Rondonópolis

Saúde realiza capacitação para fortalecer enfrentamento à Leishmaniose

Publicado em

A Secretaria Municipal de Saúde está capacitando médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde para o combate à Leishmaniose Visceral, uma das doenças que mais preocupam em Rondonópolis.

A capacitação, solicitada pelo Município, está sendo ofertada por pesquisadores da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e tem como objetivo principal aprofundar o conhecimento sobre a doença, os desafios e estratégias, direcionando assim os profissionais de saúde para um combate cada vez mais eficaz.

Em Rondonópolis, a zoonose é considerada um desafio sanitário. “Tivemos alguns casos da doença registrados em 2024, incluindo a morte de duas crianças. Isso mostra como a doença é perigosa e preocupante. Capacitar os nossos servidores é uma estratégia importante para fazer esse enfrentamento”, explicou o secretário Municipal de Saúde, Mykaell Vitorino.

As mortes citadas pelo secretário aconteceram no mês de novembro do ano passado, quando dois bebês, de 1 ano e outro de quatro meses, tiveram os óbitos por Leishmaniose Visceral confirmados pela Vigilância Epidemiológica do Município.
A capacitação que está sendo oferecida pela UFR visa deixar todos os servidores cientes das particularidades locais, como por exemplo o aumento da proliferação do mosquito palha, chegando até a forma correta de realização do teste rápido, já que a agilidade no diagnóstico é um fator determinante para o sucesso do tratamento.

Leia Também:  Prefeito Cláudio Ferreira garante tarifa zero para domingo, 7 de setembro

Leishmaniose

A Leishmaniose Visceral é transmitida por meio da picada do mosquito palha. A transmissão acontece quando fêmeas infectadas picam cães ou outros animais infectados e depois picam o homem, transmitindo o protozoário que é causador da doença, que é grave e acomete os órgãos internos, podendo levar à morte.

Em novembro, a capacitação será realizada novamente, desta vez para tratar sobre a Leishmaniose Tegumentar, forma da doença que provoca úlceras na pele e mucosas. Geralmente não é letal se tratada adequadamente, no entanto, se não tratada, pode levar a complicações graves, como a destruição de mucosas do nariz e boca.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Rondonópolis

Prefeito e secretário de Saúde participam de inauguração de nova sede da Apor

Published

on

O prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, e o secretário Municipal de Saúde, Mykaell Vitorino, prestigiaram a inauguração da nova sede da Associação dos Pacientes Oncológicos de Rondonópolis (Apor), em evento realizado na manhã desta quarta-feira (29). O Centro de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer, localizado no Jardim Guanabara, vai possibilitar que a entidade dobre o volume de atendimentos para pacientes de Rondonópolis e toda a região.

O prefeito Cláudio Ferreira destacou a importância da cooperação de entidades como a Apor para a melhoria dos serviços de saúde na cidade. “Países ricos do mundo, como é o caso, por exemplo, dos Estados Unidos, fizeram a opção de financiamento privado e as pessoas têm que pagar cada um pelo seu atendimento de saúde. No Brasil nós fizemos a opção do financiamento público, mas nós sabemos que temos os nossos limites. Portanto, a participação de instituições como a Apor é de suma importância, especialmente no quesito atendimento humanizado”, disse o prefeito.

A Apor já realizou, somente em 2025, mais de 15 mil atendimentos. A entidade atua no diagnóstico e tratamento do câncer de mama, de próstata e na reabilitação dos pacientes que passaram por tratamento ou cirurgia em toda a região Sul de Mato Grosso. A estimativa da Apor é que, entre todos os pacientes atendidos entre janeiro e setembro deste ano, cerca de 40% sejam moradores de Rondonópolis, atendidos por meio de convênios com o Município e também com o Estado.

Leia Também:  Prefeito Cláudio Ferreira garante tarifa zero para domingo, 7 de setembro
Prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, e o secretário Municipal de Saúde, Mykaell Vitorino

A Secretaria Municipal de Saúde atualmente possui convênio com a Apor para garantir que todas as mulheres da cidade tenham acesso ao diagnóstico e tratamento do câncer de mama. “A entidade tem papel fundamental nesse serviço, sendo a principal parceira do Município na prevenção e diagnóstico do câncer de mama, bem como na reabilitação das pacientes. Essa nova sede vai possibilitar que a Apor amplie seu atendimento e, por consequência, que o Município também possa ampliar futuramente seu convênio com essa entidade tão importante”, explicou Mykaell.

O presidente da Apor, Miguel Weber, agradeceu ao Município e lembrou que, para fazer o atendimento gratuito, precisa do apoio da Prefeitura de Rondonópolis. “Para atender 100% SUS precisamos da Secretaria de Saúde, e nós temos essa parceria muito bem alicerçada com o Município de Rondonópolis. Felizmente, com essa nova sede, nós temos capacidade para atender o dobro de pacientes e atender o que a cidade demandar. Estamos estruturados agora para dobrar o atendimento”, disse o presidente da entidade.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

Leia Também:  Sanear faz interrupção temporária do fornecimento de água na região ​Distrito Industrial Rondonópolis (distrito antigo)

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA