Lucas do Rio Verde

“Dia D” da Campanha de Vacinação Contra Poliomielite será realizada neste sábado (8) em todas as UBS

Publicado em

O “Dia D” da Campanha Nacional da Vacinação Contra a Poliomielite será no próximo sábado dia, 8 de junho. Em Lucas do Rio Verde, a Secretaria da Saúde disponibilizará o imunizante em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), da área urbana e em Itambiquara, das 07h30 às 16h30, sem intervalo para o almoço.

Uma das novidades é que nesse ano a vacinação também acontecerá de forma simultânea na UBS de Itambiquara, ou seja, no sábado, dia 08 de junho, das 07h30 às 16h30.

O público alvo para todas as unidades são crianças de 01 a 4 anos. Para as crianças de até 11 meses de idade a vacina contra a Poliomielite será aplicada conforme calendário vacinal normal.

A campanha teve início no dia 27 de maio e o objetivo é vacinar 5.912 crianças ou 95 % desse público alvo. “Em Lucas do Rio Verde a nossa meta é vacinar 5.912 crianças e para isso precisamos que os pais e responsáveis se sensibilizem e levem os filhos até uma unidade de saúde, ou aproveitem o “Dia D” para a atualização”, explica a supervisora de Vigilância em Saúde, Cláudia Engelmann.

Leia Também:  Desafio Fera do Milho movimenta a segunda noite da Festa do Milho

Para se vacinar é necessário comparecer às unidades de saúde munido de documento pessoal com foto e carteira vacinal.

Importância da vacinação

A supervisora de Vigilância em Saúde, Claúdia Engelmann alerta que a poliomielite é uma doença grave que ocasiona a paralisia dos membros inferiores, prejudicando o desenvolvimento das crianças e ocasionando sequelas para toda vida. Então, é primordial a garantia da vacinação durante a campanha, além de ser uma oportunidade para atualização da caderneta de vacinação em geral.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Lucas do Rio Verde

Nota de esclarecimento: É falsa a afirmação de que Lucas do Rio Verde paga transporte para presos

Published

on

O Município de Lucas do Rio Verde esclarece à população que é falsa a afirmação de que a Prefeitura estaria pagando transporte ou concedendo passe livre para presos, como divulgado pelo deputado estadual Gilberto Cattani. A informação é inverídica e não corresponde ao Decreto Municipal nº 7.449/2026 nem à sua aplicação.

O decreto não concede passe livre a presos ou pessoas privadas de liberdade. O benefício é destinado exclusivamente a egressos do sistema prisional, ou seja, cidadãos que já cumpriram suas penas e retornaram ao convívio social, além de pessoas cadastradas e acompanhadas pelo Escritório Social.

O Artigo 1º do decreto estabelece:

“Art. 1º Fica concedido o passe livre no transporte coletivo municipal aos egressos do sistema prisional para o deslocamento até sua residência após a soltura, bem como para atendimento e acompanhamento pelo Escritório Social, vinculado ao Programa ‘Fazendo Justiça’, durante o período de acompanhamento social.”

A própria norma demonstra que o benefício possui finalidade específica, caráter temporário e vínculo direto com a reinserção social, não se tratando de passe livre para presos nem de benefício amplo ou irrestrito.

Leia Também:  Região Araguaia recebe Casamento Abençoado no sábado (30) para celebrar união de mais de 200 casais

A política integra diretrizes nacionais de reinserção social conduzidas pelo Conselho Nacional de Justiça, Poder Judiciário e Poder Executivo, com foco na redução da reincidência criminal e na ampliação do acesso ao trabalho, qualificação, documentação civil e serviços essenciais. A iniciativa também foi debatida pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI) e pelo Conselho da Comunidade.

O Município aderiu ao Termo de Cooperação Técnica nº 006/2020, firmado com o Conselho Nacional de Justiça, os Poderes Executivo e Judiciário do Estado de Mato Grosso e a Fundação Nova Chance, para implantação e funcionamento do Escritório Social, voltado ao acolhimento e acompanhamento de egressos do sistema prisional.

O benefício não é automático, irrestrito ou permanente, estando condicionado aos critérios do decreto e ao acompanhamento pelo Escritório Social.

Embora o Decreto nº 7.449/2026 esteja em vigor desde fevereiro de 2026, não houve até o momento qualquer concessão de passe livre com base na norma, nem beneficiários cadastrados ou despesas realizadas.

É falsa, portanto, a afirmação de que o Município esteja custeando transporte para presos ou concedendo benefício de forma ampla e irrestrita, já que tais declarações distorcem o conteúdo do decreto.

Leia Também:  Aventura sobre duas rodas: 3º Desafio MTB está com inscrições abertas

O Município lamenta a desinformação feita pelo parlamentar e reafirma seu compromisso com a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos.

Município de Lucas do Rio Verde

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA