Sinop

Festeja: Pioneira chegou em Sinop na década de 70 e conta a evolução e o desenvolvimento da cidade

Publicado em

A dona Elza Simão Lopes, moradora de Sinop desde a década de 70, aproveitou o final de semana (domingo, 14 de setembro) para curtir o aniversário da cidade com toda família reunida. Filhos, netos e bisnetos estiveram na praia do cortado aproveitando o Festival de Praia e o show nacional de Matheus Fernandes, em comemoração aos 51 anos de fundação de Sinop.
 
Muito contente ao lado da família, Elza, que hoje tem 10 netos, conta a experiência de quando chegou à cidade e começou a formar a sua história e construir sua família, que hoje é grande. “Vixe, aqui Sinop precisava de muita coisa, hein? Para está o que está hoje… Sinop é a capital, né? Aqui Sinop não tinha nada, era só a avenida dos Mognos [hoje chama-se avenida Governador Júlio Campos]. Tinha a rodoviária, o cinema, o xingú – que era o tempo do xingú, ainda. Aí nós tínhamos a lanchonete, no centro da cidade. Sinop era só barro, era só lama”, contou.
 
A pioneira conta que o primeiro emprego em Sinop foi no Hotel Pepita. “Aí eu cheguei em Sinop e fui trabalhar no Hotel Pepita, que é o do Pedro Pepita. Trabalhei, também, muito tempo com o seu Plínio Callegaro. Sinop, agora, é maravilhosa, antigamente era só uma avenida, agora, para antes, Sinop está maravilhosa”, comentou.
 
Elza admira a evolução de Sinop ao longo dos anos. “Sinop hoje, está fazendo 51 anos e está muito bonita, Sinop, hoje em dia, hein? Muito grande! Cresceu muito, evoluiu muito, porque não tinha quase nada quando cheguei aqui. Foi o tempo da Cobal, a rodoviária de bambu; ainda aquele tempo, era de guarantã (madeira), feito tudo de guarantã (madeira). O machado era “Casa Machado”, antigamente. Hoje em dia tem, acho, que uns 10 machados”, lembrou ela.
 
A filha mais velha de Elza, tem 45 anos e nasceu em Sinop. “Meus filhos cresceram aqui, a minha filha mais velha, que é a Patrícia, está com 45 anos, nasceu aqui. Aí tem todos meus demais filhos que nasceram aqui, tem os netos; agora tem uns 10 netos ou mais. Tudo daqui de Sinop. Obrigado e parabéns para você!”, disse.
 
O vice-prefeito, Paulinho Abreu, também esteve por lá, acompanhou o momento, comemorou o aniversário de Sinop com a população e recordou que o Festival de Praia, tradicional no município, foi um resgate da gestão.
 
“Encerramos a comemoração do aniversário de Sinop em grande estilo, na Praia do Cortado, que é tradicional. A Prefeitura de Sinop resgatou esse Festival de Praia há três anos e agora a gente está vendo aqui o sucesso disso: praia lotada, grande público e teremos um show nacional com Matheus Fernandes, ainda. Tem muita gente para chegar, a praia já tá lotada e com certeza, já fechando com chave de ouro, esse grande evento que foi o festeja das comemorações do aniversário de Sinop”, disse ele.
 
Festeja Sinop
O Festeja Sinop 2025 é realizado pela Prefeitura de Sinop e recebe apoio da Câmara de Vereadores, Grupo Sinop, Sicoob Norte MT, Mobilize-C – mobilidade zero carbono, Shopping Sinop, Deputado Dilmar Dal Bosco e Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec MT). Toda a programação oficial do Festeja Sinop 2025 pôde ser acompanhada nas redes sociais e no site institucional da Prefeitura.
 
Veja também: Festeja: Matheus Fernandes encerra festividade de aniversário de Sinop e leva milhares de pessoas ao Festival de Praia

Leia Também:  Famílias prestigiam apresentações culturais do Natal dos Sonhos

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Roneir Corrêa

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sinop

Prefeitura de Sinop entrega 35 equipamentos para fortalecer a agricultura familiar do município

Published

on

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, realizou nesta quinta-feira (25) a entrega de 35 equipamentos para fortalecer a agricultura familiar do município. A solenidade ocorreu na sede da Cooperativa da Agricultura Familiar de Sinop (Cooperafs) e reuniu agricultores, representantes do Executivo, do Legislativo, lideranças rurais e entidades ligadas ao setor.

Os equipamentos beneficiarão associações e cooperativas da agricultura familiar, com foco na ampliação da capacidade de produção, na mecanização das pequenas propriedades e no incentivo à agroindustrialização. Entre os itens entregues estão 12 motocultivadores (tratoritos), 12 carretas simples (carretinhas), cinco trituradores de grãos secos, três despolpadeiras industriais de frutas, duas envasadoras/embaladoras automáticas e um perfurador de solo.

As entregas contemplaram entidades como a Associação Feira da Agricultura Familiar de Sinop (AFAFS), Cooperativa da Agricultura Familiar de Sinop (Cooperafs), Cooperativa Agropecuária Mista dos Produtores Rurais de Sinop, Funvida Nossa Senhora de Fátima, Centro de Restauração de Vidas Ebenezer, Associação dos Feirantes de Sinop, Associação das Mulheres da Agricultura Familiar Loni Schumann, Associação Cantinho da Floresta, Associação Comunitária Rural Brígida, Associação de Mulheres Produtoras Rurais da Gleba Mercedes V e Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Comunidade Gleba Mercedes V.

O vice-prefeito Paulinho Abreu destacou que os investimentos reforçam o trabalho desenvolvido pelo município em apoio aos pequenos produtores e reconheceu as parcerias firmadas para ampliar os investimentos no setor. “Muito importante essa entrega. São 12 implementos para a agricultura familiar, além de tudo que o município já tem conseguido destinar para a agricultura familiar. Sinop é uma cidade que tem vocação para pequenas propriedades. Então, existem muitas pessoas que sobrevivem e vivem do campo, além de produzir alimento de qualidade. A Prefeitura tem sempre focado em atender as demandas dessa classe e fortalecer o setor”, afirmou.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop homenageia escolas, professores e estudantes por destaque no Avalia MT

O vice-prefeito também agradeceu o apoio de parlamentares e do Governo do Estado na destinação de recursos para o município. “Agradeço ao Governo do Estado, ao deputado Dilmar Dal Bosco, aos deputados federais, como o Juarez Costa, ao senador Jayme Campos e ao ministro Carlos Fávaro, que têm sempre destinado recursos para infraestrutura, mas também para a agricultura em nível federal para o nosso município. É importante enaltecer o trabalho de todos em prol desse setor tão importante no nosso município, que deve se fortalecer cada vez mais para dar qualidade de vida ao campo, qualidade de vida na alimentação da população e renda, para que todos os nossos produtores se fortaleçam cada vez mais”, disse.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, José Pedro Serafini, explicou que parte dos equipamentos foi conquistada por meio de parceria com o Governo de Mato Grosso e outra parte foi adquirida com recursos próprios do município, resultado de economia realizada pela secretaria. “Nós estamos entregando hoje equipamentos que conquistamos junto ao deputado estadual Dilmar Dal Bosco e junto à Secretaria de Agricultura Familiar do Estado de Mato Grosso. São equipamentos para a futura indústria da agricultura familiar, na transformação da fruta em suco e polpa. Com recursos próprios, economizamos e, seguindo a determinação do prefeito Roberto e do vice-prefeito Paulinho, acabamos adquirindo 12 tratoritos com carretinha e enxada automática para atender os pequenos produtores rurais”, pontuou.

O deputado estadual Dilmar Dal Bosco afirmou durante o evento que os investimentos na agricultura familiar cresceram nos últimos anos. “Primeiramente, agradeço a Deus a oportunidade de voltar aqui à nossa cidade de Sinop. Eu, atentamente, tenho colocado ao Governo do Estado de Mato Grosso a importância do investimento na agricultura familiar. Estou no quarto mandato e nunca tinha visto o Governo investir tanto na agricultura familiar. Nós já destinamos mais de R$ 800 milhões em entregas para a agricultura familiar nos 142 municípios de Mato Grosso. Para mim, é importante quando o estado investe na agricultura familiar”, disse o deputado estadual.

Leia Também:  Previ Sinop supera meta atuarial e fecha 2025 com rentabilidade de 12,83%

O presidente da Cooperativa da Agricultura Familiar de Sinop (Cooperafs), Luis Carlos Cortes, ressaltou que os equipamentos representam um avanço para os cooperados. “Essa entrega é muito gratificante. Quando falamos em cooperativismo, isso vai dar uma importância grande para os nossos cooperados. Nós estamos com mais de 120 cooperados hoje na cooperativa. Para eles, essa entrega brilhou os olhos. A gente sempre gosta de fazer o bem para todo mundo. Outra questão também é agradecer a oportunidade do seu Roberto, do Paulinho e dos próprios vereadores, pelo esforço para buscar recursos para a agricultura familiar”, agradeceu.

O presidente da Câmara Municipal de Sinop, Moisés do Jardim do Ouro, destacou que a aquisição dos motocultivadores ocorreu com recursos próprios da Prefeitura e reforçou o impacto dos equipamentos para os pequenos produtores. “O recurso para a entrega desses 12 tratoritos é recurso próprio da Prefeitura, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Uma economia de R$ 170 mil possibilitou a compra dos 12 tratoritos. Isso vai trazer uma agilidade muito maior para o pequeno agricultor. Parece uma ação pequena, um tratorito desse parece pouca coisa, mas não é pouco. Para quem está lá na ponta, isso fomenta a agricultura familiar. Parabéns a todos os envolvidos que possibilitaram atender hoje essas comunidades, que representam vários moradores e vários pequenos produtores da agricultura”, afirmou o vereador.

Confira mais fotos dessa importante entrega: https://www.flickr.com/photos/prefeituradesinop/albums/72177720334398638

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA