Sinop

Evento Elas por Elas reúne cerca de 300 mulheres em comemoração a semana da mulher

Publicado em

Preparado para destacar o potencial das organizações de Sinop atuantes na causa da mulher, o evento Elas por Elas, realizado na noite desta quarta-feira (6), reuniu cerca de 300 mulheres no Centro de Eventos Dante de Oliveiras. A programação contou com apresentações das entidades envolvidas, que compartilharam sobre suas ações, apresentações culturais e coroação da Miss Universo Sinop.

Estiveram presentes no encontro representantes de oito entidades, entre elas a ACES Mulher, OAB Mulher, Agroligadas, REFECCS, Rede de Enfrentamento e outras, que compartilharam mais sobre as ações desenvolvidas acerca das pautas femininas. Outras participantes foram as mulheres dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos CRAS.

A secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação Scheila Pedroso reforçou a representatividade feminina nos espaços de liderança dentro do município. “O município tem se estruturado cada vez mais para garantir às mulheres de Sinop que elas tenham autonomia emocional, financeira e que também possam alcançar todos os espaços necessários para sua dignidade e qualidade de vida. Nós trabalhamos para a garantia de seus direitos, ofertamos serviços que melhorem a qualidade de vida delas, garantimos que elas tenham acesso a habitação de forma prioritária, acesso a cursos, empreendedorismo e todo fortalecimento da rede de enfrentamento ao combate à violência contra a mulher”, detalhou.

Leia Também:  Chico encerra semana com ações de democratização da Câmara

Para a presidente da BPW Sinop, Cristina Ferri, o evento representa o começo de um novo tempo de fortalecimento do relacionamento entre as entidades de Sinop, que atuam em prol das mulheres. “Estávamos muito ansiosas por esse momento e conseguimos reunir essas mulheres aqui. O principal objetivo a partir daqui é continuar essa união, esse elo, essa ligação entre as associações que Sinop tem, hoje foi só o início desse projeto que queremos continuar trabalhando unidas. A prefeitura é a base para as entidades, a gente precisa da organização governamental para as não governamentais se instalarem. Esse evento foi preparado justamente para isso, para que as mulheres que não conhecem as organizações possam conhecer e na verdade estar junto com a gente”, relatou.

Coroada como Miss Universo Sinop durante o evento, Naila Bózzio, destacou sua felicidade em participar do Elas por Elas. “Um momento muito especial e, quando falamos de fazer a coroação nesse evento, deixou meu coração bem quentinho. Um evento que está nos representando, temos aqui mulheres do agro, comércio, mulheres que trabalham em defesa contra a violência feminina, então estar sendo coroada aqui hoje para mim é uma honra e traz comigo uma grande responsabilidade de representação”, considerou.

Leia Também:  Prefeitura realiza Mutirão da Cidadania para população em situação de rua nesta terça-feira (22)

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sinop

Sinop volta a sediar Jogos Escolares e Estudantis e reúne mais de 1,3 mil atletas de 15 municípios

Published

on

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, e o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), realizaram na noite deste sábado (20) a cerimônia de abertura dos Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses – etapa regional Centro-Norte. O evento ocorreu no Ginásio Olímpico José Carlos Pasa e marcou o retorno da competição ao município após dez anos. A última edição sediada em Sinop ocorreu em 2016.

Ao todo, 15 municípios participam da competição: Sinop, Boa Esperança do Norte, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmem, Santa Rita do Trivelato, Sorriso, Tapurah, União do Sul e Vera. Mais de 1,3 mil atletas disputam vagas para a fase estadual em quatro modalidades coletivas.

As disputas ocorrem em duas categorias. Os Jogos Escolares abrangem estudantes de 12 a 14 anos, enquanto os Jogos Estudantis reúnem atletas de 15 a 17 anos. As modalidades em disputa são basquete, futsal, handebol e vôlei.

O secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Gabriel Vasconcelos, destacou a importância do retorno da competição para o município. “Os Jogos Escolares e Estudantis acontecem todos os anos, desde a década de 1980, e a última vez que Sinop sediou essa competição foi em 2016. Agora, recebemos novamente esse grande evento graças à estrutura esportiva que o município possui. Hoje, Sinop é uma das principais forças do esporte em Mato Grosso e o Governo do Estado contemplou a cidade com essa etapa regional”, afirmou.

Gabriel Vasconcelos também ressaltou a dimensão da competição. “São mais de 1,2 mil atletas participantes e uma grande festa esportiva, que se estende até sexta-feira, quando ocorrerão as finais. É um evento importante para o fortalecimento do esporte e para a valorização dos nossos jovens atletas”, disse.

Leia Também:  Sinop participa de Congresso Internacional sobre Direito Tributário e Financeiro

O diretor de Esportes da Prefeitura de Sinop, Rudy Roger, citou sobre o trabalho da administração municipal para receber as delegações. “Ao todo, são 15 municípios participantes e mais de 1,3 mil atletas. Isso mostra a força de Sinop. A capital do Nortão voltou a ser referência no esporte graças aos investimentos do prefeito Roberto Dorner, do secretário Gabriel Vasconcelos e do trabalho de toda a equipe. Para nós, é um orgulho receber todos esses atletas e seus familiares em uma cidade que é polo do Norte de Mato Grosso”, destacou.

O superintendente de Eventos Esportivos da Secel, Marcelo Cruz, ressaltou a parceria entre estado e município para a etapa regional dos Jogos Escolares e Estudantis. “Foram dez anos sem um evento desse porte em Sinop. É uma grande felicidade retomar essa parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura. Hoje, Sinop possui uma das melhores estruturas esportivas de Mato Grosso e passou muito tempo sem sediar essa competição. Estamos retomando esse trabalho com uma grande abertura e tenho certeza de que todos os municípios que vieram para cá ficaram satisfeitos com a recepção”, afirmou.

Atletas participantes

Representante de Sinop no vôlei, Sophia Bones destacou a emoção de competir em casa. “Eu jogo pelo município de Sinop e é um prazer, além de sediar esse campeonato, também participar dele. Todo atleta sonha em disputar essa competição e conquistar uma vaga para a fase estadual para poder jogar nos Jogos da Juventude. Nós nos preparamos há muito tempo, tanto fisicamente quanto psicologicamente, e as expectativas são altas. Esperamos buscar o título”, afirmou.

Leia Também:  Prefeitura realiza Mutirão da Cidadania para população em situação de rua nesta terça-feira (22)

A atleta Ana Carolina Tetila, de Boa Esperança do Norte, ressaltou a preparação da equipe de futsal. “Tenho 16 anos e jogo futsal. Foi uma semana de muitos treinos e estamos esperando uma grande competição”, disse.

Representante de Feliz Natal no futsal, Jorge Pereira também destacou a preparação do grupo para participar da competição. “Tenho 16 anos, jogo como pivô e fixo. Nós nos preparamos bastante. Recebemos a confirmação da participação e conseguimos nos organizar. Trabalhamos muito para estar aqui. A expectativa está alta e queremos fazer uma boa competição”, afirmou.

Já a atleta Luana Victória, de Lucas do Rio Verde, falou sobre a preparação da equipe de handebol. “Tenho 14 anos e represento a associação de handebol de Lucas do Rio Verde. Nossa preparação teve muito trabalho físico, corrida, exercícios de subida e aquecimento. A nossa expectativa está muito alta por causa das equipes que nós conhecemos”, comentou.

As partidas começam neste domingo (21), a partir das 8h. Os jogos de basquete ocorrem no Ginásio Primaveras. As disputas de vôlei acontecem nos ginásios Benedito Santiago e Luís Carlos Simon. Os jogos de handebol ocorrem no Ginásio Francisco Hidalgo Gimenez. Já as partidas de futsal ocorrem no Ginásio Jaime Rovelli e no Ginásio Olímpico José Carlos Pasa. A etapa regional Centro-Norte dos Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses segue até o dia 26 de junho.

A tabela completa dos jogos, com horários, locais e confrontos, está disponível AQUI.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Jhayne Lima

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA