No próximo domingo, 02 de novembro, os cemitérios da Mata Grande e Paulista estarão preparados para receber um grande número de visitantes em homenagem ao Dia de Finados. A expectativa da Administração Municipal é que aproximadamente 30 mil pessoas passem pelos dois locais ao longo do dia.
A Prefeitura de Rondonópolis realizou serviços de pintura, manutenção geral e pequenos reparos nos espaços, garantindo mais conforto e organização ao público. A programação inclui missas às 9 horas da manhã em ambos os cemitérios.
Diante da previsão de altas temperaturas, serão instaladas tendas para sombreamento. Também haverá distribuição de água em copos individuais e picolés, buscando oferecer melhores condições a todos os visitantes.
Servidores municipais permanecerão de plantão durante todo o período de visitação para orientar, esclarecer dúvidas e auxiliar as famílias que necessitarem.
O secretário de Administração, Gestão e Inovação, Luciano Rodrigues, reforça o compromisso com o atendimento ao cidadão. “A Prefeitura preparou toda a estrutura necessária para que o Dia de Finados seja marcado pelo respeito, acolhimento e tranquilidade. Nosso papel é garantir que os visitantes encontrem um espaço adequado para prestar suas homenagens”, afirmou.
O gerente do Departamento de Gestão dos Cemitérios Municipais, Wender Bruno Pereira da Silva, destaca o trabalho antecipado que envolveu diversas equipes. “Realizamos limpeza, pintura e manutenção para receber bem quem virá visitar seus entes queridos. Esta é uma data de saudade e reflexão, por isso organizamos cada detalhe para que todos se sintam acolhidos”, ressaltou.
A Administração Municipal reforça que todas as ações têm o objetivo de proporcionar um ambiente digno e humanizado, garantindo que as homenagens aos entes queridos sejam realizadas com serenidade.
O prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, e o secretário Municipal de Saúde, Mykaell Vitorino, prestigiaram a inauguração da nova sede da Associação dos Pacientes Oncológicos de Rondonópolis (Apor), em evento realizado na manhã desta quarta-feira (29). O Centro de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer, localizado no Jardim Guanabara, vai possibilitar que a entidade dobre o volume de atendimentos para pacientes de Rondonópolis e toda a região.
O prefeito Cláudio Ferreira destacou a importância da cooperação de entidades como a Apor para a melhoria dos serviços de saúde na cidade. “Países ricos do mundo, como é o caso, por exemplo, dos Estados Unidos, fizeram a opção de financiamento privado e as pessoas têm que pagar cada um pelo seu atendimento de saúde. No Brasil nós fizemos a opção do financiamento público, mas nós sabemos que temos os nossos limites. Portanto, a participação de instituições como a Apor é de suma importância, especialmente no quesito atendimento humanizado”, disse o prefeito.
A Apor já realizou, somente em 2025, mais de 15 mil atendimentos. A entidade atua no diagnóstico e tratamento do câncer de mama, de próstata e na reabilitação dos pacientes que passaram por tratamento ou cirurgia em toda a região Sul de Mato Grosso. A estimativa da Apor é que, entre todos os pacientes atendidos entre janeiro e setembro deste ano, cerca de 40% sejam moradores de Rondonópolis, atendidos por meio de convênios com o Município e também com o Estado.
Prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira, e o secretário Municipal de Saúde, Mykaell Vitorino
A Secretaria Municipal de Saúde atualmente possui convênio com a Apor para garantir que todas as mulheres da cidade tenham acesso ao diagnóstico e tratamento do câncer de mama. “A entidade tem papel fundamental nesse serviço, sendo a principal parceira do Município na prevenção e diagnóstico do câncer de mama, bem como na reabilitação das pacientes. Essa nova sede vai possibilitar que a Apor amplie seu atendimento e, por consequência, que o Município também possa ampliar futuramente seu convênio com essa entidade tão importante”, explicou Mykaell.
O presidente da Apor, Miguel Weber, agradeceu ao Município e lembrou que, para fazer o atendimento gratuito, precisa do apoio da Prefeitura de Rondonópolis. “Para atender 100% SUS precisamos da Secretaria de Saúde, e nós temos essa parceria muito bem alicerçada com o Município de Rondonópolis. Felizmente, com essa nova sede, nós temos capacidade para atender o dobro de pacientes e atender o que a cidade demandar. Estamos estruturados agora para dobrar o atendimento”, disse o presidente da entidade.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.