Lucas do Rio Verde

Bombeiros recebem capacitação para atendimento à mulher em situação de violência em Lucas do Rio Verde

Publicado em

A 13ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Lucas do Rio Verde recebeu, nesta terça-feira (26), uma importante capacitação voltada ao atendimento de mulheres em situação de violência. A iniciativa reuniu militares e contou com a presença da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro, onde foi reforçada a importância da rede de proteção às vítimas.

O treinamento apresentou os protocolos já adotados pelo Corpo de Bombeiros e as ações que o Município oferece para acolher e apoiar as mulheres vítimas de violência.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Janice Ribeiro, reforçou que o trabalho de conscientização vai além das datas alusivas. “Foi um momento muito importante, em que falamos do protocolo de atendimento, trocamos ideias e pensamos em novas ações para aplicar no município. O Agosto Lilás está terminando, mas a conscientização deve ser constante. Março, agosto e novembro são meses de intensificação, mas o combate à violência contra a mulher precisa acontecer todos os dias”, destacou.

O comandante do Corpo de Bombeiros, major Bertolazo ressaltou que os bombeiros, muitas vezes, estão entre os primeiros a chegar às ocorrências e precisam estar preparados para esse tipo de atendimento. “Nós do Corpo de Bombeiros estamos levando esse conhecimento para a tropa sobre o atendimento à mulher e tudo que envolve a rede de enfrentamento. Tivemos a palestra da capitã Lovatto, que trouxe orientações sobre o protocolo de atendimento. É fundamental que nossos militares estejam capacitados, já que muitas vezes somos os primeiros a chegar na ocorrência”, afirmou.

Leia Também:  Mais de 25 equipes participam da Copa JD Esportes / Via Brasil de Futebol Máster e Mirim

A capacitação foi conduzida pela capitã Lovatto, que integra o Comando Regional 3, que apresentou o Procedimento Operacional Padrão em vigor desde o final do ano passado. “O Corpo de Bombeiros muitas vezes é a primeira porta de acesso dessa mulher ao Estado. Se não fizermos um atendimento humanizado, corremos o risco de, em vez de acolher, fechar a porta. Por isso, estamos repassando esse conhecimento para que os militares estejam atentos a todos os detalhes no atendimento às vítimas. Infelizmente, Mato Grosso lidera um ranking negativo nesse tipo de estatística e é preciso tomar atitudes para mudar esse cenário”, explicou.

A ação marca mais um passo na integração entre Corpo de Bombeiros, forças de segurança e a rede municipal de proteção, garantindo preparo técnico e sensibilidade no atendimento às mulheres que mais precisam.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde conquista três títulos e garante vagas para a fase estadual dos Jogos Escolares e Estudantis Mato-grossenses

Published

on

As delegações de Lucas do Rio Verde encerraram a participação na fase regional dos Jogos Escolares e Estudantis Mato-grossenses com excelentes resultados. As competições foram realizadas entre os dias 20 e 26 de junho, no município de Sinop, reunindo equipes escolares e seleções municipais de diversas cidades da região norte de Mato Grosso.

O grande destaque ficou por conta das três conquistas de primeiro lugar, que garantiram ao município vagas na fase estadual da competição. Os campeões foram:

• Handebol Masculino, representado pela Escola Municipal Eça de Queirós;
• Futsal Masculino, representado pela Escola Municipal Olavo Bilac;
• Futsal Feminino, representado pela equipe do Programa Viva Lucas.

Além dos títulos, outras instituições de ensino também representaram Lucas do Rio Verde e conquistaram importantes colocações. O Colégio La Salle terminou na 4ª colocação no Voleibol Feminino, o Centro Educacional Piaget ficou em 6º lugar no Voleibol Masculino e a Escola Estadual Márcio Schabatt encerrou a competição na 4ª colocação do Futsal Feminino.

Leia Também:  Entrega da revitalização da Praça Rotary Internacional será neste sábado (03)

Nos Jogos Estudantis, destinados a atletas de 15 a 17 anos, o Programa Viva Lucas também esteve presente com seleções nas modalidades de Handebol, Basquetebol, Futsal e Voleibol, reforçando o compromisso do município com a formação esportiva e o desenvolvimento dos jovens atletas.

Com a classificação garantida, os campeões escolares já têm novo compromisso marcado. A fase estadual dos Jogos Escolares Mato-grossenses será disputada no município de Sapezal, enquanto as equipes classificadas dos Jogos Estudantis Mato-grossenses retornarão a Sinop para a próxima etapa da competição.

O calendário esportivo segue intenso durante o mês de julho. Lucas do Rio Verde também contará com representantes em diversas modalidades individuais, que disputarão a fase estadual das competições nos municípios de Várzea Grande e Campo Verde, ampliando a participação do município no cenário esportivo estadual.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA