AGRONEGÓCIO

Nestlé investe R$ 450 milhões para ampliar fábrica de Nescafé Dolce Gusto em Montes Claros

Publicado em

A Nestlé Brasil anunciou um investimento de aproximadamente R$ 450 milhões para expandir a fábrica de Nescafé Dolce Gusto em Montes Claros (MG) entre 2025 e 2028. A expansão pretende elevar em 40% a capacidade produtiva da unidade, que é a única das Américas e uma das cinco unidades globais da marca.

O aporte integra o pacote de R$ 7 bilhões anunciado pela companhia neste ano e visa sustentar o crescimento acelerado do negócio de cápsulas de café no país, que registrou crescimento de dois dígitos nos últimos dois anos.

Novas linhas, modernização tecnológica e espaço para sachês de café

O projeto adicionará 7.000 m² à unidade e será implementado em etapas. Entre as melhorias previstas estão:

  • Modernização de equipamentos e automação de processos;
  • Instalação de duas novas linhas de produção de cápsulas e multibebidas à base de café, como cappuccino e latte;
  • Construção de espaço dedicado ao envase de sachês de café solúvel;
  • Ampliação de áreas para paletização e armazenamento de insumos.
Leia Também:  AGCO Torna-se a Primeira Empresa do Setor de Máquinas Agrícolas Credenciada no Programa Mover

A primeira fase, com início de operação previsto para o segundo semestre de 2026, deve gerar cerca de 1.000 empregos diretos e indiretos. A expansão total será concluída até o primeiro trimestre de 2028, incluindo a operação das novas linhas de cápsulas e a criação de mais postos de trabalho.

Inovação e portfólio diferenciado

A unidade de Montes Claros se destaca por sua capacidade de inovação, lançando novos sabores anualmente. A fábrica está entre as que mais desenvolvem soluções em cápsulas de café e multibebidas no mundo, fortalecendo a marca Nescafé Dolce Gusto e o portfólio global da Nestlé.

Segundo Mariana Gradnauer, diretora da fábrica, “este investimento reafirma nossa jornada de premiumização da marca e nosso compromisso com a região, com foco em soluções inovadoras, sustentáveis e eficientes.”

Histórico de ampliações e liderança feminina

Inaugurada em 2015, a fábrica já passou por duas ampliações:

  • 2018: instalação de novas linhas de produção de cápsulas da primeira geração;
  • 2022: produção de cápsulas compostáveis Dolce Gusto NEO.

A unidade também é referência em diversidade e inclusão, com 57% do quadro de colaboradores formado por mulheres e sendo a primeira planta da Nestlé no Brasil a ter uma diretora de fábrica.

Leia Também:  Especialista em Inteligência Artificial Revoluciona o Agronegócio Brasileiro com Nova Plataforma
Sustentabilidade como prioridade

A fábrica é pioneira em ESG dentro da Nestlé:

  • Primeira unidade global da marca com impacto ambiental neutro em água, resíduos e emissões de carbono;
  • Utiliza 100% da água proveniente da unidade vizinha de Leite Moça, sem explorar fontes naturais potáveis;
  • Todos os resíduos são destinados a reciclagem, compostagem ou coprocessamento;
  • Equipamentos com baixa emissão de poluentes, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas.

A expansão reforça o compromisso da Nestlé com inovação, eficiência e sustentabilidade, consolidando Montes Claros como polo estratégico para o desenvolvimento global de cafés em cápsulas.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Torcedores não se intimidam com frio e curtem jogo do Brasil em seis bairros de Cuiabá

Published

on

A temperatura de 14°C registrada em Cuiabá na noite desta quarta-feira (24), considerada atípica para uma cidade conhecida pelo calor intenso durante a maior parte do ano, não afastou os torcedores que participaram da campanha Minha Rua é Show de Bola. Nos seis pontos contemplados pela Prefeitura de Cuiabá, moradores se reuniram para acompanhar a partida entre Brasil e Escócia em telões instalados nos bairros, reforçando o espírito de comunidade e a tradição das ruas decoradas durante os jogos da Seleção Brasileira. O Brasil venceu a partida por 3 a 0.

A ação, idealizada pelo prefeito Abilio Brunini, transformou ruas da capital em verdadeiras arquibancadas a céu aberto, reunindo famílias, amigos e vizinhos para torcer pela Seleção Brasileira em um ambiente de confraternização e integração comunitária.

Os seis telões foram instalados na Rua Vila Mirante, no bairro Ribeirão do Lipa; Rua Lages, no CPA I; Rua 17, no bairro Santa Terezinha; Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; Rua 44, no bairro São João Del Rey; e Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada. A estrutura contou ainda com tendas, cadeiras, distribuição de água e apoio operacional da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).

Durante a transmissão da partida, o prefeito Abilio Brunini visitou algumas das ruas contempladas para acompanhar de perto a participação dos moradores e prestigiar o trabalho realizado pelas comunidades na decoração dos espaços. Nas visitas, conversou com os moradores, observou os detalhes das pinturas e reforçou a importância da iniciativa para o fortalecimento da convivência entre os bairros.

“Ver as ruas decoradas, as famílias reunidas e os vizinhos trabalhando juntos por um objetivo comum mostra que o futebol vai muito além das quatro linhas. O Minha Rua é Show de Bola resgata uma tradição bonita dos bairros e fortalece o sentimento de pertencimento e comunidade entre os moradores de Cuiabá. Fiz questão de visitar algumas dessas ruas para agradecer pessoalmente o empenho de todos que participaram dessa mobilização”, afirmou o prefeito.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá celebra avanços no atendimento às pessoas com deficiência no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Em visita ao bairro Ribeirão do Lipa, o prefeito também destacou a continuidade da ação nas próximas fases da competição. “Agora já sabemos o próximo jogo da fase, então vai ter sim. Serão novas ruas sorteadas e quatro telões, como é o padrão normalmente. É torcer para que não esteja frio nem chovendo, para que a população possa ir para a rua com tranquilidade. O objetivo é levar as pessoas ao espaço público, fortalecer o convívio e a vivência da comunidade”, pontuou.

Morador do bairro João Bosco Pinheiro, Emerson Germano destacou que a escolha da rua foi resultado do empenho coletivo dos moradores.

“Todo mundo ajudou de alguma forma. Teve gente que pintou, que arrecadou material, que organizou a rua e chamou os vizinhos para participar. Ver o telão montado hoje é uma recompensa para todo esse esforço coletivo.”

Em diversos bairros, os preparativos começaram semanas antes do início da competição. Mais de 12 moradores do Residencial João Bosco Pinheiro se mobilizaram para pintar as ruas, confeccionar bandeiras, desenhar jogadores e produzir decorações inspiradas na Seleção Brasileira. As ações tiveram início em meados de maio e seguiram até mesmo durante a madrugada, em sistema de revezamento entre os participantes.

A adolescente Verônica Vittoria contou que participar da decoração foi uma experiência especial para a comunidade.

“Foi muito legal participar. A gente pintou bandeiras, desenhou jogadores e deixou a rua toda no clima da Copa. Quando vimos que a nossa rua foi escolhida, foi uma alegria para todo mundo. Valeu cada dia que a gente passou ajudando na decoração.”

Esta foi a terceira transmissão realizada pela Prefeitura de Cuiabá por meio da campanha Minha Rua é Show de Bola.

No primeiro jogo da Seleção Brasileira, contra Marrocos, realizado no sábado (13), os telões foram instalados na Rua Ponta Grossa, no bairro CPA I, e na Rua Cáceres, no bairro Parque Amperco.

Leia Também:  Brasil projeta recorde de abertura de novos mercados no agronegócio para 2023, afirma secretário

Já na partida entre Brasil e Haiti, realizada na sexta-feira (19), cinco telões foram disponibilizados à população. Os locais contemplados foram a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; Rua 44, no bairro São João Del Rey; Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada; e a Praça Cultural do Parque Cuiabá, que recebeu uma estrutura especial voltada para a comunidade haitiana residente na capital.

Mais do que assistir a um jogo de futebol, os moradores revivem uma tradição que marcou gerações. As ruas decoradas, os encontros ao ar livre e a convivência entre famílias despertam um sentimento de nostalgia que há muito tempo não era visto com tanta intensidade nos bairros da capital.

Para Rogério Miranda, a iniciativa também contribuiu para aproximar os moradores e resgatar uma tradição dos bairros. “Além do futebol, a campanha uniu as famílias e fortaleceu a amizade entre os vizinhos. A gente também agradece à Prefeitura por incentivar esse movimento e proporcionar esse momento de convivência para a comunidade”, pontuou.

O concurso Minha Rua é Show de Bola foi criado pela Prefeitura de Cuiabá para incentivar a participação popular e fortalecer os laços comunitários durante os jogos da Seleção Brasileira.

A ideia surgiu a partir da proposta de resgatar a tradição das ruas decoradas, tão comum em décadas anteriores, estimulando moradores a trabalharem juntos em prol de um objetivo comum.

Os moradores gravam vídeos mostrando a decoração da rua e enviam o material para os canais oficiais da Prefeitura de Cuiabá. Os vídeos são publicados nas redes sociais da administração municipal para votação popular. As ruas vencedoras são definidas com base na mobilização da comunidade e na interação obtida nas publicações, e recebem estrutura com telões, tendas, cadeiras, água e apoio logístico para acompanhar os jogos da Seleção Brasileira.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA