AGRONEGÓCIO

Preços do arroz em queda podem impulsionar exportações brasileiras

Publicado em

O mercado brasileiro de arroz continua a registrar uma queda nos preços, conforme observado na penúltima semana de fevereiro. Relatos indicam negócios pontuais na faixa de R$ 100,00 por saca de 50 quilos no Rio Grande do Sul, principal referência nacional, sob condições específicas, conforme destacado pelo analista e consultor de Safras & Mercado, Evandro Oliveira.

Paralelamente, nos Estados Unidos, os preços de exportação apresentam uma trajetória ascendente, atingindo até US$ 475 por tonelada. Essa dinâmica cria oportunidades favoráveis para novas vendas externas do produto brasileiro. Oliveira destaca que a diminuição nos fretes e o alívio logístico na movimentação de soja também contribuem para um cenário propício para os embarques do cereal.

Quanto à próxima safra, as estimativas de área estão convergindo para aproximadamente 900 mil hectares. Oliveira expressa otimismo em relação à produtividade média no estado do Rio Grande do Sul, indicando que grande parte da área semeada em condições favoráveis deve gerar bons rendimentos.

Leia Também:  Processos judicializados também podem ser negociados no Mutirão Fiscal

No entanto, regiões com plantio mais tardio, afetadas por condições climáticas adversas e longos períodos nublados, enfrentam perspectivas de perdas, características de épocas de forte El Niño. Previsões de chuvas acima da média nos próximos meses e um possível atraso adicional nas atividades de colheita também são fatores que podem impactar as lavouras.

Quanto aos preços, a média da saca de 50 quilos de arroz no Rio Grande do Sul encerrou cotada a R$ 112,61 nesta quinta-feira (22). Apresentando um recuo de 3,56% em relação à semana anterior, uma queda de 13,04% comparado ao mesmo período do mês passado, e um aumento de 32,63% em relação ao mesmo período de 2023.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Advertisement

AGRONEGÓCIO

Inmet prevê chuva forte e falta de água até 20 de outubro

Published

on

A agricultura brasileira enfrenta nesta semana uma distribuição desigual das chuvas, com volumes elevados em parte do Centro-Sul e da Amazônia e pouca água em outras regiões produtoras. O cenário exige atenção tanto no plantio da safra 2026/27 quanto na colheita das lavouras do ciclo anterior. A previsão nacional do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgada nesta terça-feira (13.10) e válida até o dia 20, aponta diferenças expressivas entre as regiões e dentro de um mesmo estado.

Os maiores acumulados previstos chegam a 200 milímetros no centro-norte do Paraná e superam 150 milímetros no centro-oeste do Amazonas. Também há indicação de volumes acima de 100 milímetros no litoral sul paulista e no Rio de Janeiro. Em contrapartida, grande parte do Nordeste deve permanecer sem chuva expressiva, assim como áreas do Centro-Oeste. Para a agricultura, o contraste reúne riscos de interrupção dos trabalhos pelo excesso de umidade e de dificuldade para iniciar o cultivo onde o solo continua seco.

O contraste alcança regiões de um mesmo estado. No Centro-Oeste, os acumulados previstos chegam pontualmente a 100 milímetros no centro de Goiás e no sul de Mato Grosso do Sul. No sul de Mato Grosso, a previsão alcança 50 milímetros; em outras áreas da região, os volumes não devem ultrapassar 10 milímetros. Para o produtor, essa distribuição exige avaliar a umidade da própria lavoura antes de avançar com a semeadura.

No Sul, a chuva também não será uniforme. Santa Catarina tem previsão de 40 a 60 milímetros em sua faixa central e litorânea. No Rio Grande do Sul, o litoral deve receber perto de 40 milímetros, mas a maior parte do estado terá pouca precipitação. A redução das chuvas abre espaço para operações de campo onde a umidade do solo permitir a entrada das máquinas.

Leia Também:  ADAMA leva portfólio de inovações e tecnologia em formulação para soja e arroz à Expoagro Afubra 2024

O Sudeste concentra outra faixa de atenção, com volumes superiores a 100 milímetros previstos no litoral sul paulista e no Rio de Janeiro. No Norte, o centro-oeste do Amazonas deve receber mais de 150 milímetros, enquanto não há previsão de chuva no Amapá e no centro-norte do Pará.

O risco muda conforme a fase da lavoura

A chuva que ajuda a instalar soja e milho também traz dificuldades às culturas prontas para colher. O excesso de água restringe o trabalho das máquinas e ameaça a qualidade dos grãos que permanecem no campo. Esse efeito já apareceu no acompanhamento de setembro da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que registrou benefícios às lavouras de verão e problemas nos cultivos de inverno.

No Paraná, naquele período, produtores ajustaram a colheita do trigo para aproveitar os intervalos sem chuva. Em Santa Catarina, a umidade persistente aumentou a preocupação com doenças. Em São Paulo, a Conab apontou comprometimento da qualidade e risco de germinação do trigo ainda na espiga. São ocorrências observadas em setembro, que ajudam a dimensionar o cuidado necessário nas áreas ainda não colhidas.

A falta de água tem outra consequência: dificulta o estabelecimento das plantas e reduz o potencial produtivo quando alcança etapas importantes do desenvolvimento. Nas áreas agrícolas de Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, a Conab verificou em setembro que as chuvas haviam amenizado o risco de incêndios, mas ainda eram insuficientes para permitir o plantio na maioria das lavouras sem irrigação.

Leia Também:  Defesa Civil entrega colchões e cestas básicas para famílias atingidas por temporal

Perdas anteriores mostram o peso do calendário

O impacto da estiagem já aparece nos resultados da safra anterior. Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), com base no acompanhamento da Conab, a produtividade do milho de segunda safra na Bahia ficou 38,5% abaixo da estimativa inicial. O resultado foi associado ao plantio fora do período mais adequado e à redução das chuvas a partir de abril.

Na agricultura familiar, o boletim de setembro identificou 170 municípios com risco alto de seca e 27 com risco muito alto entre aqueles com plantios de milho ou feijão sem irrigação iniciados em julho. O Nordeste concentrou 131 municípios do primeiro grupo e 26 do segundo. A classificação indica exposição ao risco, não uma medida de perdas já confirmadas.

Para as próximas operações, a referência deve ser a condição local: água suficiente para iniciar o cultivo, solo adequado ao tráfego das máquinas e intervalos de tempo favoráveis à colheita. Os avisos do Inmet e o acompanhamento da Conab ajudam a organizar esse trabalho. A previsão de chuva para uma região, sozinha, não garante que todas as propriedades receberão o volume necessário.

Fonte: Pensar Agro

Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA