Sinop

Prefeitura de Sinop promove edição especial do Domingo na Praça no estádio Gigante do Norte

Publicado em

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, realiza neste domingo (30), a partir das 16h, mais uma edição do projeto Domingo na Praça, desta vez no Estádio Massami Uriu (Gigante do Norte). A iniciativa busca oferecer uma tarde dedicada ao lazer, à recreação e às atividades esportivas para fortalecer o vínculo entre as famílias e ampliar o acesso da comunidade a práticas saudáveis.
 
A programação conta com atividades como xadrez, mini bocha, frescobol, badminton, dominó, pula-corda, chute ao alvo, voleibol recreativo, bambolês, mini basquete e golzinho. O objetivo é criar um ambiente acolhedor, acessível e divertido, no qual crianças, jovens e adultos possam vivenciar diferentes atividades sem custo e usufruir de um espaço público de referência no município.
 
O secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Gabriel Vasconcelos, destacou que o projeto busca ampliar oportunidades de convivência e estimular hábitos saudáveis na população. “O Domingo na Praça funciona como um convite para que as famílias aproveitem uma tarde diferente, com opções variadas de brincadeiras e esportes que atendem crianças, jovens e adultos. O nosso objetivo é proporcionar um ambiente onde as crianças possam brincar, se divertir e se movimentar, enquanto os pais acompanham e participam”, disse.
 
O projeto já percorreu diferentes regiões do município, com edições anteriores no Residencial Nico Baracat e no Residencial Daury Riva. A Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo reforça que o evento no Gigante do Norte contará com estrutura organizada para receber toda a população, com entrada gratuita e atividades pensadas para diferentes interesses.

Leia Também:  Sinop reforça atuação preventiva e cobra maior apoio no combate à violência infantil

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sinop

Relatório reforça mobilização pela emancipação da UFMT Sinop

Published

on

O prefeito Roberto Dorner recebeu o Relatório Situacional do Ensino Superior de Sinop, documento técnico elaborado de forma conjunta pela Prefeitura de Sinop, Câmara Municipal e União das Entidades de Sinop (Unesin), por meio da comissão pró-emancipação da UFMT Sinop. O material reúne dados, análises institucionais e um diagnóstico detalhado do cenário educacional da região, servindo como instrumento estratégico para fortalecer as articulações em defesa da emancipação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Sinop.

A entrega oficial do relatório foi realizada na última sexta-feira (19), pelo presidente da Unesin, Luiz Fernando Aranda, juntamente com o empresário e conselheiro consultivo da entidade, Cleyton Laurindo. O documento evidencia a relevância estratégica de Sinop para o ensino superior no Norte de Mato Grosso e aponta que o município reúne condições estruturais, acadêmicas e regionais para sediar uma universidade federal autônoma.

O relatório é resultado de um esforço conjunto entre instituições públicas e entidades representativas da sociedade civil, consolidando uma construção coletiva voltada ao fortalecimento do ensino superior regional. A participação ativa da Prefeitura de Sinop na elaboração do material reforça o compromisso da gestão municipal com pautas estruturantes para o desenvolvimento educacional, econômico e social do município e de toda a região norte do estado.

Leia Também:  Secretário de Estado destaca importância do Festeja Sinop para atrair visitantes e fomentar comércio e turismo

Ao receber o relatório, o prefeito Roberto Dorner reafirmou o compromisso da administração municipal com a pauta da emancipação e com o fortalecimento do ensino superior público. O município tem defendido a necessidade de ampliar a autonomia universitária em Sinop, considerando o papel estratégico da cidade como polo regional de educação, desenvolvimento e inovação.

Também participaram da reunião o secretário municipal de Governo e Planejamento Estratégico, Klayton Gonçalves, e o procurador-geral do Município, Ivan Schneider.

**Histórico da mobilização**

A emancipação do campus da UFMT em Sinop é uma reivindicação antiga da sociedade regional. Em 2021, o município sediou um importante evento pró-emancipação da universidade, realizado na Câmara Municipal, com a presença do então ministro da Educação, Milton Ribeiro. Na ocasião, já se discutia a criação de uma universidade federal autônoma para atender Sinop e dezenas de municípios da região.

Mais recentemente, no final de 2025, foi criado o Comitê Pró-Emancipação da UFMT Sinop, reunindo representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, Unesin e diversas instituições parceiras. A mobilização resultou na elaboração de um manifesto em defesa da emancipação do campus, posteriormente encaminhado ao Governo Federal e à bancada parlamentar de Mato Grosso.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop mantém serviço de limpeza urbana com remoção de entulhos

Com o novo relatório em mãos, a mobilização ganha ainda mais consistência técnica e institucional. O documento fortalece as discussões e amplia as articulações políticas em busca da criação de uma universidade federal autônoma em Sinop, consolidando uma pauta estratégica para o futuro da educação superior em toda a região.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Karoline Kuhn

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA