura Familiar de Sinop (AFAFS), Cooperativa da Agricultura Familiar de Sinop (Cooperafs), Cooperativa Agropecuária Mista dos Produtores Rurais de Sinop, Funvida Nossa Senhora de Fátima, Centro de Restauração de Vidas Ebenezer, Associação dos Feirantes de Sinop, Associação das Mulheres da Agricultura Familiar Loni Schumann, Associação Cantinho da Floresta, Associação Comunitária Rural Brígida, Associação de Mulheres Produtoras Rurais da Gleba Mercedes V e Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Comunidade Gleba Mercedes V.

O vice-prefeito Paulinho Abreu destacou que os investimentos reforçam o trabalho desenvolvido pelo município em apoio aos pequenos produtores e reconheceu as parcerias firmadas para ampliar os investimentos no setor. “Muito importante essa entrega. São 12 implementos para a agricultura familiar, além de tudo que o município já tem conseguido destinar para a agricultura familiar. Sinop é uma cidade que tem vocação para pequenas propriedades. Então, existem muitas pessoas que sobrevivem e vivem do campo, além de produzir alimento de qualidade. A Prefeitura tem sempre focado em atender as demandas dessa classe e fortalecer o setor”, afirmou.

Leia Também:  Lançado Programa Saúde na Escola em Sinop

O vice-prefeito também agradeceu o apoio de parlamentares e do Governo do Estado na destinação de recursos para o município. “Agradeço ao Governo do Estado, ao deputado Dilmar Dal Bosco, aos deputados federais, como o Juarez Costa, ao senador Jayme Campos e ao ministro Carlos Fávaro, que têm sempre destinado recursos para infraestrutura, mas também para a agricultura em nível federal para o nosso município. É importante enaltecer o trabalho de todos em prol desse setor tão importante no nosso município, que deve se fortalecer cada vez mais para dar qualidade de vida ao campo, qualidade de vida na alimentação da população e renda, para que todos os nossos produtores se fortaleçam cada vez mais”, disse.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Pedro Serafini, explicou que parte dos equipamentos foi conquistada por meio de parceria com o Governo de Mato Grosso e outra parte foi adquirida com recursos próprios do município, resultado de economia realizada pela secretaria. “Nós estamos entregando hoje equipamentos que conquistamos junto ao deputado estadual Dilmar Dal Bosco e junto à Secretaria de Agricultura Familiar do Estado de Mato Grosso. São equipamentos para a futura indústria da agricultura familiar, na transformação da fruta em suco e polpa. Com recursos próprios, economizamos e, seguindo a determinação do prefeito Roberto e do vice-prefeito Paulinho, acabamos adquirindo 12 tratoritos com carretinha e enxada automática para atender os pequenos produtores rurais”, pontuou.

O deputado estadual Dilmar Dal Bosco afirmou durante o evento que os investimentos na agricultura familiar cresceram nos últimos anos. “Primeiramente, agradeço a Deus a oportunidade de voltar aqui à nossa cidade de Sinop. Eu, atentamente, tenho colocado ao Governo do Estado de Mato Grosso a importância do investimento na agricultura familiar. Estou no quarto mandato e nunca tinha visto o Governo investir tanto na agricultura familiar. Nós já destinamos mais de R$ 800 milhões em entregas para a agricultura familiar nos 142 municípios de Mato Grosso. Para mim, é importante quando o estado investe na agricultura familiar”, disse o deputado estadual.

Leia Também:  Maio Laranja mobiliza Sinop no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

O presidente da Cooperativa da Agricultura Familiar de Sinop (Cooperafs), Luis Carlos Cortes, ressaltou que os equipamentos representam um avanço para os cooperados. “Essa entrega é muito gratificante. Quando falamos em cooperativismo, isso vai dar uma importância grande para os nossos cooperados. Nós estamos com mais de 120 cooperados hoje na cooperativa. Para eles, essa entrega brilhou os olhos. A gente sempre gosta de fazer o bem para todo mundo. Outra questão também é agradecer a oportunidade do seu Roberto, do Paulinho e dos próprios vereadores, pelo esforço para buscar recursos para a agricultura familiar”, agradeceu.

O presidente da Câmara Municipal de Sinop, Moisés do Jardim do Ouro, destacou que a aquisição dos motocultivadores ocorreu com recursos próprios da Prefeitura e reforçou o impacto dos equipamentos para os pequenos produtores. “O recurso para a entrega desses 12 tratoritos é recurso próprio da Prefeitura, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Uma economia de R$ 170 mil possibilitou a compra dos 12 tratoritos. Isso vai trazer uma agilidade muito maior para o pequeno agricultor. Parece uma ação pequena, um tratorito desse parece pouca coisa, mas não é pouco. Para quem está lá na ponta, isso fomenta a agricultura familiar. Parabéns a todos os envolvidos que possibilitaram atender hoje essas comunidades, que representam vários moradores e vários pequenos produtores da agricultura”, afirmou o vereador.

Confira mais fotos dessa importante entrega: https://www.flickr.com/photos/prefeituradesinop/albums/72177720334398638

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA