Lucas do Rio Verde

Parceria entre Prefeitura e cooperativas garante melhorias na Praça dos Migrantes

Publicado em

A tarde deste sábado (25) marcou um momento especial para a comunidade luverdense. A Praça dos Migrantes, um dos espaços públicos mais tradicionais e afetivos de Lucas do Rio Verde, foi palco do Dia C de Cooperar, ação que simboliza a união entre o poder público, cooperativas e a sociedade em prol de um mesmo propósito: cuidar da cidade e promover qualidade de vida.

Realizado pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, o evento reuniu diversas cooperativas e instituições locais em uma verdadeira corrente de solidariedade, voluntariado e sustentabilidade. A iniciativa marcou a revitalização completa da Praça dos Migrantes, que agora ganha nova vida e estrutura para acolher famílias, crianças e esportistas.

O investimento conjunto das cooperativas Cooalve, Cresol, Cootransverde, Sicoob Credisul, Sicoob Unique BR, Sicredi Ouro Verde, Unicred e Unimed Norte do Mato Grosso totalizou R$ 62 mil, destinados a melhorias estruturais e estéticas no espaço.

“Eu, melhor que ninguém, sei de toda história construída aqui, de desafios, de felicidade, de conquistas. Vejo essa união como algo que já faz parte de Lucas do Rio Verde. Nós somos um povo unido, e é assim que construímos a nossa cidade”, destacou o prefeito em exercício, Joci Piccini.

Leia Também:  Prefeitura de Lucas do Rio Verde lança Mapa Turístico durante o Show Safra 2025

Foi realizado um importante conjunto de obras que ampliam o impacto da ação: reforma e pintura da quadra esportiva, instalação de um novo parque infantil, retirada da antiga arquibancada de concreto e aplicação de piso plástico na quadra, garantindo mais segurança e conforto aos frequentadores.

O diretor executivo das cooperativas, Roberto Vargas, reforçou o papel de cada cidadão nesse processo coletivo.“Se cada um de nós fizer a sua parte, destinando corretamente os resíduos, cuidando dos espaços e cooperando um pouco mais pelo bem comum, já estaremos transformando o mundo, começando pela nossa cidade. Essa parceria mostra que juntos podemos muito mais”.

A arborização da praça também receberá atenção especial, com o plantio de 33 novas árvores, reforçando o compromisso da gestão municipal com o meio ambiente e a sustentabilidade.

Para o secretário de Esporte e Lazer, André Matto, a entrega representa mais do que obras físicas“Mais do que uma revitalização, estamos entregando um espaço de convivência, lazer e saúde para as famílias luverdenses. É um trabalho conjunto, onde o poder público e as cooperativas se unem em prol do bem comum.”

Leia Também:  Prefeitura disponibiliza novas oportunidades de Licitação

Durante todo o dia, a Praça dos Migrantes se transformou em um grande ponto de encontro da comunidade, com atividades esportivas, culturais e de integração. Um momento de celebração da solidariedade, da cooperação e do amor por Lucas do Rio Verde, que segue crescendo de forma participativa e sustentável.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Lucas do Rio Verde

Rede de enfrentamento à violência doméstica apresenta resultados e define novas ações em Lucas do Rio Verde

Published

on

A Secretaria de Assistência Social e Habitação de Lucas do Rio Verde reuniu, nesta sexta-feira (31), representantes da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica para apresentar resultados das ações realizadas até o mês de agosto e discutir novas estratégias de prevenção e proteção às mulheres. O encontro ocorreu em um momento de forte comoção, após o registro de mais um caso de feminicídio no município, ocorrido na última quarta-feira (29).

Participaram representantes da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal, do Comitê Mulher Sicredi, da Escola Técnica Estadual (CETT), além de entidades como a Associação de Mulheres em Busca de Cidadania e demais lideranças comunitárias e civis engajadas na causa.

Durante o encontro, a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, reiterou que o Município tem investido em políticas públicas voltadas à prevenção e acolhimento das vítimas. Ela lembrou a criação do Núcleo de Atendimento às Mulheres, o fortalecimento da Patrulha Maria da Penha e a atuação conjunta com a Guarda Municipal e demais forças de segurança. “A Prefeitura está 24 horas pensando em políticas que façam a diferença. É um processo contínuo, que exige tempo e engajamento de toda a sociedade. Com a união de esforços conseguiremos reduzir esse problema tão grave que é a violência no nosso país”, afirmou.

(Foto: Ascom Prefeitura/Maiza Santos)

Leia Também:  Produção cultural luverdense é reconhecida como melhor curta-metragem em festival europeu

A secretária também destacou a importância da denúncia e do uso dos mecanismos de proteção disponíveis. “As mulheres precisam buscar ajuda e utilizar os instrumentos que temos, como a medida protetiva e o botão do pânico, que já ajudaram a salvar vidas em nosso município”, reforçou.

Além disso, Janice enfatizou que a independência financeira é um passo essencial para romper ciclos de violência. “No CRAM estamos oferecendo cursos profissionalizantes e pensando em novas qualificações para que as mulheres possam cuidar de suas vidas sem depender de seus agressores. Queremos que homens e mulheres andem juntos, mas com respeito e autonomia”, completou.

A coordenadora de Desenvolvimento Social da Escola Técnica Estadual, Adriana Camargo, destacou a importância de trabalhar a conscientização desde cedo, dentro das escolas. “Temos o programa Mulheres Mil para fortalecer as mulheres, mas entendemos que é muito importante trabalhar os jovens, principalmente os meninos, para que se tornem homens que respeitam as mulheres. Estamos levando essa discussão para dentro das disciplinas e ampliando os cursos em todas as escolas de ensino médio”, explicou.

Representando o Legislativo, a vereadora Débora Carneiro, presidente da Procuradoria da Mulher, reforçou a necessidade de atuação conjunta. “Precisamos sair do comum e atuar com mais força nessa questão. Lucas do Rio Verde vive um momento triste, mas também de aprendizado. Não é cada um trabalhando na sua caixa, é todo mundo junto. É assim que se faz segurança pública”, ressaltou.

Leia Também:  Inscrições para o curso "Boas Práticas na Fabricação de Alimentos" terminam dia 31

O setor privado também marcou presença. A arquiteta Michele Dresch, representante do Comitê Mulher Sicredi, destacou o papel do cooperativismo no empoderamento feminino. “O Sicredi disponibiliza uma plataforma com diversos cursos para capacitar mulheres. Nosso objetivo é torná-las protagonistas e líderes dentro das comunidades. Participar dessas ações é uma forma de levar fortalecimento e conhecimento para mais pessoas”, afirmou.

Durante o encontro, a equipe da rede apresentou um balanço das principais ações desenvolvidas ao longo do Agosto Lilás, campanha nacional de enfrentamento à violência contra a mulher. E apresentou as próximas ações que serão realizadas, entre elas estão a cartilha “Rompendo o Silêncio”, o bazar beneficente, a palestra “Empreendedorismo Digital e Autoestima” com Maysa Leão, além de novas parcerias, incluindo capacitações com motoristas de aplicativo e o projeto “Salão da Lena”, que promoverá diálogos com homens sobre prevenção à violência doméstica.

O encontro foi encerrado com o compromisso das instituições de manter a Rede de Enfrentamento ativa e integrada, reforçando o engajamento coletivo em defesa da vida e dos direitos das mulheres em Lucas do Rio Verde.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA