Lucas do Rio Verde

MEC publica portaria que oficializa criação do Campus da UFMT em Lucas do Rio Verde

Publicado em

Na manhã desta quarta-feira (26), o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) publicaram a Portaria nº 865 que oficializa a criação do Campus Fora de Sede da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em Lucas do Rio Verde. O ato simboliza a concretização de um sonho da sociedade luverdense e da gestão municipal, que trabalhou de forma contínua para viabilizar a implantação do centro de formação, pesquisa, tecnologia e inovação no município.

“Hoje tivemos a publicação, pelo MEC, do credenciamento da UFMT em Lucas do Rio Verde. Este foi o último ato formal para a implementação definitiva do campus no município. Isso representa a concretização de um sonho da população luverdense e da gestão pública, que se empenhou por muitos anos para alcançá-la. Mais do que isso, é oferecer aos nossos jovens a oportunidade de cursar um Ensino Superior público e de qualidade em uma Universidade Federal sem precisarem sair da cidade. Dessa forma, os luverdenses encontrarão no nosso município todas as condições para construir um futuro promissor e contribuir com o desenvolvimento de Lucas”, ressaltou o prefeito, Miguel Vaz.

Leia Também:  Prefeitura de Lucas do Rio Verde está com edital aberto para seleção de projetos inovadores

De acordo com o documento oficial, o Campus Fora de Sede será sediado na Escola Municipal Olavo Bilac, disponibilizado pela Prefeitura.

Inicialmente, serão ofertados quatro cursos de graduação: Engenharia de Software, Inteligência Artificial, Psicologia e Letras (Português e Inglês), escolhidos de forma estratégica para atender às demandas do mercado e às vocações econômicas da cidade e região.

“É um momento de muita alegria saber que nossos estudantes luverdenses poderão permanecer na cidade e cursar uma universidade pública. Agora, aguardamos os próximos procedimentos para que, em 2026, as aulas já possam acontecer no campus de Lucas”, destacou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.

Conquista Histórica

Em 2025, a implementação do campus da UFMT em Lucas do Rio Verde avançou de forma significativa, impulsionada por uma sequência de ações articuladas pela gestão municipal, junto ao Ministério de Educação (MEC) e à Universidade.

Em abril, o Termo de Autorização para a criação do campus foi assinado em cerimônia realizada no município, com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais.

Leia Também:  Calendário esportivo é apresentado pela Administração Municipal

No início de maio, o prefeito esteve em Brasília para reunião com a reitora da instituição, Marluce Souza e Silva, e o diretor da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (SESU/MEC), professor Marcus David, reafirmando o compromisso do município em garantir a infraestrutura necessária para o início das atividades acadêmicas em 2026, incluindo recursos para manutenção, água, energia, mobiliário e a cessão de seis técnicos, um para cada curso e um para a direção-geral.

Agora, com a criação do Campus Fora de Sede, oficializada pelo MEC, Lucas do Rio Verde se firma como um novo polo de Educação Superior pública em Mato Grosso. Mais do que um marco para a educação, a chegada da UFMT representa uma força transformadora para o município, impulsionando o desenvolvimento econômico e oferecendo aos luverdenses mais oportunidades de qualificação profissional.

Confira a Portaria SERES/MEC nº 865: https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-seres/mec-n-865-de-25-de-novembro-de-2025-671043063

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Lucas do Rio Verde

Dupla vitória em quadra: Lucas do Rio Verde é campeão no vôlei masculino e feminino na Copa Sicredi Viva Lucas de Vôlei

Published

on

Neste final de semana, as equipes de voleibol de Lucas do Rio Verde deram um show na quadra do Ginásio Ernesto Zortea, durante a Copa Sicredi Viva Lucas de vôlei, conquistando o título de campeãs tanto no feminino quanto no masculino. A competição é uma realização da Associação Luverdense de Voleibol, com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e patrocínio da cooperativa Sicredi Ouro Verde MT/PA.

Ao todo, sete equipes dos municípios de Lucas do Rio Verde, Sorriso e Nova Mutum participaram dos jogos que encerraram neste domingo (21).

“Lucas do Rio Verde é uma cidade que respira esporte, e hoje é possível ver movimentos esportivos acontecendo nos quatro cantos do município. A Secretaria sempre está apoiando o esporte local, dando todo o suporte necessário para que o evento aconteça da melhor forma possível”, destacou o secretário adjunto da pasta, Geovanio da Silva.

“Essa competição é muito importante para estimular o voleibol entre as crianças de base. Quero aproveitar o momento para agradecer o investimento da Sicredi e o apoio do nosso prefeito Miguel Vaz e do secretário de Esporte e Lazer, André Matto”, afirmou a representante da Associação Luverdense de Voleibol e treinadora do Luverdense Vôlei LEC, Tereza Garcia.

Leia Também:  Lucas do Rio Verde apresenta cinco projetos na Mostra do Cosems MT

Na disputa feminina, a equipe do Viva Lucas Vôlei levou a melhor sobre o MV Nova Mutum, venceu por 2 a 1 e garantiu o prêmio de R$ 3.500,00.

“A Copa Sicredi já vem entregando, todos os anos, um bom campeonato, no qual a gente consegue se desempenhar bastante. Nós treinamos muito para estar hoje no pódio, e o melhor de tudo é estar no pódio competindo em casa”, compartilhou a capitã, Rayza Guimarães.

Na final do masculino, o Luverdense Vôlei LEC enfrentou o time da Associação Sorriso de Voleibol e se consagrou campeão, após vencer de 2 a 0.

“Mais uma edição fantástica da Copa Sicredi. Poder jogar aqui em Lucas, perto da família e do calor da torcida luverdense é muito bom. Mais uma vez, conseguimos sair vencedores daqui. E esse apoio da Prefeitura é fundamental, porque o esporte não se restringe só às quadras, ele muda vidas, assim como mudou a minha. Tudo o que eu conquistei até aqui foi graças ao vôlei e através da Prefeitura que proporciona estrutura, moradia e alimentação e tudo o que a gente precisa para dar um show em quadra”, ressaltou o capitão do Luverdense, Saymon Breno.

Leia Também:  Servidores municipais participam de capacitação sobre a implementação da reforma tributária

A Copa Sicredi Viva Lucas de Vôlei reafirmou a força do voleibol em Lucas do Rio Verde, evidenciando não apenas conquistas em quadra, mas também o impacto social do esporte na formação de atletas e cidadãos.

Confira como ficou o pódio:

Feminino

1º Lugar – Viva Lucas Vôlei

2º Lugar – MV Nova Mutum

3º Lugar – Hinode

Melhor jogadora: Jessica Dos Santos – Viva Lucas

Masculino

1º lugar – Luverdense Vôlei LEC

2º lugar – Associação Sorriso de Voleibol ASV

3º lugar – Viva Lucas Master

Melhor jogador: Saymon Breno – Luverdense Vôlei

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA