Todos os profissionais da odontologia que atuam na rede municipal de Saúde passaram por uma capacitação na última semana, realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT), para melhorar o atendimento à Pessoa com Deficiência (PcD). Além dos profissionais de Rondonópolis, equipes de saúde dos demais municípios da região também participaram.
O trabalho capacitou cirurgiões-dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal, para que todos estejam preparados às especificidades do atendimento odontológico da Pessoa com Deficiência. Durante o curso foram abordadas as necessidades específicas de cada grupo, as formas de preparo antes da consulta e as condutas adequadas durante o atendimento.
“Essa capacitação vai possibilitar descentralizar o atendimento à Pessoa com Deficiência e, com certeza, será de grande importância para aprimorar a qualidade de atendimento odontológico oferecido, garantindo mais inclusão e cuidados especializados à essa população”, explicou Jorgiana Sangalli, superintendente de Saúde Bucal do Município.
A Secretaria Municipal de Saúde, além de capacitar seus profissionais, também ofereceu toda a estrutura para que o curso fosse realizado em Rondonópolis, disponibilizando seus centros de especialidades e também outros locais para que a parte prática do curso pudesse ser realizada.
“Rondonópolis é uma referência regional, e abrir as portas para esse tipo de capacitação é mais do que uma responsabilidade, é um compromisso com o desenvolvimento da nossa região. Em nome da gestão Cláudio Ferreira, agradeço a presença de cada participante”, disse o secretário Municipal de Saúde, Mykaell Vitorino.
O prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, e o secretário Municipal de Saúde, Mykaell Vitorino, prestigiaram a inauguração da nova sede da Associação dos Pacientes Oncológicos de Rondonópolis (Apor), em evento realizado na manhã desta quarta-feira (29). O Centro de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer, localizado no Jardim Guanabara, vai possibilitar que a entidade dobre o volume de atendimentos para pacientes de Rondonópolis e toda a região.
O prefeito Cláudio Ferreira destacou a importância da cooperação de entidades como a Apor para a melhoria dos serviços de saúde na cidade. “Países ricos do mundo, como é o caso, por exemplo, dos Estados Unidos, fizeram a opção de financiamento privado e as pessoas têm que pagar cada um pelo seu atendimento de saúde. No Brasil nós fizemos a opção do financiamento público, mas nós sabemos que temos os nossos limites. Portanto, a participação de instituições como a Apor é de suma importância, especialmente no quesito atendimento humanizado”, disse o prefeito.
A Apor já realizou, somente em 2025, mais de 15 mil atendimentos. A entidade atua no diagnóstico e tratamento do câncer de mama, de próstata e na reabilitação dos pacientes que passaram por tratamento ou cirurgia em toda a região Sul de Mato Grosso. A estimativa da Apor é que, entre todos os pacientes atendidos entre janeiro e setembro deste ano, cerca de 40% sejam moradores de Rondonópolis, atendidos por meio de convênios com o Município e também com o Estado.
Prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, e o secretário Municipal de Saúde, Mykaell Vitorino
A Secretaria Municipal de Saúde atualmente possui convênio com a Apor para garantir que todas as mulheres da cidade tenham acesso ao diagnóstico e tratamento do câncer de mama. “A entidade tem papel fundamental nesse serviço, sendo a principal parceira do Município na prevenção e diagnóstico do câncer de mama, bem como na reabilitação das pacientes. Essa nova sede vai possibilitar que a Apor amplie seu atendimento e, por consequência, que o Município também possa ampliar futuramente seu convênio com essa entidade tão importante”, explicou Mykaell.
O presidente da Apor, Miguel Weber, agradeceu ao Município e lembrou que, para fazer o atendimento gratuito, precisa do apoio da Prefeitura de Rondonópolis. “Para atender 100% SUS precisamos da Secretaria de Saúde, e nós temos essa parceria muito bem alicerçada com o Município de Rondonópolis. Felizmente, com essa nova sede, nós temos capacidade para atender o dobro de pacientes e atender o que a cidade demandar. Estamos estruturados agora para dobrar o atendimento”, disse o presidente da entidade.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.