AGRONEGÓCIO

ISO projeta superávit global de açúcar em 2025/26 com aumento na produção mundial

Publicado em

Produção global deve crescer mais que o consumo

A Organização Internacional do Açúcar (ISO) prevê um excedente global de 1,63 milhão de toneladas na safra 2025/26, resultado de um avanço na produção mundial. Em seu relatório trimestral mais recente, o órgão estima que a produção global aumentará 3,15%, alcançando 181,77 milhões de toneladas, enquanto o consumo deve subir apenas 0,6%, totalizando 180,14 milhões de toneladas.

Recuperação após déficit na safra 2024/25

Na temporada anterior, 2024/25 (outubro a setembro), a ISO registrou um déficit global de 2,92 milhões de toneladas. A mudança de cenário indica uma melhora significativa no balanço de oferta e demanda mundial de açúcar.

Queda nos preços internacionais acompanha expectativas de produção

A revisão positiva nas estimativas de produção contribuiu para a queda nos preços internacionais do açúcar bruto, que atingiram em novembro o menor valor dos últimos cinco anos, cotado a 14,04 centavos de dólar por libra-peso.

Índia, Tailândia e Paquistão impulsionam a oferta

O aumento da produção deve ser liderado por Índia, Tailândia e Paquistão, países que vêm registrando chuvas favoráveis e boas condições climáticas para o desenvolvimento das lavouras de cana-de-açúcar. Esses fatores têm reforçado as projeções otimistas para a oferta global na temporada 2025/26.

Leia Também:  Ataque a Trump Movimenta o Dólar e Preocupa Mercados Globais

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Prefeitura de Cuiabá promove caminhada e reforça ações de combate à violência contra a pessoa idosa

Published

on

Como parte da programação do Junho Violeta, mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a pessoa idosa, a Prefeitura de Cuiabá realizou uma caminhada no Parque Tia Nair, neste sábado (27), com participantes do Centro de

Convivência de Idosos (CCI) Aidê Pereira.
A mobilização reuniu idosos, familiares e servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, com o objetivo de ampliar o debate sobre os direitos da população idosa e incentivar a denúncia de situações de violência.

A ação integra um conjunto de atividades desenvolvidas ao longo do mês pela pasta, que inclui palestras, rodas de conversa e orientações sobre os diferentes tipos de violência praticados contra idosos, como a psicológica, patrimonial, física e negligência.

O trabalho é realizado em parceria com instituições como o Ministério Público, a Polícia Civil e a Defensoria Pública.

A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela, destacou que o trabalho da Prefeitura busca informar os idosos sobre seus direitos e fortalecer a rede de proteção.

Leia Também:  Dólar inicia o dia em leve queda, com mercado atento às tarifas dos EUA e exceções ao Brasil

“Atuamos de forma integrada para levar informação e conscientização aos idosos. Muitas vezes, a violência acontece de forma silenciosa, e conhecer os direitos é o primeiro passo para romper esse ciclo”, disse.

Além da caminhada, os participantes realizaram um alongamento coletivo e um piquenique no parque, fortalecendo o convívio social entre os frequentadores do centro.

A gerente do CCI Aidê Pereira, Evânia Alves Tito, explicou que a caminhada foi organizada para levar a campanha também aos espaços públicos e ampliar o alcance da conscientização.

“Escolhemos um local de grande circulação para chamar a atenção da população sobre a importância de respeitar os direitos da pessoa idosa. É uma conscientização voltada aos idosos, às famílias e à sociedade”, contou.

Frequentadora do CCI há cerca de 25 anos, Leny Setubal Teixeira participou da mobilização ao lado das irmãs e afirmou que as atividades desenvolvidas pelo centro contribuíram para sua qualidade de vida e integração social.

“Participamos de tudo: dança, coral, caminhadas. O centro mudou nossa rotina, fez novas amizades e nos mantém ativos. É um lugar que faz diferença na vida dos idosos”, pontuou.

Leia Também:  Morango tem boa safra no RS com clima favorável, mas pragas exigem atenção dos produtores

A Prefeitura de Cuiabá mantém Centros de Convivência de Idosos em diferentes regiões da capital, oferecendo atividades culturais, esportivas, educativas e de fortalecimento de vínculos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA