O prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, e o secretário Municipal de Saúde, Mykaell Vitorino, prestigiaram a inauguração da nova sede da Associação dos Pacientes Oncológicos de Rondonópolis (Apor), em evento realizado na manhã desta quarta-feira (29). O Centro de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer, localizado no Jardim Guanabara, vai possibilitar que a entidade dobre o volume de atendimentos para pacientes de Rondonópolis e toda a região.
O prefeito Cláudio Ferreira destacou a importância da cooperação de entidades como a Apor para a melhoria dos serviços de saúde na cidade. “Países ricos do mundo, como é o caso, por exemplo, dos Estados Unidos, fizeram a opção de financiamento privado e as pessoas têm que pagar cada um pelo seu atendimento de saúde. No Brasil nós fizemos a opção do financiamento público, mas nós sabemos que temos os nossos limites. Portanto, a participação de instituições como a Apor é de suma importância, especialmente no quesito atendimento humanizado”, disse o prefeito.
A Apor já realizou, somente em 2025, mais de 15 mil atendimentos. A entidade atua no diagnóstico e tratamento do câncer de mama, de próstata e na reabilitação dos pacientes que passaram por tratamento ou cirurgia em toda a região Sul de Mato Grosso. A estimativa da Apor é que, entre todos os pacientes atendidos entre janeiro e setembro deste ano, cerca de 40% sejam moradores de Rondonópolis, atendidos por meio de convênios com o Município e também com o Estado.
Prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, e o secretário Municipal de Saúde, Mykaell Vitorino
A Secretaria Municipal de Saúde atualmente possui convênio com a Apor para garantir que todas as mulheres da cidade tenham acesso ao diagnóstico e tratamento do câncer de mama. “A entidade tem papel fundamental nesse serviço, sendo a principal parceira do Município na prevenção e diagnóstico do câncer de mama, bem como na reabilitação das pacientes. Essa nova sede vai possibilitar que a Apor amplie seu atendimento e, por consequência, que o Município também possa ampliar futuramente seu convênio com essa entidade tão importante”, explicou Mykaell.
O presidente da Apor, Miguel Weber, agradeceu ao Município e lembrou que, para fazer o atendimento gratuito, precisa do apoio da Prefeitura de Rondonópolis. “Para atender 100% SUS precisamos da Secretaria de Saúde, e nós temos essa parceria muito bem alicerçada com o Município de Rondonópolis. Felizmente, com essa nova sede, nós temos capacidade para atender o dobro de pacientes e atender o que a cidade demandar. Estamos estruturados agora para dobrar o atendimento”, disse o presidente da entidade.
Os contribuintes vão ter um período maior para negociar suas dívidas junto ao poder público municipal. Para isso, a Prefeitura de Rondonópolis está prorrogando o prazo de adesão ao Quita Fácil 2025, programa de recuperação fiscal, estabelecendo como data limite agora o dia 30 de dezembro de 2025.
A prorrogação do prazo será possível com a aprovação pelos vereadores nesta quarta-feira (29/10) do Projeto de Lei 423, de autoria do prefeito Cláudio Ferreira, que altera o artigo 2º da Lei nº 14.401, de 04 de setembro de 2025, que institui o Quita Fácil, prorrogando o prazo. O projeto segue agora para sanção do prefeito.
Conforme Cláudio Ferreira, em sua mensagem enviada à Câmara Municipal, por ocasião da apreciação do projeto, a prorrogação do prazo de adesão tem por objetivo proporcionar aos contribuintes mais tempo para que possam se regularizar junto ao Município de Rondonópolis, sem prejuízo do cumprimento das normas fiscais estabelecidas.
Com o Quita Fácil, os contribuintes podem regularizar débitos com o fisco municipal com descontos de até 95% em juros e multas no caso de pagamento à vista. Este benefício é valido para débitos de IPTU, ISSQN, taxas de alvará, contribuições de melhorias e também para as multas administrativas do Procon e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Os contribuintes também podem optar por fazer o pagamento parcelado da dívida. Nesse caso, o Quita Fácil permite o parcelamento em até 10 vezes com desconto de 30% em juros e multas, sendo que o valor mínimo da parcela previsto é de R$ 80 para pessoa física e R$ 200 para pessoa jurídica. Vale ressaltar que fazem parte do programa somente os débitos contraídos até o dia 31 de dezembro de 2024.
Ainda dentro do programa, o Município concede desconto de 75% nas multas administrativas no âmbito do Controle Urbano e Vigilância Sanitária.
SAIBA MAIS
Os interessados em aderir aos benefícios do Quita Fácil podem emitir as guias para pagamento direto no portal da Prefeitura – www.rondonopolis.mt.gov.br – ou ainda solicitar a negociação da dívida presencialmente no balcão de atendimento da Secretaria Adjunta de Receita, na Prefeitura, das 8h às 18h, sem intervalo de almoço.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.