AGRONEGÓCIO

Governador Ratinho Junior Sanciona Lei para Desestatização da Ferroeste

Publicado em

O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou, na última quarta-feira (28/08), a Lei nº 22.129/2024, que autoriza o início dos estudos para a desestatização da Ferroeste. Com participação estatal de 99,6% (as ações restantes são divididas entre 46 empresas nacionais, três estrangeiras e seis pessoas físicas), a Ferroeste administra o trecho de 248 quilômetros entre Guarapuava e Cascavel.

A nova legislação, aprovada pela Assembleia Legislativa, inclui importantes atualizações, como a garantia da continuidade da operação do trecho ferroviário atual e a manutenção dos contratos de cessão do Terminal Ferroviário de Cascavel. O próximo passo para o Governo do Estado será a contratação de um estudo para definir a melhor modelagem do processo de desestatização, que será realizado por meio de leilão na B3, em São Paulo. Este estudo também determinará o valor da empresa e fundamentará as discussões com o setor produtivo. O processo completo pode levar até 18 meses para ser finalizado.

A principal meta da lei é estimular investimentos no setor ferroviário, reduzir os custos logísticos para o setor produtivo e apoiar a expansão das cooperativas e da produção agropecuária do Paraná. Espera-se que a desestatização contribua para a redução do consumo de combustíveis fósseis, diminua os acidentes rodoviários, fortaleça a economia estadual e melhore o comércio exterior, alinhando-se aos objetivos do Plano Plurianual. Além disso, a medida busca diminuir a interferência política e aumentar a arrecadação.

Leia Também:  Prefeitura lidera iniciativa para expandir e melhorar atendimentos nos CAPS

Entre os principais ativos da Ferroeste está a concessão da ferrovia entre Guarapuava e Dourados, no Mato Grosso do Sul, com validade por aproximadamente 60 anos a partir de 1998, e que pode ser prorrogada por mais 90 anos. Embora o trecho Cascavel-Dourados nunca tenha sido construído, a desestatização permitirá ao novo controlador a possibilidade de desenvolver este projeto.

Outro ativo relevante é o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para a expansão do Terminal Multimodal no Oeste, realizado pela Paraná Projetos e entregue à Ferroeste neste ano. Este estudo recomenda melhorias significativas, como pavimentação do pátio, sinalização, iluminação, controle de acesso e a construção de um espaço público para caminhoneiros, visando atender melhor cooperativas e produtores que exportam por Paranaguá.

Contexto Histórico

A Ferroeste foi criada como uma empresa privada em 1988, com a finalidade de transportar grãos e insumos agrícolas, e recebeu a concessão para a construção e exploração da ferrovia entre Guarapuava e Cascavel, estendendo-se até Dourados. Em 1996, a Ferroeste começou a operar o trecho ferroviário, mas, pouco depois, o governo estadual alienou seu controle, formando a Ferrovia Paraná S/A – Ferropar. No entanto, a Ferroeste foi reestatizada pouco tempo depois.

Leia Também:  Governador apresenta oportunidades de investimentos em MT e defende punições mais duras aos crimes ambientais

Desde sua criação, a Ferroeste tem o objetivo de construir uma ferrovia que ligue o Paraná ao Mato Grosso do Sul. No entanto, devido à falta de capacidade de investimento e à insuficiência da receita gerada pela empresa para este projeto, a desestatização surge como uma solução viável para avançar com este importante projeto estratégico para o desenvolvimento econômico do estado e do país.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Conselho realiza “COMPOD pela Vida” com serviços sociais nesta terça-feira no Centro de Cuiabá

Published

on

O Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMPOD) realiza nesta terça-feira (23), das 7h30 às 12h, o “COMPOD pela Vida”, com ações de saúde, assistência social, acolhimento e solidariedade na Praça Doutor Alberto Novis, no Centro Histórico da Capital.

A iniciativa será realizada com o apoio da Prefeitura de Cuiabá e integra a mobilização do Junho Branco e da Semana Municipal de Políticas sobre Drogas, período dedicado à conscientização, ao debate público e à ampliação das ações de cuidado voltadas à população em situação de vulnerabilidade.

Presidido pela secretária municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares, o COMPOD reúne integrantes de diversas secretarias municipais, além de instituições parceiras, entidades sociais, comunidades terapêuticas, organizações religiosas, conselhos profissionais, voluntários e representantes da sociedade civil.

Participam do “COMPOD pela Vida” as secretarias municipais de Ordem Pública; Mulher; Esporte e Lazer; Saúde; Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão; Cultura; e Educação. Entre os atendimentos previstos estão ações de saúde com equipes dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), do Consultório na Rua e da vacinação, além de orientações.

Leia Também:  Ao governador, representante da CBF afirma que Cuiabá "tem tudo para dar certo" como sede

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão participará com diversos serviços, entre eles atendimento do Cadastro Único (CadÚnico), entrega de marmitas e cobertores, orientações socioassistenciais, além da presença do Centro POP.

Também estarão presentes representantes do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e da Defensoria Pública, além de organizações da sociedade civil e comunidades terapêuticas.

A programação contará ainda com serviços de cidadania e bem-estar, como corte de cabelo, manicure, apresentações musicais, momentos de louvor, café da manhã e distribuição de pães.

A Secretaria Municipal da Mulher também participará com o projeto Cuiabá Acolhe Mulheres, por meio de sua van itinerante, que oferece orientação e informações sobre os direitos das mulheres, além de atendimento imediato e sigiloso. A pasta também estará presente com o Armário Solidário, iniciativa que arrecada doações e promove ações de solidariedade para pessoas em situação de vulnerabilidade.

SUGESTÃO DE PAUTA

O quê: COMPOD pela Vida

Quando: Terça-feira, 23 de junho, das 7h30 às 12h

Onde: Praça Doutor Alberto Novis, Centro Histórico de Cuiabá

Leia Também:  Lula terá reunião com governador e prefeito sobre crise em Maceió

Programação: ações de saúde, vacinação, Cadastro Único, orientações socioassistenciais, atendimento do Centro POP, corte de cabelo, manicure, café da manhã, apresentações culturais e distribuição de cobertores e agasalhos.

Realização: Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMPOD) e Prefeitura de Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA