AGRONEGÓCIO

Brasil amplia exportação de gergelim para a China com o dobro de estabelecimentos habilitados

Publicado em

Dobro de estabelecimentos brasileiros autorizados a exportar gergelim para a China

O Brasil praticamente dobrou o número de estabelecimentos autorizados a exportar gergelim para a China, passando de 31 para 61, conforme a nova lista divulgada pela Administração-Geral das Alfândegas da China (GACC). Essa expansão reforça o avanço brasileiro no mercado da oleaginosa e fortalece os laços comerciais com o maior consumidor global do produto.

Abertura do mercado chinês e coordenação governamental

A entrada do gergelim brasileiro no mercado chinês foi anunciada em novembro de 2024, durante a visita oficial do presidente Xi Jinping ao Brasil. A habilitação para exportar à China marcou a 200ª abertura de mercado da atual gestão brasileira.

Esse resultado decorre de um esforço coordenado entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a Adidância Agrícola em Pequim, a Embaixada do Brasil na China, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o setor privado, que juntos atenderam às rigorosas exigências chinesas para permitir o acesso da oleaginosa brasileira ao mercado.

Brasil como player global e perfil dos produtores

Atualmente, o Brasil é o sétimo maior exportador mundial de gergelim, respondendo por 5,31% do comércio global. Mato Grosso, Goiás, Pará e Tocantins são os principais estados produtores da oleaginosa, enquanto Bahia, Minas Gerais, Maranhão e Rondônia também ganham destaque e apresentam potencial para crescimento na cultura.

Leia Também:  Criadores de Brahman confirmam presença na 90ª ExpoZebu
China como maior importador e oportunidades para o Brasil

A China representa 38,4% do consumo mundial de gergelim, consolidando-se como o principal importador global da semente. A ampliação do número de estabelecimentos brasileiros habilitados a exportar cria uma oportunidade significativa para ampliar a presença do Brasil em mercados estratégicos, além de favorecer a agregação de valor e o desenvolvimento regional no país.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Operação em clubes da capital avança e reforça exigências de segurança e acessibilidade

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá realizou mais um desdobramento da Operação Alvará Regular: Férias Seguras, com a vistoria de dois clubes da capital. Com foco na prevenção de acidentes e na orientação dos responsáveis durante o período de férias escolares, a ação integrada ocorre às quartas, quintas e sextas-feiras em clubes e balneários do município. A fiscalização foi realizada nesta sexta-feira (19) e continuará nesta semana.

O Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso (Sinpol-MT) foi o primeiro local vistoriado. Durante a fiscalização, as equipes constataram que o espaço está regularizado quanto aos alvarás e às exigências de segurança. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) também verificou a conformidade com as normas de acessibilidade, constatando a presença de rampas de acesso, banheiros adaptados e barras de apoio.

De acordo com o secretário-geral do Sinpol-MT, Arley Xavier, a atuação da Prefeitura de Cuiabá e dos demais órgãos fiscalizadores é fundamental para garantir a segurança dos frequentadores.

“Hoje recebemos a fiscalização da Prefeitura de Cuiabá, do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária. Eles vieram verificar o funcionamento do nosso sindicato, e pudemos demonstrar que estamos em pleno funcionamento, com todos os alvarás em dia, oferecendo segurança aos nossos sindicalizados. Esse trabalho precisa ocorrer em todos os locais, pois demonstra o que é necessário para a realização de atividades com qualidade e segurança”, afirmou.

Leia Também:  SmartCalda: Inovação que Revolucionou a Mistura de Calda no Brasil Comemora 15 Anos

Representando o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), o cabo Renan Ortiz informou que foram encontradas situações distintas nos estabelecimentos vistoriados. Enquanto um deles está regularizado, o outro apresentou pendências relacionadas à documentação e aos sistemas de segurança.

“Em um dos locais, constatamos que o estabelecimento está em processo de regularização e todos os sistemas preventivos da edificação estão em funcionamento. Já no segundo, verificamos a ausência do alvará da corporação e de equipamentos preventivos. Como se trata de uma edificação com menos de 750 metros quadrados, orientamos o responsável sobre a possibilidade de regularização diretamente pelo site do Corpo de Bombeiros”, explicou Ortiz.

O agente de fiscalização e coordenador da Fiscalização Preventiva Integrada do Crea-MT, Reinaldo Magalhães Passos, notificou o segundo estabelecimento devido à ausência de condições de acessibilidade. Segundo ele, ao término da operação será elaborado um relatório apontando os locais que não atendem às exigências previstas em lei.

“O documento será encaminhado ao Ministério Público, que poderá adotar as medidas cabíveis, incluindo a proposição de ação civil pública para que os responsáveis realizem as adequações necessárias”, destacou.

Leia Também:  Eventos climáticos extremos no Paraná reforçam urgência de ampliar coberturas em seguros patrimoniais

Coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), a Operação Alvará Regular: Férias Seguras reúne equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), Procon Municipal, Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT) e Secretaria Municipal de Segurança Pública. As fiscalizações seguem até o dia 3 de julho.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

FAMOSOS

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA