Lucas do Rio Verde

Aquisição de novos contentores auxilia na coleta seletiva do município

Publicado em

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde adquiriu 150 contentores para atender a necessidade de reposição dos materiais danificados. Os novos equipamentos serão encaminhados para os bairros e eventos do município.

Com investimento de quase R$ 300 mil, os instrumentos são distribuídos em pares, sendo para separação dos resíduos recicláveis (contentor azul) e úmido (contentor laranja), garantindo a separação do lixo doméstico e evitando a exposição à chuva e aos animais.

Nos contentores de cor azul podem ser dispensados resíduos secos, como plásticos, papéis, vidros e metais. Já nos da cor laranja, apenas úmidos, como restos de alimentos e lixo de banheiro. Com o método de coleta, além de promover a limpeza da cidade, Lucas do Rio Verde, contribui para a preservação do meio ambiente.

O coordenador de resíduos, Jailton Marques, fala sobre os benefícios do formato e ressalta que os contentores não são destinados ao descarte de materiais da construção civil, podas ou entulhos. “Estamos expandindo cada vez mais o serviço aos bairros do município, para que mais famílias tenham acesso a essa separação dos resíduos. Vale lembrar que os objetos inservíveis não são recolhidos pela coleta seletiva e sim pela Secretaria de Infraestrutura e Obras, através do cronograma da Limpeza Urbana. Reforço essa informação porque é importante a separação correta para que os contentores não fiquem cheios”, afirma.

Leia Também:  Estrada da Baiana chega a fase final de execução e tráfego já está liberado

A coleta seletiva com os caminhões é realizada de segunda a sexta (bairros e distritos), de 3h às 17h.

O Saae pede que a população que entre em contato com a autarquia, através dos telefones 135, (65) 3549-7700 ou (65) 99339-1836 para solicitação de reparo, troca ou instalação de um contentor. Também é possível realizar denúncias de qualquer eventualidade com os contentores, por meio da Ouvidoria Municipal, pelo telefone 0800 646 4004.

Confira:
Cronograma de coleta seletiva
Cronograma de limpeza urbana

Multa para descarte irregular:
Moradores que deixarem restos de construção e entulhos em calçadas ou calçamentos, de forma a impedir o acesso de pedestres, podem ser multados em 50 UFLs, conforme a Lei Complementar 103/2011.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde avança na implantação de sistema de saúde digital

Published

on

A Secretaria Municipal de Saúde de Lucas do Rio Verde e representantes da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso realizaram na tarde desta quarta-feira (29), o teste de conectividade para a implantação de uma plataforma de telemedicina.

A iniciativa faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde, e tem como parceiro o Hospital Albert Einstein, de São Paulo (SP).

A secretária municipal de Saúde Dra. Fernanda Heldt Ventura explicou que a telemedicina tem como objetivo facilitar o acesso da população, especialmente, do interior de Mato Grosso, as especialidades médicas.

A unidade básica de saúde escolhida para a oferta do serviço de saúde digital é a UBS Jardim Primaveras, localizada na Região Sul do município. A unidade é de Porte I e tem pouco mais de quatro mil pessoas cadastradas.

As distâncias são muito grandes e o deslocamento dos pacientes, por vezes, é muito cansativo e tendo um ponto de apoio aqui, com médicos capacitados e acesso a especialistas, o benefício será para todos”, ressaltou a secretária.

Leia Também:  Rovensa Next Revoluciona o Controle de Doenças Agrícolas com Novos Biofungicidas

O anúncio da implantação do ponto de saúde digital em Lucas do Rio Verde foi realizado pelo secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo, durante a inauguração da UBS Parque das Emas.

Em todo o estado, foram implantados 25 pontos. O programa oferta 12 especialidades médicas, cardiologia, neurologia, neurologia pediátrica, endocrinologia, pneumologia, psiquiatria e reumatologia.

A gestora da Saúde Digital de Mato Grosso, Dra. Vânia Berti, ressaltou que em dois de implantação do sistema, foram mais de 13 mil atendimentos, com índice significativo de resolutividade, 96% dos casos são resolvidos.

Além da parceria com o hospital de São Paulo, o Governo do Estado também disponibiliza a plataforma Telessaúde Mato Grosso, que atualmente, está presente nos 142 municípios.

Mato Grosso é o único estado hoje, que tem a saúde digital como política pública estadual. A gente tem um trabalho contínuo de aprimoramento e aperfeiçoamento, tanto da equipe, quanto do sistema de equipamentos e treinamento dos municípios”, destacou a gestora.

Na próxima semana, o médico Dr. Fernando Quintana e a enfermeira Rafaela Martins, ambos da UBS Jardim Primaveras, serão treinados pela equipe do Albert Einstein. A previsão é que os atendimentos iniciem nos próximos dias.

Leia Também:  Sesp forma 65 novos agentes de segurança para atuar no Sistema Socioeducativo

Em relação a plataforma Telessaúde Mato Grosso, a secretária de Saúde destacou que as equipes já foram treinadas e o município está em fase de adequação das estruturas para colocar os atendimentos a disposição da população.

Nós estamos trabalhando a saúde digital há algum tempo, já avançamos no telediagnóstico dos exames de raio-X e eletrocardiograma, com previsão de implantar também o telediagnóstico em espirometria e retinografia nos próximos meses”.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA