BRASIL

Bia Haddad Maia vence na estreia dos Jogos Olímpicos de Paris-24

Publicado em

Bia Haddad Maia vence na estreia dos Jogos Olímpicos de Paris-24
ESTADÃO CONTEÚDO

Bia Haddad Maia vence na estreia dos Jogos Olímpicos de Paris-24

Tenista número 1 do Brasil, Beatriz Haddad Maia não se intimidou com a torcida contra e superou a francesa Varvara Gracheva por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 4/6 e 6/0, neste domingo (28), em sua estreia nos Jogos Olímpicos de Paris-24. Em jogo de muitos altos e baixos e com diversas quebras, Bia mostrou-se mais concentrada e arrasadora no set decisivo para confirmar seu favoritismo e avançar.

A próxima adversária será a eslovaca Anna Karolina Schmiedlova, que passou pela britânica Katie Boulter, parciais de 6/4 e 6/2. No único embate entra as tenistas, duplo 7/6 para a brasileira em Bogotá, em 2019.

Bia Haddad começou se impondo na partida, mesmo diante de uma torcida barulhenta contra, e foi logo quebrando o serviço de Gracheva no terceiro game. Mas não sustentou a vantagem ao permitir a reação imediata. Sem se intimidar, voltou a aproveitar um break point na nona parcial e fechou no primeiro set point em 6/4.

O segundo set começou novamente com a brasileira melhor e abrindo 3 a 1. Mas os golpes potentes até então precisos começaram a não surtir efeito e Gracheva conseguiu virar a parcial para 4 a 3. Em menor número, mas não menos entusiasmada, a torcida brasileira aumentou o incentivo com gritos de “Bia, Bia”, para ajudar no empate por 4 a 4.

Leia Também:  Com ingresso a partir de R$ 520, salas do Palácio de Buckingham recebem visitação

E uma nova virada na parcial ficou muito próxima, com a brasileira largando com 15 a 40 no saque da Gracheva. Não aproveitou, contudo. O nervosismo passou de lado e Bia Haddad mostrou-se “desconcentrada” no serviço, permitindo três set points para a francesa com erros não forçados e 0 a 40 contra. Com bola para fora, permitiu a igualdade, em novo 6/4.

O bom momento da francesa foi rapidamente ofuscado pela principal tenista do País, logo na largada do set decisivo. Com a cabeça no lugar e sob elogios de “boa bola” de seus auxiliares, Bia quebrou e depois sacou bem para abrir 2 a 0. Bastava aproveitar a vantagem. Ela foi ainda melhor, quebrando novamente e encaminhando a classificação.

Gracheva teve chances de devolver uma das quebras e não aproveitou. Acabou “abandonando” a disputa com a brasileira subindo à rede para abrir incríveis 5 a 0. O pneu da vitória veio no terceiro match point, em bola curta e enorme festa, com direito a tímidos aplausos e acenos à torcida.

Se Bia Haddad foi bem, Laura Pigossi não teve a mesma sorte. Medalhista olímpica de bronze nas duplas no feminino em Tóquio-20, ela se despediu desta edição dos Jogos. A brasileira, número 110 do ranking, se impôs no primeiro set diante da ucraniana Dayana Yastremska, número 26 do mundo. Na sequência, porém, a adversária dominou as ações, e virou com direito a pneu na terceira e última parcial. Ao final, o placar foi de 4/6, 7/5 e 6/0.

Leia Também:  Atlético-MG vence o América-MG no jogo de ida da semifinal do Campeonato Mineiro e fica perto da final

Monteiro é eliminado
Mais cedo, o Brasil sofreu mais uma baixa na chave de simples. Após a derrota de Thiago Wild, número 1 do Brasil, Thiago Monteiro seguiu pelo mesmo caminho, também diante de um rival argentino. Ele foi superado por Sebastian Baez por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/3, em sua estreia na chave de simples. Ele ainda jogará na chave de duplas, juntamente com Wild.

“Peguei uma primeira rodada dura. O Baez vem fazendo um ano muito sólido. Já jogamos várias vezes, conhecemos muito bem o jogo um do outro. Mas sempre um adversário difícil. Ele estava muito firme hoje. Eu cometi alguns erros em momentos cruciais do jogo e ele acabou tendo os seus méritos” , analisou o número dois do Brasil.

The post Bia Haddad Maia vence na estreia dos Jogos Olímpicos de Paris-24 first appeared on GPS Brasília – Portal de Notícias do DF .

Fonte: Nacional

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

BRASIL

Credores aprovam plano do Grupo HPAR e fortalecem recuperação judicial da companhia

Assembleia com 80% de adesão consolida continuidade do conglomerado e reforça confiança do mercado

Published

on

O Grupo HPAR teve o plano de recuperação judicial aprovado nesta quarta-feira (13/05), durante Assembleia Geral de Credores realizada no processo que tramita na 1ª Vara Cível de Cuiabá (MT). A decisão representa uma das etapas mais relevantes da reestruturação financeira do Grupo.

O plano recebeu apoio maciço dos credores, alcançando adesão de 80,58% do valor total dos créditos presentes à assembleia. Instituições financeiras como Daycoval e Bradesco deram voto favorável às condições previstas no plano e no termo aditivo apresentado pelas recuperandas.

A aprovação consolida a continuidade operacional do Grupo HPAR, que atua nos setores de tecnologia, telecomunicações, infraestrutura de redes e serviços corporativos, reunindo as empresas Globaltask, SPE Piauí Conectado, H.Tell Telecom e Bao Bing Infraestrutura.

Internamente, o grupo trata a aprovação como um marco estratégico para preservação das atividades empresariais diante da crise provocada pelo descumprimento do contrato envolvendo a PPP-Piauí Conectado, considerada uma das maiores iniciativas de infraestrutura digital do país. O projeto implantou aproximadamente 7.500 quilômetros de fibra óptica interligando os 224 municípios do Estado do Piauí.

O grupo sustenta que houve encampamento ilegal da infraestrutura implantada sem a correspondente indenização pelos investimentos realizados.

O plano aprovado prevê que os recursos financeiros advindos (1) do procedimento de arbitragem que sujeita o Estado do Piauí, (2) da ação judicial de execução que tem contra o Banco do Brasil, garantidor do investimento realizado ou (3) da decisão que determina o pagamento da garantia na recuperação judicial — classificados como “Eventos de Liquidez” — sejam destinados ao cumprimento das obrigações previstas na recuperação judicial e ao pagamento dos credores.

Leia Também:  Nike e CBF apresentam novos uniformes da Seleção Brasileira inspirados na cultura do país

Entre os principais pontos de tensão está o litígio envolvendo garantias financeiras relacionadas à PPP. Segundo o grupo, o Banco do Brasil teria se recusado a liberar o dinheiro depositado e vinculado ao investimento realizado, esgotando financeiramente a empresa para levá-la à quebra para posterior tomada dos investimentos efetuados. Um recurso de agravo de instrumento, que vai decidir a liberação do valor para a empresa está pautado para ser julgado dia 20/05 no TJMT.

Para o advogado especialista em recuperação judicial do Grupo ERS, Euclides Ribeiro, a aprovação do plano demonstra maturidade do ambiente negocial e reforça a viabilidade econômica do grupo.

“Essa aprovação representa um importante sinal de confiança dos credores na capacidade de recuperação da companhia e principalmente na tese de que o Banco do Brasil deve sim liberar o dinheiro bloqueado pois é garantidor e caucionante dos recursos que estão na conta corrente do projeto. O processo demonstrou que, mesmo em cenários de forte complexidade institucional e financeira, é possível construir soluções jurídicas voltadas à manutenção da operação, proteção dos empregos e satisfação coletiva dos credores”, afirmou.

A crise envolvendo a SPE Piauí Conectado é acompanhada com atenção por investidores, operadores de PPPs e agentes do mercado financeiro, diante dos possíveis impactos sobre a segurança jurídica de projetos públicos de infraestrutura no Brasil.

Entenda o caso

A crise envolvendo a SPE Piauí Conectado transformou-se em uma das maiores disputas jurídico-empresariais já registradas no setor de infraestrutura digital brasileiro. A concessionária foi responsável pela implantação do projeto Piauí Conectado, considerado um dos maiores projetos públicos de conectividade do país, com cerca de 7.500 quilômetros de fibra óptica interligando os 224 municípios do Estado do Piauí.

Leia Também:  Haddad descarta enviar MP para arrecadar R$ 90 bi após decisão do STJ

O modelo foi estruturado como uma Parceria Público-Privada (PPP), na qual a iniciativa privada realizou os investimentos necessários para construção, operação e manutenção da infraestrutura tecnológica estadual, enquanto o Estado se comprometeu contratualmente a remunerar a concessionária ao longo dos 30 anos da concessão.

Segundo as recuperandas, aproximadamente R$ 650 milhões foram investidos diretamente na implantação da rede óptica, datacenter, centros operacionais e infraestrutura de telecomunicações. A empresa sustenta que o projeto contribuiu para elevar o Piauí aos primeiros lugares nacionais em indicadores de conectividade entre 2022 e 2024.

A partir de 2023, com a posse do governador Rafael Fonteles, a relação entre a concessionária e o Governo do Piauí sofreu uma mudança abrupta e o conflito escalou rapidamente.

Segundo a concessionária, apesar de o contrato ter sido integralmente executado e a rede ter permanecido plenamente operacional durante toda a execução da concessão, o Estado passou a promover retenções massivas das contraprestações mensais previstas contratualmente, comprometendo severamente o fluxo financeiro da operação, tudo arquitetado para tomada da empresa pelo Estado sem pagamento dos investimentos.

Na sequência, sucederam-se auditorias técnicas, instauração de processos sancionatórios, decretação de intervenção estatal e, posteriormente, a caducidade da concessão. Além do conflito com o Governo do Piauí, o Grupo HPAR obteve a negativa do Banco do Brasil em pagar a garantia prestada, em que pese já ter ganho a arbitragem na Câmara Brasil Canadá. Segundo as recuperandas, a não liberação dessas garantias agravou significativamente o cenário de crise financeira das empresas.

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA