AGRONEGÓCIO

Phibro reforça combate à coccidiose com programa Rotação de Fato

Publicado em

A coccidiose é uma velha conhecida dos avicultores, mas engana-se quem pensa que ela é um problema exclusivo das estações mais quentes. No inverno, o risco pode ser ainda maior, exigindo atenção redobrada quanto ao manejo e à ambiência dos aviários. Pensando nisso, a Phibro Saúde Animal desenvolveu o programa Rotação de Fato, uma estratégia abrangente para prevenção eficaz da doença ao longo de todo o ano.

Inverno favorece o desenvolvimento da coccidiose

De acordo com a mestre em Ciência Animal e coordenadora técnica de avicultura da Phibro, Jessica Wammes, durante o inverno a umidade da cama pode aumentar devido a falhas no manejo e nas condições de ambiência. Esse cenário cria um ambiente propício à esporulação dos oocistos, facilitando a disseminação das eimerias, protozoários responsáveis pela coccidiose.

Eimeria maxima lidera os casos de infecção

Dados recentes apontam que a Eimeria maxima foi a espécie mais prevalente em 2024, com 6,17% de incidência, seguida por E. acervulina com 5,09%, e E. tenella, que apresentou a menor taxa, com 2,09%. “Nos meses de inverno, também foi registrado aumento nos escores de lesões, medido pelo indicador TMLS (Total Mean Lesion Score), que avalia a média dos danos causados pelas três espécies monitoradas”, explica Jessica.

Leia Também:  Portos do Paraná movimentam mais de 28 milhões de toneladas nos cinco primeiros meses de 2025
Rotação de anticoccidianos é fundamental para eficácia do controle

Além dos cuidados com o ambiente e manejo, Jessica ressalta que é essencial adotar um programa de rotação de anticoccidianos, adaptando-o de forma estratégica conforme a estação. “A rotação correta dos princípios ativos evita o desenvolvimento de resistência e contribui para a manutenção da eficácia do controle ao longo de todo o ano”, afirma.

Rotação de Fato: controle inteligente com suporte técnico

Para auxiliar os avicultores nesse desafio, a Phibro oferece o Rotação de Fato, um protocolo completo de controle da coccidiose que inclui a utilização estratégica de diferentes princípios ativos, além de suporte técnico especializado e serviços personalizados para cada granja.

“O protocolo Rotação de Fato permite enfrentar a coccidiose com eficiência em todas as estações do ano. Mesmo no inverno, as eimerias seguem sendo uma ameaça à saúde das granjas. Por isso, manter uma estratégia ativa e com acompanhamento técnico é indispensável”, conclui Jessica Wammes.

Com uma abordagem científica e soluções sob medida, a Phibro reafirma seu compromisso com a saúde e o desempenho do plantel avícola brasileiro.

Leia Também:  Goiás se destaca com nova fábrica de biocombustíveis da Raízen

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Prefeitura amplia em mais de 75% as consultas especializadas nos Centros de Especialidades Médicas

Published

on

A rede municipal de saúde de Cuiabá segue fortalecendo a atenção especializada com o aumento expressivo na oferta de consultas médicas nos Centros de Especialidades Médicas (CEM), especialmente nas unidades CEM Centro e CEM Coxipó. O avanço é resultado direto de ações de reorganização técnica da agenda assistencial, ampliação da oferta de consultas e melhorias estruturais nas unidades.

De acordo com dados do Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS) e das grades de consultas das unidades, os CEMs de Cuiabá registraram um crescimento superior a 75% na capacidade média mensal de atendimentos em comparação aos anos de 2023 e 2024.

Entre as especialidades que mais ampliaram o número de atendimentos estão Cardiologia, Endocrinologia, Oftalmologia, Dermatologia, Ginecologia, Pneumologia e Psiquiatria. O resultado positivo também é reflexo da integração dos sistemas de regulação e do monitoramento contínuo da produção ambulatorial, o que permite acompanhar mensalmente as metas e realizar ajustes dinâmicos nas grades de atendimento.

Esses avanços refletem o esforço conjunto da Secretaria Adjunta de Atenção Especializada e Vigilância em Saúde (SAAEVS), que tem atuado para otimizar o uso dos recursos, revisar fluxos e reduzir o tempo de espera dos usuários, seguindo os Parâmetros Assistenciais do SUS.

Leia Também:  Produção mundial de café atinge 168,2 milhões de sacas de 60kg

A secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, destacou que o crescimento na oferta de consultas demonstra o compromisso da gestão em garantir acesso e qualidade no atendimento.

“Esse avanço é resultado de uma gestão comprometida e do empenho das equipes técnicas e assistenciais. Estamos trabalhando para que a população cuiabana tenha acesso a um atendimento especializado cada vez mais rápido, eficiente e humanizado, dentro das diretrizes do SUS”, afirmou Carmona.

Segundo análise técnica da equipe da SAAEVS, o crescimento é sustentado por uma gestão ativa das agendas médicas, valorização dos profissionais e foco em um atendimento mais ágil e humanizado à população cuiabana.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA