Sinop

2ª reunião do Projeto de Trabalho Social para famílias do Nico Baracat será nesta sexta-feira

Publicado em

As famílias selecionadas para a etapa seis do Residencial Nico Baracat participam, nesta sexta-feira (13), do segundo encontro do Projeto de Trabalho Social. A reunião será no Clube dos Idosos Dom Henrique, a partir das 18h30, e deve reunir os 288 selecionados para esta etapa do empreendimento, que serão orientados com informações de preparação para entrega das unidades.

Na oportunidade serão apresentadas informações sobre o processo de vistoria dos apartamentos, regras de convivência e compartilhamento das áreas comuns do condomínio, com objetivo de preparar os futuros moradores para o novo formato de moradia.

As famílias selecionadas para a etapa 2 e 4 já participaram dos dois encontros do Projeto de Trabalho Social e avançaram no debate sobre as regras de convivência e compartilhamento das áreas comuns do condomínio, seleção de potenciais síndicos, bem como informações relacionadas a atualização de cadastro e casos de desistência.

Dona Teresa da Silva foi uma das pessoas selecionadas para a etapa 2 do empreendimento, ela esteve presente nas reuniões do Projeto de Trabalho Social. “Estou muito feliz porque agora tenho certeza que eu vou receber meu apartamento depois de 10, 11 anos de espera. Estou aguardando ansiosamente para receber a chave do meu apartamento”, destacou durante a reunião.

Leia Também:  Reunião preparatória para Eleições Municipais de 2024 chega a São Félix do Araguaia

O Residencial Nico Baracat é um empreendimento do Programa Minha Casa, Minha Vida. As tratativas mediadas pelo prefeito Roberto Dorner para retomada das obras começaram em 2021.

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Sinop

Relatório reforça mobilização pela emancipação da UFMT Sinop

Published

on

O prefeito Roberto Dorner recebeu o Relatório Situacional do Ensino Superior de Sinop, documento técnico elaborado de forma conjunta pela Prefeitura de Sinop, Câmara Municipal e União das Entidades de Sinop (Unesin), por meio da comissão pró-emancipação da UFMT Sinop. O material reúne dados, análises institucionais e um diagnóstico detalhado do cenário educacional da região, servindo como instrumento estratégico para fortalecer as articulações em defesa da emancipação do campus da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Sinop.

A entrega oficial do relatório foi realizada na última sexta-feira (19), pelo presidente da Unesin, Luiz Fernando Aranda, juntamente com o empresário e conselheiro consultivo da entidade, Cleyton Laurindo. O documento evidencia a relevância estratégica de Sinop para o ensino superior no Norte de Mato Grosso e aponta que o município reúne condições estruturais, acadêmicas e regionais para sediar uma universidade federal autônoma.

O relatório é resultado de um esforço conjunto entre instituições públicas e entidades representativas da sociedade civil, consolidando uma construção coletiva voltada ao fortalecimento do ensino superior regional. A participação ativa da Prefeitura de Sinop na elaboração do material reforça o compromisso da gestão municipal com pautas estruturantes para o desenvolvimento educacional, econômico e social do município e de toda a região norte do estado.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop lança calendário esportivo municipal de 2026; confira

Ao receber o relatório, o prefeito Roberto Dorner reafirmou o compromisso da administração municipal com a pauta da emancipação e com o fortalecimento do ensino superior público. O município tem defendido a necessidade de ampliar a autonomia universitária em Sinop, considerando o papel estratégico da cidade como polo regional de educação, desenvolvimento e inovação.

Também participaram da reunião o secretário municipal de Governo e Planejamento Estratégico, Klayton Gonçalves, e o procurador-geral do Município, Ivan Schneider.

**Histórico da mobilização**

A emancipação do campus da UFMT em Sinop é uma reivindicação antiga da sociedade regional. Em 2021, o município sediou um importante evento pró-emancipação da universidade, realizado na Câmara Municipal, com a presença do então ministro da Educação, Milton Ribeiro. Na ocasião, já se discutia a criação de uma universidade federal autônoma para atender Sinop e dezenas de municípios da região.

Mais recentemente, no final de 2025, foi criado o Comitê Pró-Emancipação da UFMT Sinop, reunindo representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, Unesin e diversas instituições parceiras. A mobilização resultou na elaboração de um manifesto em defesa da emancipação do campus, posteriormente encaminhado ao Governo Federal e à bancada parlamentar de Mato Grosso.

Leia Também:  Senar/SC Avança em Atividades do Projeto Nacional Aquicultura Brasil

Com o novo relatório em mãos, a mobilização ganha ainda mais consistência técnica e institucional. O documento fortalece as discussões e amplia as articulações políticas em busca da criação de uma universidade federal autônoma em Sinop, consolidando uma pauta estratégica para o futuro da educação superior em toda a região.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Autor: Karoline Kuhn

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA