AGRONEGÓCIO

Mariópolis Recebe Convênio de R$ 3,4 Milhões para Pavimentação de Estrada Rural

Publicado em

O Governo do Paraná firmou, na última sexta-feira (13), um convênio de R$ 3,4 milhões para a pavimentação de 3,64 quilômetros da estrada rural MP-010, localizada em Mariópolis, no Sudoeste do estado. A obra será financiada com mais de R$ 3 milhões oriundos da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e uma contrapartida municipal de R$ 342 mil.

A estrada conectará as comunidades de Nossa Senhora do Rosário e Sagrado Coração de Jesus, no limite com o município de Clevelândia. Cerca de 500 moradores serão diretamente beneficiados, ganhando mais conforto, segurança e agilidade no deslocamento diário.

“Levar asfalto ao interior vai além da infraestrutura; é uma transformação na qualidade de vida das pessoas. Desde o agricultor que escoa sua produção com mais eficiência até os estudantes que chegam à escola com segurança, todos se beneficiam”, destacou o vice-governador Darci Piana durante a assinatura do convênio.

Estradas rurais e desenvolvimento do campo

O projeto de pavimentação será executado com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), abrangendo uma área total de 22 mil metros quadrados. “As estradas rurais são essenciais para o desenvolvimento agrícola, pois facilitam tanto a entrega de insumos quanto o escoamento da produção”, afirmou o secretário da Agricultura, Natalino Avance de Souza.

Leia Também:  TSE recebe em média uma denúncia de propaganda irregular por minuto

O próximo passo será o início do processo licitatório, conduzido pela Prefeitura de Mariópolis, para selecionar a empresa responsável pela execução da obra.

Desde 2021, este é o quarto convênio de pavimentação rural firmado entre o Governo do Estado e Mariópolis. Projetos anteriores contemplaram 5,4 quilômetros da MP-112 e 2,5 quilômetros da MP-183, ambos pavimentados com pedras irregulares, além de 4,26 quilômetros da própria MP-010 com pavimentação asfáltica.

Investimentos estratégicos e sustentabilidade

Em todo o Paraná, já foram firmados 334 convênios para pavimentação de estradas rurais desde 2021, totalizando mais de 1,2 mil quilômetros de vias pavimentadas ou em andamento. Além de melhorar a mobilidade, o programa contribui para a preservação ambiental por meio de técnicas adequadas de conservação do solo e capacitação das administrações municipais para o manejo sustentável das estradas.

Certificação Susaf: novos mercados para os produtores locais

Durante o evento, Mariópolis também recebeu o certificado do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf). A certificação permite que agroindústrias registradas no Serviço de Inspeção Municipal (SIM) comercializem seus produtos em todo o estado do Paraná.

Leia Também:  MPT recebe denúncias de violações trabalhistas envolvendo enchentes

Com o Susaf, produtores locais de alimentos como embutidos, queijos, mel, ovos e outros produtos de origem animal podem ampliar seu alcance de mercado, desde que cumpram as exigências sanitárias estabelecidas pela legislação. Essa iniciativa fortalece a economia local e cria novas oportunidades para pequenos agricultores e empreendedores da região.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Craques da Natureza realiza 2ª edição com plantio de mudas na região do Pedra 90

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá promove nesse domingo (28) a segunda edição da campanha Craques da Natureza: Plantou, Colou!, que reunirá crianças, famílias e moradores para o plantio de 600 mudas de árvores no na região do bairro Pedra 90.

A ação contará com a participação de crianças atendidas pelos projetos Siminina e Siminino.

O ponto de encontro será na Avenida Tatsumi Koga, conhecida como Avenida V2. De lá, os participantes seguirão em mutirão até os locais definidos para o plantio das mudas.

Como forma de incentivar a participação das crianças, empresas parceiras doaram pacotes de figurinhas da Copa do Mundo. Ao todo, serão distribuídas mil figurinhas aos participantes da ação, além de pipoca, picolé e vouchers durante a programação.

A campanha integra as ações da Prefeitura de Cuiabá voltadas à ampliação da cobertura vegetal da cidade e faz parte da programação do mês do meio ambiente. A meta da gestão municipal é plantar aproximadamente 4 mil árvores em diferentes regiões da capital.

Leia Também:  CRÉDITO RURAL: Mais de R$ 291 bilhões do Plano Safra 2023/24 já foram contratados até fevereiro

A primeira edição da iniciativa foi realizada no Parque Tia Nair e reuniu cerca de 200 crianças, além de dezenas de famílias, que participaram do plantio de 400 mudas em menos de uma hora. O prefeito Abilio Brunini acompanhou a atividade e participou da entrega dos vouchers aos participantes.

A campanha conta com o apoio de diversas secretarias municipais. O Horto Florestal Tote Garcia disponibiliza as mudas e presta orientações técnicas sobre o plantio. Também participam da mobilização a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), o gabinete da primeira-dama e a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA