AGRONEGÓCIO

Incluído no Plano Safra, setor de base florestal trabalha para ativar linhas de crédito

Publicado em

Após a inclusão do setor de manejo florestal nas linhas de crédito disponibilizadas pelo Plano Safra, o setor tem trabalhado na elaboração de um projeto-piloto que vai nortear os pedidos de financiamento formulados pelos produtores. O trabalho é conduzido pelo Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF) e pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem).

Presidente do FNBF, Frank Rogieri explica que o eixo central da nova linha de crédito visa fomentar o manejo florestal sustentável, atividade que contribui com o meio ambiente, com crédito de longo prazo e juros acessíveis. “A gente quer, com isso, fazer com que cada vez mais o produtor rural busque investir no manejo, para que ele tenha preservação de floresta, gere renda e distribua renda na Amazônia brasileira de forma sustentável”.

Rogieri pontua que a criação desta linha de crédito, voltada ao manejo florestal, é algo inédito mesmo com o Banco do Brasil tendo uma grande contribuição ao crédito rural. “O Governo Federal tem apoiado essa nossa proposta e estamos trabalhando nisso junto aos profissionais do banco”.

Leia Também:  CGE publica plano que norteia qualificação profissional de servidores do órgão e das unidades setoriais

*Um dos técnicos responsáveis pela elaboração do projeto-piloto*, o engenheiro florestal Rodrigo Zacchi ressalta que o trabalho tem sido o de realizar os ajustes que levam em conta as especificidades do manejo florestal, *como custo de exploração e de transporte.* “Assim como na agricultura, os projetos são individualizados e, nesta fase, contemplam o manejo e o transporte. A implantação do projeto não está sendo custeada. O trabalho parte de projetos aprovados junto aos órgãos de controle”.

As entidades seguem trabalhando em conjunto com o Banco do Brasil e com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para a implementação das linhas de crédito voltadas ao setor.

Fonte: HF Comunicação

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Prefeitura de Cuiabá promove caminhada e reforça ações de combate à violência contra a pessoa idosa

Published

on

Como parte da programação do Junho Violeta, mês dedicado à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a pessoa idosa, a Prefeitura de Cuiabá realizou uma caminhada no Parque Tia Nair, neste sábado (27), com participantes do Centro de

Convivência de Idosos (CCI) Aidê Pereira.
A mobilização reuniu idosos, familiares e servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, com o objetivo de ampliar o debate sobre os direitos da população idosa e incentivar a denúncia de situações de violência.

A ação integra um conjunto de atividades desenvolvidas ao longo do mês pela pasta, que inclui palestras, rodas de conversa e orientações sobre os diferentes tipos de violência praticados contra idosos, como a psicológica, patrimonial, física e negligência.

O trabalho é realizado em parceria com instituições como o Ministério Público, a Polícia Civil e a Defensoria Pública.

A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela, destacou que o trabalho da Prefeitura busca informar os idosos sobre seus direitos e fortalecer a rede de proteção.

Leia Também:  Brasil conquista 57 novos mercados para a exportação de produtos agropecuários em dez meses de governo Lula

“Atuamos de forma integrada para levar informação e conscientização aos idosos. Muitas vezes, a violência acontece de forma silenciosa, e conhecer os direitos é o primeiro passo para romper esse ciclo”, disse.

Além da caminhada, os participantes realizaram um alongamento coletivo e um piquenique no parque, fortalecendo o convívio social entre os frequentadores do centro.

A gerente do CCI Aidê Pereira, Evânia Alves Tito, explicou que a caminhada foi organizada para levar a campanha também aos espaços públicos e ampliar o alcance da conscientização.

“Escolhemos um local de grande circulação para chamar a atenção da população sobre a importância de respeitar os direitos da pessoa idosa. É uma conscientização voltada aos idosos, às famílias e à sociedade”, contou.

Frequentadora do CCI há cerca de 25 anos, Leny Setubal Teixeira participou da mobilização ao lado das irmãs e afirmou que as atividades desenvolvidas pelo centro contribuíram para sua qualidade de vida e integração social.

“Participamos de tudo: dança, coral, caminhadas. O centro mudou nossa rotina, fez novas amizades e nos mantém ativos. É um lugar que faz diferença na vida dos idosos”, pontuou.

Leia Também:  Feira Cuiab’Art começa neste sábado no Museu do Rio com música e atrações

A Prefeitura de Cuiabá mantém Centros de Convivência de Idosos em diferentes regiões da capital, oferecendo atividades culturais, esportivas, educativas e de fortalecimento de vínculos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA