Moradores do bairro Cidade Alta comemoraram junto do prefeito José Carlos do Pátio e da secretária de Saúde, Ione Rodrigues, a reinauguração da unidade de saúde que foi ampliada e reformada e agora leva o nome do ESF Evaristo Mesquita Amâncio.
Com recursos próprios do município foi possível fazer uma verdadeira transformação na unidade que, segundo a secretária Ione Rodrigues, estava deteriorada e em condições insalubres de funcionamento. A obra incluiu toca de itens da parte elétrica, troca do telhado que estava causando infiltrações, reforma das portas, pintura interna e externa.
A unidade agora conta com cozinha, expurgo, abrigo de resíduos, entrada coberta e estacionamento e sistema de segurança renovado com colocação de serpentina e cerca elétrica. A sala de odontologia foi ampliada e com a nova estrutura tem capacidade para mais uma cadeira, possibilitando o aumento das consultas.
O prefeito José Carlos do Pátio lembrou que desde segunda-feira (06) está trabalhando na Secretaria de Saúde para fazer o possível e melhorar ainda mais a Saúde do município e aproveitou para anunciar que nos próximos dias vai entregar outra unidade reformada para a população e possivelmente o lançamento de novas obras com recursos dos programas Finisa e PAC do governo federal.
Maria das Graças, filha do homenageado, afirmou estar muito agradecida pela homenagem feita ao pai dela, Evaristo. “Saber que hoje nossa família toda está recebendo essa homenagem ao meu pai, que partir há 17 anos, nos deixa muito honrada. Muito feliz por saber que até hoje a memoria dele está no coração do prefeito e dos vereadores. Espero que seja eternamente”, declarou.
A entrega da ESF reformada contou com a participação de vereadores, do presidente do Sanear, Paulo José Correia, e de toda equipe da unidade.
O prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, e o secretário Municipal de Saúde, Mykaell Vitorino, prestigiaram a inauguração da nova sede da Associação dos Pacientes Oncológicos de Rondonópolis (Apor), em evento realizado na manhã desta quarta-feira (29). O Centro de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer, localizado no Jardim Guanabara, vai possibilitar que a entidade dobre o volume de atendimentos para pacientes de Rondonópolis e toda a região.
O prefeito Cláudio Ferreira destacou a importância da cooperação de entidades como a Apor para a melhoria dos serviços de saúde na cidade. “Países ricos do mundo, como é o caso, por exemplo, dos Estados Unidos, fizeram a opção de financiamento privado e as pessoas têm que pagar cada um pelo seu atendimento de saúde. No Brasil nós fizemos a opção do financiamento público, mas nós sabemos que temos os nossos limites. Portanto, a participação de instituições como a Apor é de suma importância, especialmente no quesito atendimento humanizado”, disse o prefeito.
A Apor já realizou, somente em 2025, mais de 15 mil atendimentos. A entidade atua no diagnóstico e tratamento do câncer de mama, de próstata e na reabilitação dos pacientes que passaram por tratamento ou cirurgia em toda a região Sul de Mato Grosso. A estimativa da Apor é que, entre todos os pacientes atendidos entre janeiro e setembro deste ano, cerca de 40% sejam moradores de Rondonópolis, atendidos por meio de convênios com o Município e também com o Estado.
Prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, e o secretário Municipal de Saúde, Mykaell Vitorino
A Secretaria Municipal de Saúde atualmente possui convênio com a Apor para garantir que todas as mulheres da cidade tenham acesso ao diagnóstico e tratamento do câncer de mama. “A entidade tem papel fundamental nesse serviço, sendo a principal parceira do Município na prevenção e diagnóstico do câncer de mama, bem como na reabilitação das pacientes. Essa nova sede vai possibilitar que a Apor amplie seu atendimento e, por consequência, que o Município também possa ampliar futuramente seu convênio com essa entidade tão importante”, explicou Mykaell.
O presidente da Apor, Miguel Weber, agradeceu ao Município e lembrou que, para fazer o atendimento gratuito, precisa do apoio da Prefeitura de Rondonópolis. “Para atender 100% SUS precisamos da Secretaria de Saúde, e nós temos essa parceria muito bem alicerçada com o Município de Rondonópolis. Felizmente, com essa nova sede, nós temos capacidade para atender o dobro de pacientes e atender o que a cidade demandar. Estamos estruturados agora para dobrar o atendimento”, disse o presidente da entidade.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.