Sinop

Guarda Civil Municipal realiza palestras de conscientização em escola

Publicado em

A Prefeitura de Sinop, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM) de Sinop – ligado à Secretaria de Segurança e Trânsito -, estiveram, na tarde desta quinta-feira (05), na Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino. Na ocasião, os guardas ministraram palestras aos estudantes. Ao todo, a unidade escolar conta com 1.310 alunos, todos do Ensino Médio, e mais de 600 adolescentes participaram das atividades.

Entre os temas abordados, os agentes apresentaram informações e promoveram diálogos de conscientização a respeito de bullying e cyberbullying, drogas, bebidas alcoólicas, violência nas escolas, violência doméstica, papel da GCM nas escolas, uso de celulares no ambiente escolar, além de educação no trânsito.

Conforme explicou o instrutor do Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP), Brayon Erik, a ação faz parte da formação da GCM de Sinop, necessária para que os agentes possam atuar armados. “Durante esse processo, temos as aulas de ronda escolar, e é isso que estamos fazendo aqui hoje: aplicando esse conteúdo de qualidade e fortalecendo a relação GCM-escola. A ronda escolar não é apenas na porta da escola, mas também dentro dela, trabalhando de fato com os problemas escolares, com os anseios da sociedade, a mediação de conflitos e a participação em projetos escolares”, informou.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop implementa ‘bolsões de motos’ no semáforo da Avenida das Figueiras com André Maggi

Geraldo Campagnaro, comandante da GCM, destacou que, além desse processo formativo em andamento, palestras de conscientização vêm sendo realizadas há anos pelos agentes, cumprindo também um papel social da instituição. “Nós levamos informações corretas, que vão fazer a diferença na vida desses jovens, para que, quando eles cheguem à fase adulta, saiam daqui preparados para assumir o mercado de trabalho, a convivência em sociedade e a direção de um veículo, de forma que estejam no caminho certo”, disse.

O comandante ainda ressaltou a importância das campanhas de conscientização nas escolas como uma forma de prevenção. “Nada melhor do que resolver um problema fazendo com que ele não exista, que não aconteça, resolvendo-o ainda na sua gênese, onde ele está nascendo. Dessa forma, teremos cidadãos de bem, que é o que esperamos”, acrescentou Campagnaro.

Estudante da 2ª série do Ensino Médio, Márcio Filho agradeceu pela palestra ministrada pelos agentes e afirmou ter aprendido coisas novas. “Muitas pessoas não sabem que cometem atitudes erradas no dia a dia, como bullying, agressões verbais e cyberbullying. Eu mesmo tinha coisas que não sabia e passei a saber. Isso ajuda a trazer mais conhecimento para a gente, para entendermos o que estamos fazendo de errado e não repetir essas atitudes”, declarou.

Leia Também:  Previ Sinop celebra o Pró-Gestão RPPS Nível IV e amplia horizontes de investimento

A Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino, primeira unidade escolar da história de Sinop, conta com a atuação do setor psicossocial. De acordo com a psicóloga da unidade, Amanda Mazzei, a ação da GCM reforça o trabalho desenvolvido ao longo do ano. “Esses movimentos agregam ao trabalho que realizamos, principalmente no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, responsabilidade, respeito, empatia e na prevenção de violências no ambiente escolar e na vida”, destacou.

Para a diretora da escola, Mariza Sauer, sempre que campanhas de conscientização são desenvolvidas junto aos estudantes, mudanças no comportamento dos jovens são perceptíveis. “Essa parceria com a Guarda Municipal é muito importante para aproximar o jovem da realidade e tratar de temas tão relevantes. Vamos aguardar os próximos dias para que possamos observar os resultados, como já acontece em outras ocasiões”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Weslley Mtchaell

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sinop

Primeiro dia dos Jogos Escolares e Estudantis movimenta ginásios de Sinop; confira a programação desta segunda-feira (22)

Published

on

As primeiras disputas dos Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses – etapa regional Centro-Norte começaram neste domingo (21), em Sinop, com 41 partidas realizadas nas modalidades de basquete, futsal, handebol e vôlei. A competição reúne mais de 1,3 mil atletas de 15 municípios e segue até sexta-feira (26), com jogos distribuídos em seis ginásios do município. Os resultados do primeiro dia de competição estão disponíveis AQUI.

Promovidos pela Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, e pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), os jogos marcam o retorno do município como sede da etapa regional após dez anos.

Participam da competição as delegações de Sinop, Boa Esperança do Norte, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Sorriso, Tapurah, União do Sul e Vera. As equipes disputam vagas para a fase estadual nas categorias de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop divulga cronograma de vacinação itinerante de junho para ampliar cobertura vacinal

No basquete, pela categoria feminina de 15 a 17 anos, Sinop venceu Sorriso por 48 a 10. Entre os meninos da mesma categoria, Sinop superou Lucas do Rio Verde por 49 a 32. Na categoria masculina de 12 a 14 anos, o Colégio Regina Pacis venceu Santa Rita do Trivelato por 110 a 7. No feminino da mesma faixa etária, Sinop derrotou Feliz Natal por 20 a 6.

No futsal, as equipes de Sinop também estrearam com resultados positivos. O Colégio Adventista venceu Boa Esperança do Norte por 5 a 1 na categoria masculina de 12 a 14 anos. O Colégio Alternativo superou Boa Esperança do Norte por 5 a 0 no feminino da mesma categoria. Já na categoria masculina de 15 a 17 anos, Sinop venceu Feliz Natal por 2 a 1 e empatou em 2 a 2 com Boa Esperança do Norte no feminino.

No vôlei, a equipe feminina de 15 a 17 anos de Sinop venceu Itanhangá por 2 sets a 0. No masculino da mesma categoria, derrotou Itanhangá também por 2 sets a 0. O Colégio San Petrus venceu Boa Esperança do Norte por 2 sets a 0 na categoria masculina de 12 a 14 anos, enquanto o Colégio Regina Pacis superou Vera pelo mesmo placar no feminino.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop implementa ‘bolsões de motos’ no semáforo da Avenida das Figueiras com André Maggi

A programação desta segunda-feira (22) prevê mais de 30 partidas nos ginásios Primaveras, Jaime Rovelli, Olímpico José Carlos Pasa, Francisco H. Gimenez (Chicão do Varejão), Benedito Santiago e Luís Carlos Simon. A tabela completa com horários, locais e confrontos pode ser consultada AQUI. A etapa regional Centro-Norte segue até sexta-feira (26) e definirá os representantes da região na fase estadual dos Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA