Sinop

Prefeitura realiza 1ª edição do Festival do Campo na Gleba Mercedes neste sábado (16)

Publicado em

A Prefeitura Municipal de Sinop, por meio da Diretoria de Cultura, realiza neste sábado (16), o 1° Festival do Campo de Sinop, (FESCAMPO) no Núcleo Campos Novos, na Gleba Mercedes, a partir das 19h. O festival irá contemplar os melhores da noite, com premiações para os três primeiros colocados de cada categoria, seja na adulto, para maiores de 16 anos ou Infanto-Juvenil, com idade mínima de 12 anos e máxima de 15 anos.

Estão participando concorrentes das localidades rurais e ambas as modalidades irão concorrer em qualquer estilo ou gênero musical. Nas respectivas categorias, somente serão permitidas obras musicais interpretadas no idioma nacional.

“Um festival de música celebra a diversidade cultural e musical que temos em nossa comunidade. Em um único evento, podemos destacar uma ampla gama de gêneros musicais. Isso enriquece nosso panorama cultural e permite que as pessoas experimentem diferentes formas de arte. Além disso, um festival de música é uma plataforma essencial para artistas locais. As pessoas se reúnem para compartilhar uma paixão pela música, criando laços e conexões entre os moradores. Também oferece uma oportunidade para famílias e amigos desfrutarem de momentos especiais juntos”, destacou a Diretora de Cultura, Professora Branca.

Leia Também:  Sinop Criativa: Casa do Artesão promove festival com oficinas gratuitas neste sábado (21) e domingo (22)

Os vencedores e vencedoras do 1° FESCAMPO receberão o valor de aproximadamente R$15 mil em premiações distribuídas de acordo com a classificação nas categorias abaixo:

I – Categoria Interpretação – Adulto:

DESCRIÇÃO DO PRÊMIO

1º Lugar 1 Televisor 55º polegadas

2º Lugar 1 Televisor 43º polegadas

3º Lugar 1 Televisor 32º polegadas

II – Categoria Interpretação – Infanto-Juvenil:

DESCRIÇÃO DO PRÊMIO

1º Lugar 1 Televisor 55º polegadas

2º Lugar 1 Televisor 43º polegadas

3º Lugar 1 Televisor 32º polegadas

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sinop

Relatório Situcional do Ensino Superior reforça mobilização pela emancipação da UFMT Sinop

Published

on

O prefeito Roberto Dorner recebeu o Relatório Situacional do Ensino Superior de Sinop, documento técnico elaborado de forma conjunta pela Prefeitura de Sinop, Câmara Municipal e União das Entidades de Sinop (Unesin), por meio da comissão pró-emancipação da UFMT Sinop. O material reúne dados, análises institucionais e um diagnóstico detalhado do cenário educacional da região, servindo como instrumento estratégico para fortalecer as articulações em defesa da emancipação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Sinop.

A entrega oficial do relatório foi realizada na última sexta-feira (19), pelo presidente da Unesin, Luiz Fernando Aranda, juntamente com o empresário e conselheiro consultivo da entidade, Cleyton Laurindo. O documento evidencia a relevância estratégica de Sinop para o ensino superior no Norte de Mato Grosso e aponta que o município reúne condições estruturais, acadêmicas e regionais para sediar uma universidade federal autônoma.

O relatório é resultado de um esforço conjunto entre instituições públicas e entidades representativas da sociedade civil, consolidando uma construção coletiva voltada ao fortalecimento do ensino superior regional. A participação ativa da Prefeitura de Sinop na elaboração do material reforça o compromisso da gestão municipal com pautas estruturantes para o desenvolvimento educacional, econômico e social do município e de toda a região norte do estado.

Leia Também:  2ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires abre as comemorações do Festeja

Ao receber o relatório, o prefeito Roberto Dorner reafirmou o compromisso da administração municipal com a pauta da emancipação e com o fortalecimento do ensino superior público. O município tem defendido a necessidade de ampliar a autonomia universitária em Sinop, considerando o papel estratégico da cidade como polo regional de educação, desenvolvimento e inovação.

Também participaram da reunião o secretário municipal de Governo e Planejamento Estratégico, Klayton Gonçalves, e o procurador-geral do Município, Ivan Schneider.

Histórico da mobilização

A emancipação do campus da UFMT em Sinop é uma reivindicação antiga da sociedade regional. Em 2021, o município sediou um importante evento pró-emancipação da universidade, realizado na Câmara Municipal, com a presença do então ministro da Educação, Milton Ribeiro. Na ocasião, já se discutia a criação de uma universidade federal autônoma para atender Sinop e dezenas de municípios da região.

Mais recentemente, no final de 2025, foi criado o Comitê Pró-Emancipação da UFMT Sinop, reunindo representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, Unesin e diversas instituições parceiras. A mobilização resultou na elaboração de um manifesto em defesa da emancipação do campus, posteriormente encaminhado ao Governo Federal e à bancada parlamentar de Mato Grosso.

Leia Também:  Seduc realiza corrida de rua em comemoração ao Dia do Professor no próximo domingo (13)

Com o novo relatório em mãos, a mobilização ganha ainda mais consistência técnica e institucional. O documento fortalece as discussões e amplia as articulações políticas em busca da criação de uma universidade federal autônoma em Sinop, consolidando uma pauta estratégica para o futuro da educação superior em toda a região.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Karoline Kuhn

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA