Sinop

Prefeitura de Sinop lança calendário esportivo municipal de 2026; confira

Publicado em

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, anunciou na noite de quinta-feira (29) o calendário esportivo municipal de 2026, com uma agenda que se estende de fevereiro a dezembro e prevê competições, festivais e ações em diferentes regiões da cidade. A iniciativa busca consolidar o esporte como eixo estratégico de inclusão social, formação de atletas e estímulo à economia local.

Para o vice-prefeito Paulinho Abreu, o calendário representa um novo patamar de organização e investimento público. “Este é o ponto de partida do nosso calendário esportivo. Já em fevereiro teremos competições relevantes, como a Copa Marcelinho Boiadeiro, além de novidades como a etapa municipal de futebol e vôlei de praia e a maratona esportiva. Iniciamos o ano com uma agenda completa e garantimos, em todos os meses, no mínimo três a quatro competições voltadas à população, aos jovens e aos atletas, com presença do esporte nos bairros de Sinop”, afirmou.

Paulinho Abreu destacou ainda o fortalecimento institucional da área. “O esporte vive um ciclo de crescimento. A transformação da diretoria em secretaria garantiu mais autonomia administrativa e mais recursos. O município prepara um credenciamento para a contratação de novos profissionais para ampliar o número de modalidades e expandir o atendimento”, completou.

Leia Também:  PreviSinop terá eleição complementar para o Conselho Fiscal na próxima terça-feira (17)

O secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Gabriel Vasconcelos, ressaltou o papel do calendário como instrumento de planejamento e integração. “Divulgamos o calendário oficial de eventos esportivos da Prefeitura de Sinop com apoio de parcerias firmadas com instituições sem fins lucrativos, clubes, associações, federações e confederações. Sinop se consolidou como polo estadual de esporte, cultura e turismo e essa integração fortalece nossa identidade e amplia o alcance das ações”, pontuou.

Segundo o secretário, a proposta é manter a cidade em movimento ao longo de todo o ano. “Nossa meta é assegurar eventos esportivos durante a semana e aos finais de semana, de modo a atender diferentes públicos e modalidades. Sinop tem um perfil esportivo diverso, com ampla participação da comunidade. Em 2026, teremos eventos marcantes, capazes de mobilizar atletas, famílias e visitantes”, disse.

O diretor de Esportes, Rudy Roger, também comentou sobre a ampliação das escolinhas de iniciação esportiva e das atividades culturais no município. “Atualmente, ofertamos dez modalidades nas escolinhas esportivas e trabalhamos com a meta de chegar a dezenove. Para isso, preparamos um chamamento público para credenciamento de profissionais, com previsão de conclusão até o meio do ano”, afirmou.

Programação esportiva

A programação do calendário esportivo municipal de 2026 inclui eventos durante todos os meses, com competições tradicionais e ações voltadas à inclusão social. Entre fevereiro e abril, o município concentra etapas do Circuito Sinop, maratonas esportivas, torneios multiesportivos e eventos como a Copa Marcelinho Boiadeiro, a Seletiva Escolar, a Semana da Mulher e o Circuito Norte de Handebol.

Leia Também:  Previ Sinop avança em processo de auditoria com ação do Controle Interno

Nos meses de maio, junho e julho, o calendário de Sinop conta com a realização dos Jogos do Trabalhador, Jogos Estudantis, Jogos Universitários, Copa Kids, Copa Sinop, Copa Paulinho Pará e a Gincana de Férias. As atividades abrangem diferentes faixas etárias e níveis de competição e buscam estimular a participação de escolas, universidades, bairros e empresas.

Em agosto e setembro, Sinop recebe eventos como a Copa Chucky de Handebol, os Jogos Olímpicos de Sinop, as Paralimpíadas de Sinop, festivais de praia, a Sinop Run Fest e competições interbairros. Já entre outubro e dezembro, o município conta com a Liga Escolar Estudantil, Copa Pasinha, Copa das Gerações, Copa Teen, o tradicional Sinopinho e as etapas finais do Circuito Sinop e dos torneios esportivos.

Cobertura: Lançamento Calendário Esportivo 2026 | Flickr

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sinop

Relatório reforça mobilização pela emancipação da UFMT Sinop

Published

on

O prefeito Roberto Dorner recebeu o Relatório Situacional do Ensino Superior de Sinop, documento técnico elaborado de forma conjunta pela Prefeitura de Sinop, Câmara Municipal e União das Entidades de Sinop (Unesin), por meio da comissão pró-emancipação da UFMT Sinop. O material reúne dados, análises institucionais e um diagnóstico detalhado do cenário educacional da região, servindo como instrumento estratégico para fortalecer as articulações em defesa da emancipação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Sinop.

A entrega oficial do relatório foi realizada na última sexta-feira (19), pelo presidente da Unesin, Luiz Fernando Aranda, juntamente com o empresário e conselheiro consultivo da entidade, Cleyton Laurindo. O documento evidencia a relevância estratégica de Sinop para o ensino superior no Norte de Mato Grosso e aponta que o município reúne condições estruturais, acadêmicas e regionais para sediar uma universidade federal autônoma.

O relatório é resultado de um esforço conjunto entre instituições públicas e entidades representativas da sociedade civil, consolidando uma construção coletiva voltada ao fortalecimento do ensino superior regional. A participação ativa da Prefeitura de Sinop na elaboração do material reforça o compromisso da gestão municipal com pautas estruturantes para o desenvolvimento educacional, econômico e social do município e de toda a região norte do estado.

Leia Também:  Donos de terrenos nos LIC’s Norte e Sul devem atualizar seus cadastros na SEDEC

Ao receber o relatório, o prefeito Roberto Dorner reafirmou o compromisso da administração municipal com a pauta da emancipação e com o fortalecimento do ensino superior público. O município tem defendido a necessidade de ampliar a autonomia universitária em Sinop, considerando o papel estratégico da cidade como polo regional de educação, desenvolvimento e inovação.

Também participaram da reunião o secretário municipal de Governo e Planejamento Estratégico, Klayton Gonçalves, e o procurador-geral do Município, Ivan Schneider.

**Histórico da mobilização**

A emancipação do campus da UFMT em Sinop é uma reivindicação antiga da sociedade regional. Em 2021, o município sediou um importante evento pró-emancipação da universidade, realizado na Câmara Municipal, com a presença do então ministro da Educação, Milton Ribeiro. Na ocasião, já se discutia a criação de uma universidade federal autônoma para atender Sinop e dezenas de municípios da região.

Mais recentemente, no final de 2025, foi criado o Comitê Pró-Emancipação da UFMT Sinop, reunindo representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, Unesin e diversas instituições parceiras. A mobilização resultou na elaboração de um manifesto em defesa da emancipação do campus, posteriormente encaminhado ao Governo Federal e à bancada parlamentar de Mato Grosso.

Leia Também:  UBS’s São Cristóvão e Vindilina I recebem reformas e terão melhorias na infraestrutura

Com o novo relatório em mãos, a mobilização ganha ainda mais consistência técnica e institucional. O documento fortalece as discussões e amplia as articulações políticas em busca da criação de uma universidade federal autônoma em Sinop, consolidando uma pauta estratégica para o futuro da educação superior em toda a região.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Karoline Kuhn

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA